quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

UMA NOVA TABELA PERIÓDICA?

ALÔ PESSOAL!!!
Tabela Periódica todo mundo conhece, pelo menos o visual delas..
Mas essa tabela que está surgindo tem características bem diferentes, pois leva em conta uma série de propriedades atômicas e ligações:
O texto é da revista Science News:


Uma nova versão da tabela periódica mostra as propriedades previstas dos metais 2-D, uma classe obscura de materiais sintéticos. Arrayed em folhas de 1 átomo de espessura, a maioria destes metais 2-D ainda não foram vistos no mundo real. Então Janne Nevalaita e Pekka Koskinen, físicas da Universidade de Jyväskylä na Finlândia, simularam materiais 2-D de 45 elementos metálicos, variando de lítio ao bismuto.
 Para cada folha, os pesquisadores mediram o comprimento médio da ligação química, a força de ligação e a compressibilidade do material, como é difícil "espremer" os átomos mais próximos a equipe criou esses recursos na nova tabela periódica.
O novo trabalho, descrito na Revisão Física B, em 15 de janeiro, poderia ajudar os pesquisadores a identificar quais metais 2-D são mais promissores para várias aplicações, como estimular reações químicas ou detectar gases.Estes metais são semelhantes aos materiais 2-D previamente estudados, como o grafeno supermaterial (SN: 10/3/15, p.7) e o diamante  (SN: 9/2/17, p.12). Mas enquanto esses materiais eram constituídos por ligações covalentes - em que pares de átomos compartilham elétrons - esses metais 2-D são compostos de ligações metálicas, onde os elétrons fluem mais livremente entre os átomos. "É um novo tipo de família de nanoestruturas", diz Koskinen. "O céu é o limite, para  as aplicações "
Alguns metais em potencial de 2-D podem exibir qualidades quânticas exóticas, como o magnetismo 2-D ou a supercondutividade, a capacidade de transmitir eletricidade sem resistência. Tais propriedades podem tornar esses materiais úteis para a computação quântica.
Nevalaita e Koskinen criaram três tabelas periódicas que apresentam as propriedades dos metais 2-D com átomos em configurações triangulares, quadradas ou em favo de mel. Usando seu trio de tabelas, os pesquisadores descobriram que as propriedades dos metais 2-D estavam relacionadas às de seus homólogos 3-D. Por exemplo, os átomos de qualquer dado metal dispostos em uma rede triangular tipicamente tinham cerca de 70 % da força de ligação dos átomos na versão 3-D desse metal. As redes quadradas e de favo de mel geralmente mostraram cerca de 66 % e 54 % a força de ligação de metais tridimensionais, respectivamente.



( Science \News)







AS ESTRELAS E O LÍTIO

ALÔ PESSOAL!
FÉRIAS ACABANDO!
Vamos a um assunto bem interessante da Science News: |Estrelas e o elemento lítio:


É comprovado que as estrelas tem o elemento lítio em sua composição, em pequenas quantidades.
Mas, as últimas análises confirmam que, além de hidrogênio e hélio, as estrelas contém uma quantidade maior de lítio do que o esperado.
Misteriosamente, algumas estrelas envelhecidas possuem quantidades  altas de lítio. Cerca de uma dúzia de estrelas gigantes vermelhas - o estágio de fim de vida para uma estrela parecida com o sol - foram vistos nas últimas décadas com lítio extra em suas superfícies. Não é quantidade suficiente de lítio para explicar um enigma cósmico diferente, no qual o universo geral parece ter muito menos lítio do que deveria (SN: 10/18/14, p.15). Mas basta confundir os astrônomos. Os gigantes vermelhos geralmente destroem esse material que é leve ( lítio) de seus núcleos, tornando suas superfícies mais escassas no elemento.
Encontrar os gigantes vermelhos enriquecidos com lítio "não é esperado dos modelos padrão de evolução da estrela de baixa massa, que normalmente é considerado um campo relativamente bem estabelecido na astrofísica", diz o astrônomo Wako Aoki do Observatório Astronômico Nacional do Japão em Tóquio.
Um gigante vermelho com muito lítio deve ter tido uma enorme quantidade de lítio em sua vida anterior, ou implica  um ajuste necessário para alguma regra fundamental da evolução estelar.
Aoki e seus colegas usaram o Telescópio Subaru no Havaí para encontrar as 12 novas estrelas ricas em lítio, aproximadamente 0,8 vezes a massa do sol. Cinco das estrelas parecem ser relativamente jovens em seus ciclos de vida - um pouco mais velhas do que as estrelas normais do sol, mas um pouco mais jovens que os gigantes vermelhos.
Isso sugere as estrelas ricas em lítio, de alguma forma, pegaram o lítio extra no início de suas vidas, embora não seja claro de onde. As estrelas poderiam ter roubado material de estrelas companheiras ou comidas planetas infelizes (SN: 5/19/01, p. 310). Mas há razões para pensar que eles não fizeram nada - por um lado, eles não têm um excesso de outros elementos.
Dessa forma, ainda não há explicações viáveis para que essas grandes estrelas vermelhas tenham tanto lítio.
Mas alguma coisa deve ter acontecido ou vai acontecer, isso é fato segundo os estudos feitos até hoje.
( Science News|)



STELLAR RICHES  Astronomers using the Subaru Telescope in Hawaii (shown) found 12 new stars with too much lithium, one of which has the largest lithium abundance yet seen for its star type.

Arquivo do blog