sábado, 22 de agosto de 2009

GEODOS - AMETISTAS



Vejam que coisa mais linda!!!!!!!!
Esse é um geodo, ou seja uma formação de milhares de anos atrás
No Brasil ocorre , principalmente no sul do país, quando havia atividade vulcanica e a lava escorria montanha abaixo .Ao se solidificar, essa lava forma o basalto, mas devido às altas temperaturas, dentro desse basalto ficam bolhas de ar que com o passar do tempo, transformam-se nesses cristais maravilhosos!!!!!!
As formas desses geodos são incriveis, totalmente fechadas , e quando se abre, surpresa!!!!!!!! formações perfeitas, parecendo lapidadas, cores belíssimas
Eu estava vendo a reportagem ontem, no "Globo Repórter" e me chamou a atenção: do que são feitas essas cores???????? Fui na Wikipedia e:
A cor da ametista é atualmente atribuída à presença de manganês, mas como ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento, houve quem sugerisse uma possível origem orgânica. Foi também indicado o tiocianato de ferro e houve quem dissesse que continha enxofre.
Estudos recentes mostraram que a coloração da amestista é devida a impurezas férricas. Estudos complementares mostraram ainda que uma interação complexa entre ferro e alumínio é a responsável pela coloração.
Quando exposta ao calor (a 500 °C), a ametista geralmente torna-se amarela e muito do citrino é designado meramente por "ametista queimada". Veios de quartzo ametista expostos em afloramento perdem facilmente a sua cor.

E há geodos de outras pedras como ágata, citrino, e cada qual mais lindinho que outro!!!!!!!

KIMIK ™ for ever !!!!!!!!!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CAPA DA INVISIBILIDADE GRAÇAS À QUÍMICA!

ENLOUQUEÇAM!!!!!!! NÃO SÓ É POSSIVEL ! VAI SER FEITA!!!!!!!!!!!!!
Um físico da Escócia que vem trabalhando no desenvolvimento de um manto de invisibilidade disse esperar conseguir fazer grandes avanços no projeto dentro dos próximos dois anos. Ulf Leonhardt, professor da Universidade St. Andrews, pretende utilizar os chamados metamateriais - ou "átomos projetados especialmente" - para criar um equipamento que torne um objeto invisível usando as leis da refração.Segundo ele, ao "dobrar" a luz, materiais transparentes como o vidro ou a água parecem distorcer a geometria espacial, o que é a causa de muitas ilusões de óptica, inclusive a invisibilidade."A ideia da invisibilidade fascina as pessoas há milênios, tendo inspirado muitas fábulas, romances e filmes", disse.Inspiração Leonhardt conta ter se inspirado nas aventuras da Mulher Invisível e do mago Harry Potter para o protótipo que ele está criando.O cientista faz pesquisas sobre invisibilidade desde 2006.Ele reconhece que é difícil prever quais seriam as possíveis aplicações de seu manto, mas sugere que esse tipo de pesquisa poderia ser utilizada para melhorar a visibilidade, levando ao desenvolvimento de melhores retrorefletores, microscópios e lentes."O mais importante é entender as bases e conseguir algo novo, ou levar a extremos uma ideia já existente, usando uma tecnologia que não podemos nem imaginar que existia", disse.No último mês de maio, cientistas americanos das universidades de Cornell e Berkley conseguiram criar uma nova versão de uma espécie de capa, que torna objetos tridimensionais invisíveis sob luz infra-vermelha.Em 2006, uma equipe de cientistas britânicos e americanos testou uma versão anterior da capa em laboratório. O manto - na verdade um equipamento circular, feito com dez anéis de fibra de vidro cobertos com materiais à base de cobre - fez com que as ondas emitidas pelo radar se desviassem do objeto e se reencontrassem do outro lado, como se tivessem passado por um espaço vazio. ( fonte: último segundo)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

MAGNÉSIO E NITRATO DE PRATA MOIDINHOS!



Oh! my God! Do you love chemistry??
YES!!!!!FOR EVER!

O ESCANDIO DA BICICLETA!

Sò por que são metais de transição ( terminam em "d" ) não significa que mereçam toda nossa atenção!!!!!! Mesmo porque tem utilizações pra lá de interessantes!!!!!!
Escândio (em homenagem a Escandinávia) é um elemento químico de símbolo Sc, número atómico 21 (21 prótons e 21 elétrons) com massa atomica 45 ug/mol. É um sólido a temperatura ambiente.
É um metal de transição, grupo 3 ou 3B. É encontrado em alguns minerais na Escandinávia.
É um metal mole, muito leve, resistente ao ácido nítrico e ácido fluorídrico diluidos , mas reage rapidamente com outros ácidos. Apresenta coloração branco prateado adquirindo uma coloração ligeiramente rosado quando exposto ao ar
O óxido de escândio Sc2O3, é usado para a produção de lâmpadas de vapor de mercúrio obtendo-se uma luz solar artificial da mais alta qualidade. O isótopo radioativo Sc-46 é usado no craqueamento do petróleo como traçador, e o metal tem aplicação na indústria aeroespacial devido ao seu ponto de fusão muito superior ao do alumínio.
Ah! o titulo acima !!!!!!!! o escandio é usado nos quadros de bicicletas para torná-las mais leves e resistentes e como consequencia, mais competitivas!!!!!

KIMIK ™
for ever !!!!!!!!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CROMIO !


KAl1-x Crx (SO4)2. 12H2O -Essa linda pedra vermelha é formada por cristais de cromio ( ou cromo) e alumen de potássio. Existem vários sites e blogs de mineralogia e gemologia, um mais lindo que o outro. O nome está abaixo . dequim.ist.utl.pt/.../1891/cristais4/index.htm

Agora , e só o cromio puro, existe?

O crômio/cromo é um elemento químico de símbolo Cr, número atômico 24 ( 24 prótons e 24 elétrons ) e massa atômica 52 g/mol, sólido em temperatura ambiente.
É um metal encontrado no grupo 6 ( 6B ) da Classificação Periódica dos Elementos, empregado especialmente em metalurgia em processos denominados eletrodeposição. Alguns de seus óxidos e cromatos são usados como corantes
.

Onde é usado?
O aço inoxidável, por exemplo, apresenta aproximadamente 8% de crômio.
Em processos de cromagem que é depositar sobre uma peça uma capa protetora de crômio através da eletrodeposição. Também é utilizado em anodizado de alumínio.
Seus cromatos e óxidos são empregados em corantes e pinturas. Em geral, seus sais são empregados, devido às suas cores variadas, como mordentes.
O dicromato de potássio ( K2Cr2O7 ) é um reativo químico usado para a limpeza de materiais de vidro de laboratório .
É comum o uso do crômio e de alguns de seus óxidos como catalisadores, por exemplo, na síntese do amoníaco( NH3 ).
O mineral cromita ( Cr2O3·FeO ) é empregado em moldes para a fabricação de ladrilhos, geralmente materiais refratários. Entretanto, uma grande parte de cromita é empregada para obter o crômio ou em ligas metálicas.
No curtimento de couros é comum empregar o denominado "curtido ao crômio", sendo este o produto de maior consumo na curtição de couros e peles, consistindo em utilizar o hidroxisulfato de crômio(III) ( Cr)(OH)( SO4 ) .
Para preservar a madeira costuma-se utilizar substâncias químicas que se fixam a ela, protegendo-a. Entre essas substâncias, aquela usada para proteger a madeira é o óxido de crômio(VI) ( CrO3 ).
Quando no coríndon( α-Al2O3 ) se substituem alguns íons de alumínio por íons de crômio, obtém-se o rubi. O rubi pode ser empregado, por exemplo, em laseres.
O dióxido de crômio ( CrO2 ) é usado para a produção do material magnético empregado em fitas-cassetes para gravação de som, produzindo melhores resultados do que aquelas com óxido de ferro ( Fe2O3 ), devido a sua maior coercitividade.

Viram quanto é utilizado o cromo?
E onde ele existe?
Puro não tem... está associado a outros elementos e tem diferentes cores, de acordo com o elemento .Exemplo: a crocoita ( PbCrO4 ) essa pedra estranha e alaranjada acima, quando colocada junto ao HCl forma CrO3 !!!! Ulalá!
Como diz meu aluno Jean : KIMIK !

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

WOLFRAMIO = TUNGSTENIO!



POR ESSA NINGUÉM ESPERAVA!

WOLFRAMIO OU VOLFRAMIO OU VOLFRANIO ERA O NOME DO TUNGSTENIO!



Tanto que o símbolo do tungstenio é W !
Metal escasso na crosta terrestre, é encontrado em forma de óxido e de sais em certos minérios tais como wolframita e scheelita, entre outros. De cor branca acinzentada, brilhante, muito duro e denso, tem o ponto de fusão mais alto de todos os elementos. É utilizado em filamentos de lâmpadas incandescentes, em canetas esferográficas, em resistências elétricas, em ligas de aço e na fabricação de ferramentas.

Arquivo do blog