quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ENEM 2011/2012

ALÔ PESSOAL!
Prontos para as provas do Enem?
Vamos lá que valem alguns lembretes:

As provas do Enem 2011/2012 seguem a linha das duas edições anteriores, assumindo papel decisivo para as pessoas que desejam ingressar em boas universidades. O processo seletivo acontece em dois dias, testando os conhecimentos que os candidatos adquiriram ao longo do Ensino Médio. As provas possuem questões objetivas e uma proposta de redação dissertativa.
As questões do Enem 2011 estarão relacionadas às mesmas abordagens dos anos anteriores: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O INEP não quer fazer mudanças estruturais na prova, mas quer evitar polêmicas nessa edição do Enem.
Não esqueça que os portões abrem ás 12:00horas e estaremos em horário de verão em algumas regiões brasileiras.
O Ministério da Educação (MEC) confirmou o cronograma das provas do ENEM 2011/2012 (Exame Nacional do Ensino Médio). Os exames serão aplicados em todo o País nos dias 22 e 23 de outubro.
A redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 é uma parte importante da prova, com pontos decisivos para aprovação do estudante em algumas das instituições brasileiras, que de alguma forma usam a nota obtida no exame. Para algumas instituições, a prova realizada pelo Ministério da Educação (MEC) é equivalente ao vestibular tradicional. Para outras, apenas acrescenta alguns pontos na prova realizada pela própria universidade, enquanto algumas usam o Enem como primeira fase do processo seletivo. É importante estar por dentro de como a proposta de redação do exame é elaborada e quais são os possíveis temas que ela pode apresentar. De acordo com o professor de Redação e Gramática do cursinho Anglo Eduardo Lopes a proposta de redação do Enem não é muito diferente das provas convencionais, que optam por cobrar dos estudantes um texto dissertativo. Mas a prova, no entanto, tem uma particularidade, pois exige que o estudante coloque uma proposta de intervenção sobre o tema abordado.
Temas que podem ser pedidos:

: Homofobia e direitos dos homossexuais
: Criminalidade e agressão dos jovens
: Marchas
: Código Florestal
: Questões comportamentais
: Redes sociais
: Intervenção do Estado em hábitos culturais
: Intervenção internacional
"O corretor espera que o estudante proponha algum encaminhamento e não uma solução. O Enem busca notar qual é o posicionamento crítico do estudante e espera esse encaminhamento de maneira consistente e que respeite os direitos humanos e individuais. Ninguém espera que o estudante solucione um problema sério, como a desigualdade social, mas ele quer avaliar qual é o posicionamento dele perante esse tema", alerta Lopes.
Lembre-se que as provas começam às 13:00 horas.
Leia com cuidado e se não souber, passe para a questão seguinte.Procure ter calma conferindo suas respostas ao passar no cartão.
Refaça as provas anteriores porque voce vai notar que alguns temas são básicos( energia, sustentabilidade, preservação ambiental, reciclagem , raciocínio dedutivo para áreas exatas)
XQUIMICA LHE DESEJA BOA SORTE!
fonte:http://noticias.universia.com.br

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

2011- ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

ALÔ PESSOAL!!!!!!!
O ano está quase no fim, e agora eu coloco a importância deste com relação à química.
Houve diversos simpósios, palestras, discussões , principalmente com relação à energia, sustentabilidade e sobrevivência no planeta.
Sabemos que não lidamos mais com o que queremos deixar para nossos filhos.
O futuro é hoje e estamos no início de uma era onde o desperdício será encarado como crime ambiental.
Tudo que é discutido hoje é para ser aplicado agora. Não faz sentido esperar que haja concordância mundial a respeito de certos temas.
Cada país deve procurar suas maneiras de driblar a crise do crescimento X comida X moradia X energia.
Todas as soluções pensadas passam pelos elementos fundamentais que constituem a tabela periódica, e claro, todas as substancias conhecidas.
Se voce não encontrou ainda uma meta na vida, comece a pensar seriamente em resgatar a vida, começando pela sua e suas atitudes.
As conclusões dos encontros e palestras, quando efetivadas, serão postadas no blog.
XQUÍMICA TEM A HONRA DE PARTICIPAR DESSA MUDANÇA.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BRASIL IMPORTA LIXO "ÚTIL"



ALÔ PESSOAL!!!!!!!!!

Como estão?

Assunto espinhoso esse!

A matéria saiu no Estado de São Paulo, caderno Vida, de 9/10.

"A importação de resíduos é estratégica para alguns setores industriais brasileiros, com destaque para a siderurgia, a indústria do alumínio, do papel e PET.

A indústria usa as sobras do processo produtivo em sua cadeia novamente, o que reduz a matéria prima retirada do planeta e as emissões relativas a esse processo.

O Brasil importou no ano pasado 201.075 toneladas de sucata de ferro, aço e alumínio, resíduos de PET em flocos e aparas de papel."

As sucatas de aço e ferro são importantes pois seu uso reduz as emissões de CO2 e o consumo de água e energia.

Com o sistema deficiente de coleta no país, as empresas trabalham com esse lixo importado para a produção de seus materiais.

Essa sucata vem da Colômbia, Panamá, Malásia, Coréia, Inglaterra e Alemanha.

O grande problema surge quando os contêineres carregam, além do lixo especificado, outros como lixo doméstico e hospitalar.

Segundo a Receita Federal boa parte do "lixo proibido" , disfarçado de resíduos para reciclagem, entra no País como aparas de plástico,resíduo têxtil, de papel e borracha.

Para se ter uma idéia 10 milhões de toneladas de resíduos são transportadas anualmente, segundo o relatório " Lixo sem Fronteiras".Dessa quantia 80% é destinada à recuperação e reciclagem e 20% são destinados à disposição final.

O que é necessário, agora, é o comprador exigir um grau mínimo de pureza e especificar a maneira como essa carga deve chegar aqui.

Se todos fossem conscientes com relação à reciclagem, a quantidade de importação de lixo seria bem menor.

imagem:listaoguarulhos.com.br

Arquivo do blog