quinta-feira, 13 de maio de 2010

HIBRIDIZAÇÕES - SP- SP2- SP3 ....



Sempre surgem dúvidas quanto à hibridização dos orbitais atomicos: sp, sp2, sp3...
Neste video voce tem a chance de entender!!!!!!! Além do mais é muito bonitinho!
XQUIMICA ORBITANDO!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMO SE CHEIRA?


ALÔ PESSOAL!
VOCE SABE COMO SE CHEIRA E O QUE SE CHEIRA?
PRESTE ATENÇÃO!

lactona- cheiro de chocolate
O olfato é o único dos sentidos que tem conexão direta com o processamento de emoções e o armazenamento de memórias.Perfumes ou odores são capazes de despertar sensações de alerta ou tranqüilidade, conforto ou incômodo. Além disso, o olfato nos informa a origem de cada coisa e está intimamente relacionado ao instinto de sobrevivência. Não raro "algo que não cheira" bem nos avisa de que há algo errado com um alimento ou até com uma situação.Fechar os olhos é o primeiro passo para apurar este sentido. Depois, tente reconhecer os aromas ácidos, cítricos e doces presentes em diferentes flores, ervas, perfumes.E também vale "dar um cheiro", como dizem os baianos, nas pessoas queridas. Os perfumes são um dos grandes meios de comunicação entre os indivíduos. Quando escolhemos uma fragrãncia, buscamos um meio para transmitir nossa personalidade, sentimentos e intenções. As fragrâncias são assim, formas que utilizamos para sermos percebidos e notados através das sensações que causam (http://www.todos-os-sentidos.com.br/)


O olfato depende de receptores sensoriais que respondem à presença de certas moléculas na atmosfera. Nos humanos, estes quimiorreceptores estão localizado no epitélio oftactatório - um pedaço de tecido do tamanho de um selo postal, localizado na cavidade nasal.Este tecido é recoberto de cílios e uma camada de muco. As moléculas gasosas são dissolvidas no muco e, então, interagem com os receptores. Isto ativa uma enzima, a adenilil ciclase, que cataliza a conversão de ATP ao AMP cíclico (cAMP). O cAMP ativa um canal de Na+, gerando um potencial de despolarização ao longo da membrana. Este impulso é transmitido pelos nervos olfactatórios até o cérebro, que, computando outros estímulos sensoriais, interpreta o impulso como um odor - muitas vezes acionando áreas da memória que relacionam o particular odor com algo já experimentado antes...
Uma comparação das estruturas das moléculas com seus odores revela algumas similaridades: por exemplo, substâncias com odor de peixes geralmente contém um átomo de nitrogênio ligado a 3 átomos, com um par eletrônico não-ligante: são aminas primárias, secundárias ou terciárias, tal como dietilamina, H3C–NH–CH3 e etilamina, H2N–CH2CH3. A indústria alimentícia tem particular interesse em substâncias odorantes. Os grupos mais utilizados comercialmente são os ésteres e as gama e delta lactonas. (http://www.qmc.ufsc.br/)
Esse assunto vai render!!!!!!! XQUIMICA VOLTA COM O OLFATO APURADO!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO- A DOR DE CABEÇA!

SE VOCE TEM DIFICULDADES PARA REALIZAR UM CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO( só o nome já dá medo!)
SIGA OS PASSOS ABAIXO:
1.° passo – Montar e balancear a equação química.
2.° passo – Escrever a proporção em mols (coeficientes da equação balanceada).
3.° passo – Adaptar a proporção em mols às unidades usadas no enunciado do exercício (massa, volume nas CNTP, n.° de moléculas etc).
4.° passo – Efetuar a regra de três com os dados do exercício.
Equações químicas As reações que os elementos têm entre si para formar um composto são representadas por equações químicas. Exemplo da reação do hidrogênio com o oxigênio para formar água:
2H2(g) + O2 (g) --> 2H2O (g)

As substâncias no lado esquerdo são chamadas reagentes e, no lado direito, produtos. Os números antes dos símbolos (omitido se for 1) indicam a quantidade de moléculas. Os símbolos entre parênteses indicam o estado físico: (s) sólido, (l) líquido, (g) gasoso e (aq) solução aquosa (muitas substâncias só reagem em solução aquosa).
Lembrar que a equação química indica a possibilidade de uma reação. Isto significa que a reação nem sempre ocorrerá com o simples contato físico das substâncias. Algumas precisam de aquecimento, outras,de meio aquoso, outras,de ignição (é o caso do exemplo),etc. Uma equação química deve ser balanceada, isto é, cada elemento deve ter o mesmo número de átomos em ambos os lados da equação. No exemplo dado, esta condição está satisfeita. O balanceamento significa a necessária igualdade de massas entre os dois lados da equação uma vez que não pode haver perda ou ganho de massa. .(http://www.colegioweb.com.br/quimica )

Quando eu estou dando aulas sobre isso costumo montar uma tabela :
------- 2 H2(g) + 1O2(g) --> 2 H2O (g)
massa------2x1x2=2g 2x16=32g 2x( 1x2+16) = 2x18=36 g
mol ------- 2 -------1 ----2
volume---- 2x22,4 l ---- 1x22,4 l ----2x 22,4 l

Obs: o volume só "vale" para gases: um mol de gás, nas CNTP ocupa 22,4 litros de volume.
A massa acima é a massa molar.
Agora veja:
Se eu tiver 800 gramas de gás oxigênio qual o volume de água obtido?
----- 800 gramas de O2(dado) ----------- y litros de H2O( pergunta )
---------32 g de O2( tabela) ----------------- 44,8 litros de H2O ( tabela)
fazendo regra de tres: 800 x 44,8 = y x 32
---------------- y = 800 x 44,8 / 32 =
1120 litros de água produzidos.

XQUIMICA FAZENDO UM CÁLCULO PARA VOCE FAZER CÁLCULOS!

SUPERÓXIDOS

ALÔ PESSOAL! COMO ESTÃO?

Leram a matéria que saiu na "Veja" sobre traduções?

O GOOGLE , maior rede de busca também tem a mais eficaz rede de transliteração.Assim é que tantas outras pessoas, de tantos outros países, acessam os mais diversos sites, blogs, e se interam sobre o seu conteudo sem perder a compreensão.( então quem ler esse texto vai entender- assim espero!)

E os superóxidos? Li em um livro que els são usados para retirar gás carbonico de naves espaciais, de submarinos, nas estações espaciais e em locais fechados onde a necessidade de remover o CO2 seja necessária.

E com isso é feito? O dóxido de carbono passa através de superóxido de potássio ( amarelo) reage e forma o carbonato de potássio e gás oxigenio.

e de onde vem o superóxido? Leia abaixo!

O anion radical superóxido, mais vulgarmente designado por apenas superóxido, é uma espécie reativa de oxigênio. A sua fórmula química é O2•-, encontrando-se por vezes a notação mais simples O2-. Atua normalmente como um poderoso agente oxidante, podendo ser produzido em sistemas vivos.

Os óxidos CsO2, RbO2, KO2 e NaO2 são preparados através da reação de O2 com os respectivos metais alcalinos. ( lembra, família 1A)
Estes óxidos têm uma cor entre o amarelo e o laranja e são bastante estáveis desde que mantidos secos. Quando estes óxidos são dissolvidos numa solução contendo água, o superóxido sofre dismutação:
2 O2•- + 2 H2O → O2 + H2O2 + 2 OH−
Como outros sais, os sais de superóxido também se decompõem na ausência de água, através de aquecimento:
2MO2 → M2O2 + O2
em que M é um metal alcalino. Esta reação é a base do uso do superóxido de potássio, KO2, em geradores químicos de oxigénio, como os usados em espaçonaves e submarinos.(Wikipédia , adaptado)

Arquivo do blog