terça-feira, 10 de julho de 2012

BÓSON DE HIGGS


ALÔ PESSOAL!!!!!!!!!

Quem apostou que não haveria indícios para a descoberta do século, errou!!!!!!!!!!
O mundo físico está "bombando" com a descoberta da possível partícula de "Deus".
Vamos contar:
John Dalton propõe  em 1805 que a matéria é formada de átomos, indivisíveis.Joseph Thomson em 1897, já diz que o átomo é divisível em partículas positivas e negativas.
Em 1913, pesquisas indicam que o átomo tem um núcleo de carga positiva com elétrons orbitando ao redor. Depois, em 1919 descobre-se que no núcleo há prótons e nêutrons.
Com o avanço das pesquisas, verificou-se que os prótons e nêutrons eram formados por partículas ainda menores, os quarks, sendo a estrutura básica juntamente com os léptons que incluem os elétrons.
Em 1664, o físico britânico Peter Higgs sugere a existência do bóson de Higgs, como o fator responsável por conferir massa  a todas as demais partículas.
A existência dessa e de outras partículas mais instáveis, e de difícil detecção compõe o Modelo Padrão conjunto de leis elaboradas em 1970 que descreve o funcionamento do Universo e nesse o bóson de Higgs era uma parte fundamental. Se ele não existisse, a Teoria deveria ser muito modificada.
Quando Einstein propôs sua teoria E= M x C2, queria dizer que para medir a massa das partículas mede-se sua energia e para enxergá-las, é preciso muita energia. Para produzir muita energia com pouca massa, é preciso de alta velocidade: é aí que entra o LHC, que acelera os elétrons.
Para se ter uma idéia, o acelerador tem 27 km e as partículas são direcionadas por milhares de imãs resfriados a - 271°C e lançadas no acelerador, completando 12,2 mil voltas
 e 600 milhões de choques POR SEGUNDO!
Nesses choques é que foi detectada uma nova partícula, que supõe-se ser o bóson de Higgs.Mas esses experimentos terão que ser repetidos milhões de vezes para ver se os resultados são idênticos, e aí sim poder afirmar.
Enquanto isso, esperarmos!!!!!!!!!!!
fonte:Estado de São Paulo- caderno Planeta /imagem:tribunahoje.com

Arquivo do blog