segunda-feira, 25 de junho de 2012

TABELA PERIÓDICA- A TORRE DOS NOBRES

ALÔ PESSOAL!!!!
Esse título até parece livro de aventuras! Mas a tabela periódica é uma aventura!!!!!
Vem comigo: a torre dos nobres são os gases nobres. E por que nobres? Porque tem 8 elétrons na última camada, ou seja, segundo a regra do Octeto, são estáveis.
Ficam lá, em suas casas, contando seus elétrons e verificando que nada aconteça com eles. Não emprestam, não compartilham nenhum deles. São esnobes!!!!!!!! Exceção é o gás hélio que, embora tenha 2 elétrons na última camada, é tão estável que nobre ficou...
A torre é de número 18, ou 8A ou zero da família A. Ao lado dela fica uma uma torre menor, dos halogênios,que, embora tenham um nome pomposo,são desesperados para ganhar um elétron. Isso porque são a família 7A, com 7 elétrons na ultima camada e vivem fazendo alianças de interesse com os metais das famílias 1A, 2A e 3A.
Como assim?
Imagine o cloro. O elemento cloro é um gás tóxico.
Imagine o sódio. O elemento sódio é um metal alcalino que entra em combustão espontânea na água ou no ar úmido.
E se juntar os dois? Vai dar um gás úmido  ou um metal tóxico?

Nem um, nem outro: dá o sal de cozinha , cloreto de sódio- NaCl !Isso ocorre porque o cloro quer tanto um elétron, quanto o sódio quer se desfazer do seu!Assim, ambos ficam com 8 elétrons na última camada e se estabilizam.
Claro, que não serão mais átomos: mudam para íons. O sódio fica íon positivo e o cloro íon negativo.
Da mesma forma se juntar cálcio e cloro: o cálcio precisa de desfazer de 2 elétrons, então vem dois cloros e engatam uma dancinha básica, fazendo uma ligação iônica.Sempre coerente. A quantidade de átomos  que devem vir, depende da quantidade de elétrons que estão sendo " dispensados". O alumínio tem 3 elétrons na última camada, então vai dispensar os 3. Se a ligação for com o cloro, logo serão três cloros!
Mais atenção: até a família 3A há "dispensa" de elétrons (na  família 4 A, depende dos elementos envolvidos ) e as famílias 5A, 6A,7A recebem elétrons, respectivamente: 3,2,1 .
E tem mais, muito mais, só olhando a tabela!
Vai um salzinho aí?


Arquivo do blog