terça-feira, 18 de agosto de 2009

CROMIO !


KAl1-x Crx (SO4)2. 12H2O -Essa linda pedra vermelha é formada por cristais de cromio ( ou cromo) e alumen de potássio. Existem vários sites e blogs de mineralogia e gemologia, um mais lindo que o outro. O nome está abaixo . dequim.ist.utl.pt/.../1891/cristais4/index.htm

Agora , e só o cromio puro, existe?

O crômio/cromo é um elemento químico de símbolo Cr, número atômico 24 ( 24 prótons e 24 elétrons ) e massa atômica 52 g/mol, sólido em temperatura ambiente.
É um metal encontrado no grupo 6 ( 6B ) da Classificação Periódica dos Elementos, empregado especialmente em metalurgia em processos denominados eletrodeposição. Alguns de seus óxidos e cromatos são usados como corantes
.

Onde é usado?
O aço inoxidável, por exemplo, apresenta aproximadamente 8% de crômio.
Em processos de cromagem que é depositar sobre uma peça uma capa protetora de crômio através da eletrodeposição. Também é utilizado em anodizado de alumínio.
Seus cromatos e óxidos são empregados em corantes e pinturas. Em geral, seus sais são empregados, devido às suas cores variadas, como mordentes.
O dicromato de potássio ( K2Cr2O7 ) é um reativo químico usado para a limpeza de materiais de vidro de laboratório .
É comum o uso do crômio e de alguns de seus óxidos como catalisadores, por exemplo, na síntese do amoníaco( NH3 ).
O mineral cromita ( Cr2O3·FeO ) é empregado em moldes para a fabricação de ladrilhos, geralmente materiais refratários. Entretanto, uma grande parte de cromita é empregada para obter o crômio ou em ligas metálicas.
No curtimento de couros é comum empregar o denominado "curtido ao crômio", sendo este o produto de maior consumo na curtição de couros e peles, consistindo em utilizar o hidroxisulfato de crômio(III) ( Cr)(OH)( SO4 ) .
Para preservar a madeira costuma-se utilizar substâncias químicas que se fixam a ela, protegendo-a. Entre essas substâncias, aquela usada para proteger a madeira é o óxido de crômio(VI) ( CrO3 ).
Quando no coríndon( α-Al2O3 ) se substituem alguns íons de alumínio por íons de crômio, obtém-se o rubi. O rubi pode ser empregado, por exemplo, em laseres.
O dióxido de crômio ( CrO2 ) é usado para a produção do material magnético empregado em fitas-cassetes para gravação de som, produzindo melhores resultados do que aquelas com óxido de ferro ( Fe2O3 ), devido a sua maior coercitividade.

Viram quanto é utilizado o cromo?
E onde ele existe?
Puro não tem... está associado a outros elementos e tem diferentes cores, de acordo com o elemento .Exemplo: a crocoita ( PbCrO4 ) essa pedra estranha e alaranjada acima, quando colocada junto ao HCl forma CrO3 !!!! Ulalá!
Como diz meu aluno Jean : KIMIK !

Nenhum comentário:

Arquivo do blog