sábado, 21 de novembro de 2009

E, SE......



Não sei se é possivel,mas ver esse video dá arrepios!!!!!!!!!!!! XQUIMICA TREME NAS BASES!

TERRAQUEOS TREMEI!

Estão vendo acima? É o que se espera que aconteça com o acelerador de partículas. Já vou avisar: as consequencias não podem ser 100% previsiveis, então poderá ocorrer alguma surpresa...

O gigantesco acelerador de partículas batizado de Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, voltou a funcionar nesta sexta-feira depois de 14 meses de paralisação, informou o Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN, na sigla em inglês). Segundo os cientistas, dois feixes de prótons já estão circuladndo em direções opostas dentro do equipamento.
Se tudo correr como planejado, a equipe de cientistas poderá aumentar a energia do colisor durante o final de semana e atingir níveis jamais registrados.

O acelerador, cujo custo é estimado em US$8 bilhões, começou a operar em setembro de 2008 na fronteira franco-suíça. Mas o aparelho apresentou um problema de vazamento e teve que ser novamente aquecido para possibilitar o conserto.O LHC foi projetado para atirar partículas de prótons umas contra as outras quase à velocidade da luz. A liberação maciça de energia causada pelo choque das partículas simularia as condições após a explosão que deu origem ao universo.No experimento realizado em 19 de setembro de 2008, os engenheiros circularam partículas de prótons dentro de um túnel de 27 quilômetros de circunferência que abriga o LHC.Após o sucesso dessa primeira parte, o próximo passo será projetar outras partículas na direção oposta para que possam colidir, recriando as condições que existiam no universo imediatamente após o Big Bang.( último segundo- BBC)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

SOLIDIFICAÇÃO OU SUBLIMAÇÃO?

< width="445" height="364">
OI PESSOAL!
COMO ESTÃO DE CALOR?
QUE TAL ASSISTIR UM VIDEO GELADINHO??????
Quando vi esse video fiquei em dúvida: se considerar o vapor da água ( veja que ela está fervendo) então teremos uma sublimação.
Se considerar a água quente que também é jogada, então é evaporação.
De qualquer forma, é um jeito bem diferente de explicar passagens de estado!
Obrigada, Danilo, valeu a contribuição!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

SOLUBILIDADE

OLÁ PESSOAL!
XQUIMICA ATACA DE NOVO, GRAFICAMENTE FALANDO!
Veja que muito linda essta tabela de solubilidade.
Aí voce encontra várias curvas mostrando o comportamento de algumas substancias com o aumento de temperatura.
Observe que a maioria aumenta a solubilidade com o aumento de temperatura, mas algumas exceções fazem o contrario: diminuem sua solubilidade: é o exemplo do sulfato de césio!
E as mais soluveis são o nitrato de prata ( AgNO3) e iodeto de potássio ( KI) .
E menos soluvel o KCLO4 ou perclorato de potássio..
Ai, como saber todos esses nomes?
Vou fazer uma tabela de ácidos, uma de bases, outra de sal ( até parece receita!)
Aí aos poucos vou postando e voces vão lendo: de tanto ler alguma coisa vão guardar, off course!
E não diga que KIMIK não é legal!
é master blaster bacana!
E agora, o que é solubilidade?????????

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

HUBO 2 - O ROBÔ



Oi, pessoal vejam que coisa mais incrivel!
Observem como ele mexe os dedos...
HUBO 2 não demonstra apenas suas capacidades de correr e andar.
O projeto é do Instituto Coreano de Tecnologia e Ciência Avançada, e colocou ênfase nos dedos e braços do HUBO. O robozinho consegue até mesmo praticar Tai Chi!
Olha que a era das máquinas está chegando...

domingo, 15 de novembro de 2009

ALERTA PARA A GROELANDIA

OLÁ, PESSOAL!
Hoje é domingo, dia abafado e chuvoso( aqui em SP) e leio na Abril.com que o gelo da Groelandia está derretendo de uma forma assustadora.
Há tempos eu venho postando alertas sobre os perigos do aquecimento global, mas parece que a coisa está mais feia que o previsto.
As calotas polares também estão diminuindo de diâmetro e o gelo que, deveria se formar no inverno europeu, está atrasado semanas complicando a vida dos animais e das plantas que já não sabem que ciclo seguir.
A foto ao lado é do blogdoplaneta e a matéria a seguir da Abril.com:
Imagens de satélite confirmam que as geleiras da Groenlândia estão derretendo mais rapidamente do que nunca.
O aquecimento global recente acelerou a perda de massa de gelo na ilha dinamarquesa para 273 Gt por ano (sendo que 1 Gt representa 1 quilômetro cúbico de água). O estudo, conduzido pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, considera o período entre 2006 e 2008.
Com esse fenômeno, o nível dos oceanos está crescendo 0,75 milímetro por ano. Para se ter uma idéia, se todo o gelo da Groenlândia derretesse, haveria um aumento de sete metros nesse nível. Desde o ano 2000, os mares subiram 5 milímetros, cerca de 1.500 Gt. ( com esse aumento todas as cidades litoraneas estão ameaçadas, então, adeus litoral nordestino)
De acordo com os estudos da Universidade de Bristol, o derretimento das geleiras na ilha acelerou a partir de 1996, mas seu efeito foi encoberto pelo crescimento, no mesmo ritmo, das tempestades de neve.
Além disso, boa parte da água derretida voltou a congelar em algum momento. Não fossem esses dois fatores, a perda de massa da Groelnândia seria o dobro do observado no período.

Arquivo do blog