sexta-feira, 4 de junho de 2010

VIDRARIAS E USOS II





(imagens:www.imaculadanet.com.br)

ALÔ PESSOAL!!!!!!

Acabei de ver a previsão do tempo: chuva para amanhã, chegada de mais frio no domingo e segura-se na segunda-feira : 10°C estão previstos!!!!!!
Quanto eu fiz a postagem das vidrarias ficaram faltando: funil de vidro, balão de decantação ou funil de bromo e a bureta ( usadas em titulações, principalmente)
Aí estão as figuras...
Depois vem mais itens!
Curtam o friozinho!!!!!!!






quinta-feira, 3 de junho de 2010

VIDRARIAS E USOS











































ALÔ PESSOAL!!!!!
Como disse meu amigo Victor, estudar é tudo ( mesmo no feriado...)
Mas eu sei que tem algumas peças de laboratório que confundem quanto ao uso e o tipo.
Coloquei algumas aqui para voces observarem as formas e os usos.
Vamos lá:
à esquerda: funil de vidro:Auxiliar nas operações envolvendo líquidos, no enchimento de frascos e como suporte para papel de filtro. Deve ser sempre usado apoiado em anel de ferro apropriado, preso em suporte adequado e nunca apoiado sobre o frasco de acondicionamento.( imagem e texto: http://www.uspe.com.br/)
á direita: béquer :Utilizado para dissolução ou preparação de soluções à quente, devendo ser protegido do fogo direto pelo uso, por exemplo, de tela de amianto ou aquecimento em banho-maria. Não deve ser empregado para medidas de volumes. Deve ser evitado o uso de bastão de vidro, contra as paredes e o fundo do béquer, pois pode ser quebrado. Dissoluções a frio deverão ser efetuadas no copo graduado ou cálice.( imagem e texto mesma fonte acima)
no meio: balões volumétricos:vidraria de maior precisão usada para aferir volumes( imagem:www.ufpe.com.br)
Provetas graduadas: É empregada nas medições aproximadas de volumes de líquidos. Há provetas cuja capacidade varia de 5 mL a 2.000 mL. Nunca deve ser aquecida.( imagem: http://www.digilaboratorio.com.br/)
Embaixo:
Erlenmeyer : Empregado na dissolução de substâncias, nas reações químicas, no aquecimento de líquidos e nas titulações. Sua capacidade é variável ( texto e imagem: http://www.ca.ufsc.br/ )
Kitassato :É utilizado para efetuar filtrações a vácuo.( imagem: http://www.ufpe.com.br/ )
E não se esqueçam das regras: nunca cheirar nada do que se encontra nas vidrarias, não experimentar , não colocar água ( se não sabe do que se trata ) , manusear com cuidado.
E tem o funil de separação ( o primeirão lá em cima ) , o mais lindinho de todos, e o jogo de buretas ao seu lado!
XQUIMICA SEPARANDO E MISTURANDO!



quarta-feira, 2 de junho de 2010

VAMOS PARA MARTE??????

ALÔ PESSOAL!Feriado, povo indo embora, caos no transito, tudo congestionado!
mas se sua viagem for para MARTE, vai ficar ainda pior!
Leia o que uma equipe internacional vai fazer....


Uma equipe internacional de pesquisadores vai passar 520 dias - o tempo necessário para uma viagem de ida e volta a Marte - trancada em uma cápsula, para simular uma expedição ao Planeta Vermelho.
A simulação, que começa na quinta-feira em Moscou, na Rússia, não inclui a ausência de gravidade, mas os seis astronautas de Rússia, China, França e Itália vão ficar isolados em uma cabine sem janelas e seguindo uma rotina dura.
O experimento simula uma viagem de 250 dias a Marte, com 30 dias de explorações na superfície e outros 240 dias de viagem de volta.
Durante a simulação, os astronautas vão poder se comunicar com outras pessoas por meio da internet, mas até a conexão será simulada, com atrasos e quedas.
A comida será enlatada, como a que se come na estação espacial internacional. Banhos, só a cada dez dias.
No ano passado, um experimento semelhante foi concluído em Moscou, após seis voluntários permanecerem trancados durante 105 dias.
Uma outra iniciativa parecida entre 1999 e 2000 acabou em sangue, depois que dois russos brigaram e uma mulher canadense reclamou de ter sido beijada a força por um capitão russo.
Ainda não há data certa para uma missão tripulada de verdade a Marte. (BBC Brasil - texto e imagem) 
XQUIMICA DESEJA UM ÓTIMO FERIADO A TODOS!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

AGROTÓXICOS- BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL


ALÔ PESSOAL!
Ontem no Estado de São Paulo, saiu uma reportagem alarmante: "Brasil se torna o principal destino de agrotóxicos banidos no exterior"
Esse folder ao lado eu vi no site:www.ecodebate.com.br
e entre os ingredientes aí citados estão os que são banidos da UE e USA.
São eles: acefato, carbofurano, endossulfam, forato, fosmete,lactofem,metamidofós,parationa metílica,tiram e tricloform.
Além de importar produtos banidos em outros paíse, o Brasil abriga fábricas de agrotóxicos que apresentam um histórico de falhas na aplicação de regras sanitárias.Os problemas vão de uso de matéria prima vencida a indícios de adulteração da fórmula registrada no País.
Até essências aromáticas forma detectadas como meio de camuflar o cheiro do veneno e tornar o produto mais tolerável para o agricultor e a população do entorno.(nota: o cheiro é o principal alerta !)
O Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos e se tornou o principal destino dos produtos banidos em outros países.
Para se ter uma idéia: US$7,12 bilhões foi quanto movimentou o mercado de agrotóxico no país em 2008.
2,3 mil toneladas de endossulfam foram importadas em 2009.
19 substancias usadas em agrotóxicos tiveram o seu uso restringido pela Anvisa por causa de riscos à saúde.
Até agora só a cihexatina, empregada na citrocultura, será banida a partir de 2011.
Da lista de 2008( que tem 14 produtos a serem proibidos) tres aguardam a análise da comissão para serem proibidos: acefato, metamidofós e endossulfam.
O que ocorre?
Divergências no governo, pressões políticas e ações na justiça retardam o processo.
Enquanto as decisões são proteladas aumenta o uso dessas substancias.
Um exemplo é o endossulfam, associado a problemas endócrinos: em 2008 foram importados 1,84 mil toneladas. Em 2009 ,2,37 mil toneladas.
QUER FICAR MAIS PREOCUPADO?
Água corrente só remove parte dos resíduos presentes na superficie dos alimentos.A parte que foi absorvida permanecem, caso não tenham sido metabolizados pelo vegetal.
Nenhum estudo comprova que o uso de água sanitária remove agrotóxicos.(texto adaptado do "Estado de São Paulo, domingo 30 de maio 2010, A23,24 )
XQUIMICA COM CERTIFICADO ORGANICO

Arquivo do blog