sexta-feira, 16 de julho de 2010

A BOMBA E SEU EFEITO

40 ANOS DA ERA NUCLEAR

Alô Pessoal!!!!!!!!
Como estão???????
Aqui, em Sampa, está um frio dos mais respeitáveis!
Mas o dia é de comemoracão...
Se é que podemos chamar tal evento de comemorativo...
16/07/1985:
Há exatamente 40 anos, um clarão 100 vezes mais intenso que o Sol brilhou no sul dos Estados Unidos. Começava a era nuclear. Um imenso cogumelo de fumaça subiu o céu de Los Alamos, no Novo México. O homem passou a ter o poder de decretar a extinção da espécie. Semanas depois, os americanos jogaram duas bombas sobre o Japão.(arquivo do Jornal Nacional)

domingo, 11 de julho de 2010

GUERRA QUÍMICA- GASES TÓXICOS II- FOSFOGÊNIO


ALÔ PESSOAL!
Como disse antes, vamos entender o contexto como esssa armas químicas foram desenvolvidas e utilizadas.
Aqui voce vê uma foto de um soldado que foi "atacado" pelo gás fosfogênio.
Acima voce tem a obtenção química do gás.
Mas como tudo começou?
Em 19 de dezembro de 1915 utilizou-se , pela primeira vez, o gás fosfogênio ou cloreto de carbonila ( COCl2) na mesma cidade onde haviam testado o gás cloro ( cidade de Ypres, na Bélgica)
Esse gás foi lançado através de morteiros de Stokes, uma arma capaz de atirar com um projétil carregado de grânulos de pedra pomes impregnados de gás fosfogênio até uma distância de 3 km.
As características deste gás, cerca de 18 vezes mais tóxico dque o gás cloro, praticamente incolor e inodoro, tornavam-no muito dificil de detectar , o que era agravado pelo fato de ter uma ação retardada que podia ser sentida pelas vítimas apenas depois de um ou dois dias.
Uma vez absorvido pelo organismo hidrolisa-se lentamente nos tecidos, libertando-se ácido clorídrico, que é o verdadeiro agente tóxico para as células. O fosgênio obtém-se por reação do monóxido de carbono e do cloro pela ação da luz. É utilizado em síntese orgânica como agente de clorinação e no fabrico de diversos corantes.
O gás fosgênio pode ser fatal se inalado numa dose tão pequena como 4 partes por milhão: basicamente uma baforada. Os sintomas podem ser retardados de 6 a 48 horas, depois da inalação. Não existe antídoto para o envenenamento por fosgênio. Se você sobreviver, os efeitos a longo prazo são bronquite crônica e efisema.
Fosgênio é um produto químico industrial importante usado para fazer plásticos e pesticidas.
À temperatura ambiente (70 ° F), fosgênio é um gás venenoso.
Com refrigeração e pressão, o gás fosgênio pode ser convertido em um líquido de modo que ele pode ser transportado e armazenado. Quando o isocianato líquido é liberado, ele rapidamente se transforma em um gás que permanece junto ao solo( é mais pesado que o ar ) e se espalha rapidamente.
O gás fosgênio pode aparecer incolor ou como uma nuvem branca a amarelo pálido. Em baixas concentrações, tem um odor agradável de feno recém-cortado ou milho verde, mas o seu odor não pode ser observado por todas as pessoas expostas. Em altas concentrações, o odor pode ser forte e desagradável.
Fosgênio em si é não facilmente inflamável .
Fosgênio é também conhecida pela sua denominação militar, "CG".


Arquivo do blog