segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FAMÍLA VIII B

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!
Começando com tudo! tabela periódica total!
O assunto é as famílias 8B.Olhe acima e repare que 8B engloba os elmentos: Ferro, Rutênio, Ósmio,Cobalto, Ródio , Irídio, Niquel, Paládio e Platina.
Assim o grupo das famílias 8B é formada por três tríades:

Primeira Tríade: ferro, cobalto, níquel
Segunda Tríade: rutênio, ródio, paládio
Terceira Tríade: ósmio, irídio, platina
Todos os elementos dessa família apresentam grande semelhança entre si, em termos de propriedades químicas, dái serem agrupados em uma mesma família.
São chamados de elementos de transição interna. Quando se faz a distribuição eletronica para esses elementos, o subnível final fica no d ( respectivamente d6, d7, d8)
Todos os elementos do bloco d são metais. Em sua maioria , esses metais d são bons condutores elétricos, sendo a prata o melhor entre eles.Os metais deste bloco são maleáveis, dúcteis, lustrosos e de cor cinza prateada ( na sua maioria) .Os pontos de fusão e ebulição são, em geral, mais altos que nos elementos dos grupos principais (A). Mas veja as exceções: o cobre é marrom avermelhado, o ouro é amarelo e o mercúrio tem ponto de fusão tão baixo que é líquido em temperatura ambiente.
Vale lembrar que as formas dos orbitais d afetam as propriedades dos elementos químicos pertencentes às familias B.
Muitos desses elementos podem perder eletrons em um número variável ( no subnivel d) o que possbilita vários estados de oxidação.Isso explica muitas propriedades químicas das biomoléculas.( lembre que algumas enzimas críticas de nossas células são metaloproteínas.)
Vamos ver como funcionam cada um deles????????
(imagem: www.portalsaofranscisco.com.br)

2 comentários:

Adelsom disse...

Amigos, o símbolo do Cloro não é Cl ?

XQUIMICA disse...

Adelson
XQUIMICA agradece seu recado!
Certíssimo!
Na tabela está errado.
Obrigada por acessar e consertar o XQUIMICA!

Arquivo do blog