sábado, 24 de julho de 2010

VEJA ESSE VIDEO, VALE A PENA!

Pretinho básico - Superinteressante



PETRÓLEO E COMO ELE GERENCIA NOSSA VIDA

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA?

ALÔ PESSOAL!!!!!!
COMO ESTÃO?
Férias terminando...
Vamos acordar e olhar o mundo!
Leia o texto abaixo, da Superinteressante e comece a tirar suas próprias c onclusãoes!
ENEM está chegando e pode estar certo que assuntos polêmicos como o vazamento de petróleo e suas medidas de contenção , liberação de determinados medicamentos, quebra de patentes estarão na ordem do dia!
Remédios à base de maconha podem ser liberados no Brasil. Pelo menos é o que reivindica um grupo de médicos e cientistas respeitados
por Gisela Blanco - SUPER

Liberados nos EUA, no Canadá e na Inglaterra, os medicamentos à base de maconha também podem chegar ao Brasil. Pelo menos é o que reinvindica um grupo de médicos e pesquisadores importantes, que se reuniu num congresso sobre Cannabis medicinal realizado em maio pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Eles acreditam que o THC e o canabidiol, princípios ativos da maconha, podem atenuar a dor crônica e ajudar na alimentação de alguns pacientes (veja ao lado). "Estou cansado de receber pedidos de senhoras idosas que sofrem de câncer terminal e não aguentam mais comprar a droga de traficantes", afirma o médico Elisaldo Carlini, da Unifesp. A legislação brasileira já prevê o uso da maconha em pesquisas científicas, mas o governo precisaria criar uma agência reguladora para que os medicamentos de Cannabis (que, aliás, não dão nenhum tipo de "barato") fossem permitidos. Se liberados, eles só poderiam ser vendidos com prescrição médica e receita azul - a mesma dos remédios psicotrópicos. "Nos nossos testes, o canabidiol reduziu os sintomas de pacientes com transtorno de ansiedade social", diz o neurologista Alexandre Crippa, da USP. "Eles são seguros e não causam dependência", diz o médico William Notcutt, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, que há 10 anos estuda o assunto. Para os cientistas, o maior risco envolvido é político. "Se o governo não consegue controlar o uso nem da cola de sapateiro, vai conseguir controlar esses remédios?", diz Emmanuel Fortes, do Conselho Federal de Medicina.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

MAIOR ESTRELA JÁ VISTA


ALÔ PESSOAL!!!!!!!!

COMO ESTÃO?

Já viram a novidade do dia? Uma IMENSA estrela foi captada pelo telescópio situado no Chile!

Leia o texto abaixo, extraído do site da abril.com, e imagem da 4.bp.blogspot.com

Cientistas do observatório europeu situado no Chile identificaram estrelas gigantescas, cujo brilho e tamanho vão além do que muitos pesquisadores imaginavam ser possível. A descoberta das estrelas foi anunciada nesta quarta-feira pela equipe do astrônomo Paul Crowther, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra. Eles utilizaram uma combinação de novas observações com dados já registrados pelo telescópio Hubble.
Uma das estrelas, denominada R136a1, é o objeto celeste de maior tamanho e massa já observado. Crowther explicou que a R136 possui uma massa 256 vezes maior que o Sol. "Se ela tomasse o lugar do Sol em nosso sistema solar, o Sol seria ofuscado na mesma intensidade que o Sol ofusca a Lua hoje", disse o astrônomo à rede britânica BBC.
A equipe de pesquisadores estudou uma região do espaço onde nuvens espessas de gás e poeira estão se misturando e aumentando ainda mais a densidade. Nesses lugares, estrelas gigantes possuem um ciclo de vida curto antes de entrarem em supernova. O grupo encontrou várias estrelas com temperaturas acima dos 40.000 graus centígrados, sete vezes mais quente que o Sol.
Até agora, os corpos celestes mais pesados já encontrados pela ciência possuíam uma massa que seria, no máximo, 150 vezes a do Sol. O novo estudo levanta questões interessantes sobre qual seria o limite máximo para a massa de um corpo.
Os cientistas acreditam que deve existir um ponto em que a pressão de toda a radiação emitida por uma estrela colossal impeça o contato de gás e poeira que viriam na direção dela. Ou seja, é preciso que exista uma barreira física para o crescimento de uma estrela.
Crowther cita também outro fator para limitar o tamanho de um corpo: os recursos disponíveis em seu meio. Pode ser que, no Universo de hoje, não existam lugares com suprimento suficiente de gás e poeira para alimentar estrelas ainda mais massivas.
Porém, as novas observações dão uma ideia fascinante sobre como o Universo pode ter sido em seu início. Muitos objetos na primeira população de estrelas que brilharam pouco depois do Big Bang podem ter sido monstruosas como a R136a1.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

GUERRA QUÍMICA- GASES TÓXICOS III- GÁS MOSTARDA


ALÔ PESSOAL !!!!!!!!
Hoje o tempo resolveu dar uma trégua e está um lindo dia, típico para se encantar com a química!
Brincadeiras à parte, acima voces veem a fórmula do gás mostarda(imagem: http://www.portaosaofrancisco.com.br/)
e abaixo uma foto de época, pessoas que sofreram ataques com este gás.(imagem:lookfordiagnosis.com )
Agora o que é o gás mostarda?
Chamado de bis ( 2-cloroetil) tioéter é na verdade um líquido volátil , inodoro quando puro, que não pode ser detectado imediatamente pelo olfato, sendo obtido pela reação entre eteno e cloreto de enxofre.
Em julho de 19 17, os alemães em suas experiências com gases, mais uma vez atacaram a cidade de Ypres, com o gás mostarda.
No início apenas uma leve irritação nos olhos e na garganta. Depois...
Aparecimento de bolhas na pele, feridas, inchaço, queimaduras graves e dores insuportáveis.
Além disso o gás ataca as mucosas, fazendo com que o revestimento das paredes respiratórias fiquem com bolhas que provocam infecções.
Quando as pessoas não morrem ,ficam doentes o resto de suas vidas.
Gás Mostarda ou iperita é um agente químico (Cl - CH2 - CH2 - S - CH2 - CH2 - Cl) considerado vesicante pelas lesões que causa na pele. Foi produzido pela primeira vez em 1822, na Inglaterra por Despretz. Provoca irritação nos olhos e feridas na pele. Se for inalado, pode matar por asfixia. O gás mostarda é uma substância incolor, líquida, oleosa, muito pouco solúvel em água. Quando impuro, o gás mostarda apresenta-se com uma coloração amarelada.
À temperatura ambiente (25°C), pode ser utilizado de maneira perigosa sob a forma de valor, aerossol ou gotículas líquidas.(wikipédia)

Arquivo do blog