sexta-feira, 10 de agosto de 2012

TABELA PERIÓDICA: A JANELA DO CARBONO

ALÔ PESSOAL!
Como estão se sentindo, nesses tempos olímpicos?Satisfeitos com os personagens de nossa seleção?Ontem ouvi um comentário bem interessante: não há preparo físico, nem psicológico dos atletas, porque como explicar o abandono de provas, hipotermia,queima de saltos?
Bem, mas nosso assunto de hoje é o carbono!
"Esta pequenas esferas de tamanho homogêneo são compostas de carbono puro, resultantes do  aquecimento de mesitileno em altas temperaturas (~700 oC).
Cada uma tem um diâmetro em torno de 2,5 micrômetros – cinco vezes menor do que um fio de cabelo.
Por serem condutoras e paramagnéticas, elas podem atuar como um material para ânodos em baterias íon-lítio, como componentes para tintas em impressoras e toners, ou para reduzir a fricção em pneus.
Resultados publicados no artigo:
Measurement of Autogenous Pressure and Dissociated Species during the Thermolysis of Mesitylene for the Synthesis of Monodispersed, Pure, Paramagnetic Carbon Particles
Vilas G. Pol e P. Thiyagarajan
nd. Eng. Chem. Res., 2009, 48 (3), pp 1484–1489
DOI: 10.1021/ie8014928
Imagem sob licença Creative Commons, via Argonne National Laboratory"
Então vocês já viram que estamos diante de um elemento MASTER da tabela periódica.
Lembram quando eu postei que tem um nome, de uma substancia orgânica, que possui 1185 letras?
E qual o motivo dessa doidice?
O carbono forma a espinha dorsal dos aminoácidos, que se ligam como contas, para formar proteínas ( o vírus do mosaico- o nome de 1185 letras- tem 159 aminoácidos) 
E aí está ele, o vírus mosaico do tabaco!(papodeestudante.com)
Por terem tantos aminoácidos para serem contados é que o nome fica gigantesco! E olha que não é o maior deles.
os aminoácidos se agrupam assim, devido à localização do carbono na tabela periódica e sua necessidade de preencher seu nível mais energético com 4 elétrons, uma vez que tem quatro.
Cada aminoácido tem 2 átomos de oxigênio em uma ponta, um de nitrogênio na outra e um tronco com 2 carbonos no meio.E o carbono não é nada exigente para formar ligações e se junta com quase qualquer coisa!
Essa "promiscuidade do carbono" é sua grande virtude, porque ele precisa formar ligações com outros átomos em todas as direções possíveis, compartilhando até 4 átomos de uma só vez.Isso permite a construção de cadeias complexas e teias tridimensionais de moléculas.
Toda a vida está baseada no carbono e na incrível capacidade de formar cadeias.Por isso se procura por traços de carbono em outros planetas ( o carbono tem um primo químico- alternativa de busca de vida em outras galáxias- o elemento silício)
E essa propriedade está sendo explorada para outros fins, como os nanotubos:
Ah! E existe uma molécula de nome ainda maior, com 189.819 letras, conhecida como "titina"
CARBONO ASSIM VOCE NUNCA VIU!!!!!!!!!!!!
fonte: "A colher que desaparece" de Sam Kean.
imagens:erahightech.blogspot.com


Arquivo do blog