quinta-feira, 25 de março de 2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

ÁGUA NO MUNDO - SITUAÇÃO CRÍTICA

OLÁ PESSOAL!!!!!!!
Então, todos bem?
Pensando a respeito da água? Eu também! No dia 22 de março saiu um caderno especial sobre água no Estado de São Paulo.
Vou reescrever algumas situações em países citados:
LONDRES: No início do mes , o rio Tâmisa, que banha a capital inglesa, atingiu seu nivel mais baixo e revelou enormes quantidades de lixo ( garrafas e sacolas plásticas).
Todo o ano voluntários limpam o rio nessa época: já foram retirados, nos últimos dez anos, cerca de 250 mil sacolas plásticas.
RIAD : A Arábia Saudita sofre com a escassez de água e investe milhões em dessalinização.
Para abastecer Riad ( com 4,5 milhões de habitantes) a água é extraída do Golfo da Arábia, transportados por cerca de 370km e dessalinizadas.
PEQUIM: Um em cada 4 chineses não tem acesso à água potável.A situação piora em Pequim onde a população de 17 milhões supera a capacidade de abastecimento local.A cidade também sofre com secas periódicas.
NAIRÓBI: na capital do Quênia , a seca e o desmatamento fizeram a represa Ndakaini baixar 44 milhões de m³. E no ano passado foi descoberto que uma quadrilha desviava quase metade da água para irrigar fazendas.
NOVA DÉLHI: o rio Ganges é o símbolo da pureza espiritual para os indianos. Nos últimos anos os níveis de poluição do rio e seus afluentes chegaram a niveis ameaçadores para a saúde humana.Na cidade de Varanasi o nivel de bactérias é 3000 vezes maior que oaceitável pela OMS.
500 mil pessoas morrem por ano na Índia com doenças ligadas à poluição das águas.
69% dos esgotos das cidades indianas são despejados em rios, lagos e no mar aberto.
SÃO PAULO:A região metropolitana é abastecida por 8 sistemas que captam água de difereentes mananciais.Dos 39 municípios 31 são cobertos pela SABESP que produz cerca de 105 mil litros de água por segundo!
A empresa trabalha com média per capita de 200 a 300 litros diários. A capital tem poucos recursos hídricos: para abastecer os quase 20 milhões de habitantes São APulo importa 48% da água que consome.
RIO: apesar de ter excelentes recursos hídricos mas a qualidade está comprometida devido à poluiçãodas águas.É necessário investimento pesado para garantir a captação de mais água que possa diluir as águas barrentas e com esgotos.

terça-feira, 23 de março de 2010

PETRÓLEO - MENOS QUE O IMAGINADO!

(imagem:http://comosereformaumplaneta.files.wordpress.com )
OLÁ PESSOAL!!!!!
Estava eu aqui, corrigindo provas e fazendo gráficos no Office ( aprendendo, pelo menos...) e fui ver as notícias de hoje.
E não é que li essa " bomba"?
Parece que o mundo físico como um todo pensante, arrumou uma maneira de passar uma "rasteira" na humanidade!!!!!!
Cada vez são divulgados novos dados que só mostram uma saída: ou tomamos "vergonha" na cara, ou vamos virar pó ( literalmente!)
Leia abaixo:

Londres - As reservas mundiais de petróleo foram infladas em até 30%, segundo o relatório de um antigo cientista do Governo britânico, David King, que alertou para a escassez e o rápido aumento dos preços em poucos anos, informa nesta terça-feira o jornal "The Daily Telegraph".
O cientista, junto a outros pesquisadores da Universidade de Oxford (Reino Unido), argumenta que os dados oficiais estão inflados porque, nos anos 1980, quando a concorrência neste mercado era feroz, os países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) disseram que suas reservas eram maiores do que realmente eram.Segundo King, as previsões iniciais de que as reservas mundiais seriam de 1,150 trilhão a 1,350 trilhão de barris deveriam ser reduzidas a uma quantidade que oscilaria entre 850 bilhões e 900 bilhões.Por isso, King acredita que, no começo de 2014, a demanda poderia ultrapassar a oferta do produto.Os pesquisadores dizem que é um "segredo aberto" o fato de os países da Opep terem inflado suas reservas. Porém, a Agência Internacional de Energia (AIE), a British Petroleum (BP), a Administração de Informação Energética e a World Oil não levam esses dados em conta em suas estatísticas.O relatório também adverte que as estatísticas públicas começaram a incorporar reservas não convencionais, como as areias betuminosas do Canadá, nas quais o petróleo e o gás são muito mais difíceis de serem extraídos e nunca conseguirão ser atrativas economicamente.King destaca que, embora a AIE esteja fazendo um bom trabalho ao alertar que são necessários mais investimentos na prospecção de hidrocarbonetos, os Governos precisam ficar mais atentos aos dados das pesquisas independentes.A ideia de que as reservas de petróleo chegaram ao seu limite está cada vez mais difundida, apesar de algumas companhias, como a BP e a Shell, insistirem que a produção conseguirá manter seu ritmo à medida que aumentarem as necessidades energéticas das economias emergentes da Ásia.Segundo King, é "preocupante" que os países ocidentais - onde a demanda supera a produção - não levem este problema a sério, enquanto países como a China concentram todos os seus esforços em aproveitar ao máximo todos os recursos que têm à disposição. ( Último Segundo)
XQUIMICA PENSANDO, PENSANDO!!!!!!!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

ÁGUA , ÁGUA , ÁGUA

imagem:http://snirh.pt
OLÁ PESSOAL!
NUNQUINHA O XQUIMICA DEIXARIA ESSA DATA PASSAR EM "BRANCAS NUVENS"!
Portanto vamos pensando: UTILIZAR NÃO É ESTRAGAR!
Essa é uma campanha de Portugal onde os recursos hidricos são de máxima importancia para a população.
E nós?
Temos muita água e fazemos mal uso dela...
Quantas vezes voce já viu mangueira de água servindo de vassoura???????
Ou "algumas pessoas" lavando o carro com a água correndo "beleza" rua abaixo?
E as torneiras abertas, felizes e alegres, derramando litros e litros de água enquanto alguns escovam os dentes, penteiam os cabelos...
E aí se a água vem do céu?
Para chegar até voce tem que passar por uma processo de tratamento, que é demorado.
E se voce acha que água só existe para voce tomar banho e beber leia isso:

Produto---- Unidade---- Litros de Água
Açúcar ---- 1kg ------ 1500
Algodão-- 1 camiseta ----- 2700
Café-------- 1 xícara-------------140
Carne------ 1kg ----------------15500
Cerveja---- 1 copo---------------75
Cevada----- 1kg----------------1300
Frango------ 1kg--------------- 3900
Hamburguer-1 unidade----------2400
Leite-------- 1 litro--------------1000
Milho--------1kg-----------------900
Ovos-------- 1 unidade-----------200
Pão-------- Uma fatia------------40
Papel------ 1 folha A4------------10
Queijo------ 1kg-----------------5000
Soja---------1kg-----------------1800
Trigo--------1kg-----------------1300
Vinho------ Uma taça-----------120
( lista acima retirada de: http://meumundosustentavel.com)
E aí, ainda acha que água é só para beber, tomar banho, encher a piscina e fazer sopa?
XQUIMICA NA MARCAÇÃO CONTRA O DESPERDÍCIO!

Arquivo do blog