sábado, 23 de julho de 2016

ASSUNTOS MAIS PEDIDOS NO ENEM DE 2009 A 2015

ALÔ PESSOAL!!
Foi feito um levantamento da prova de química do Enem nos últimos anos, e alguns assuntos se destacam pela regularidade com que são pedidos.


FÍSICO QUÍMICA - vem em primeiro lugar, com 29% da prova.
QUÍMICA GERAL - 27%
QUÍMICA ORGANICA - 20%
MEIO AMBIENTE -13%
ENERGIA - 11%
ÁGUA - 8%
ATOMISTICA - 7%
 Então vale a pena investir no conhecimento e se preparar para os itens mais pedidos.


Mas o que estudar em Físico Química?


A Físico-Química é um dos três ramos principais da Química, juntamente à Química Inorgânica e à Química Orgânica. Ela estuda os princípios da Química, abordando os fenômenos que são observados nas reações químicas entre quantidades macroscópicas das substâncias.
As principais áreas estudadas pela Físico-Química e que serão abordadas nesta subseção são:

Soluções: Trabalha com o cálculo das diferentes concentrações das soluções químicas, que são tão usadas em laboratórios e indústrias químicas;
Propriedades Coligativas: São propriedades que explicam vários fenômenos observados no cotidiano que não dependem da natureza da matéria, mas unicamente da quantidade de partículas presentes nas soluções;
Termoquímica: Estuda as reações químicas e os fenômenos físicos em que há troca de energia na forma de calor, provocando alteração na temperatura ambiente;
Cinética Química: Estuda a velocidade das reações químicas;
Equilíbrios Químicos: Ramo da Química que estuda as reações reversíveis que se processam nos dois sentidos simultaneamente, bem como os fatores que interferem nesse equilíbrio das reações;
Eletroquímica: Estuda o aproveitamento prático das reações de oxidorredução (em que há transferência de elétrons). A Eletroquímica divide-se no estudo das pilhas e baterias, além da eletrólise.


Química Geral:
Engloba o conhecimento da química como um todo, tabela periódica, metais, átomos, matéria, tudo que é necessário para se entender e aplicar nas outras áreas da química.


Química orgânica:


A química orgânica é o ramo da química que estuda o comportamento dos compostos do carbono. Estes compostos têm aplicações extremamente variadas: plásticos, petróleo, fibras, borracha, medicamentos, bioquímica, etc...
A seguir vamos estudar vários tópicos que envolvem a Química Orgânica tais como: Histórico, Classificação, Funções Orgânicas, Isomeria e muito mais.
Meio ambiente:
A definição conceitual de meio ambiente pode ser feita da seguinte maneira: um sistema natural que passa por intensa transformação promovida pela espécie humana e outras espécies que habitam a Terra. Está dentro do conjunto do conceito de meio ambiente animais, vegetação, solo, fenômenos da natureza entre outros.
A influência do ser humano na constituição, formação, degradação e alteração desse meio ambiente, também é parte dos estudos.
Energia e Água estão englobados em todos os outros aspectos e Atomística faz parte da química geral.
Por isso vamos começar com Físico Química, abordando alguns aspectos que podem ajudar a entender melhor essa parte de QUÍMICA!
fonte:mundoeducacao.com.br -
SAS- Sistema Ari de Sá







Arquivo do blog