terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

EINSTEIN TINHA RAZÃO : ONDAS GRAVITACIONAIS

ALÔ PESSOAL!!!
No ano do centenário da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, mas uma vez modernos equipamentos detectam as ondas gravitacionais, uma das mais ousadas teorias de Einstein.
Vamos tentar entender isso?


Segundo a Teoria Geral da Relatividade, há objetos que transformam parte da sua massa em energia e a emitem em forma de ondas, que viajam à velocidade da luz e deformam o espaço e o tempo à sua passagem. A origem das ondas gravitacionais por excelência é a fusão de dois buracos negros supermaciços, um dos eventos mais violentos depois do Big Bang. O gênio alemão as previu em 1916, mas também advertiu que, se realmente existirem fusões desse tipo, elas acontecem em lugares tão longínquos que suas vibrações seriam indetectáveis na Terra.
Os responsáveis pelo Observatório da Interferometria a Laser de Ondas Gravitacionais (LIGO), patrocinado pela Fundação Nacional de Ciências dos EUA, anunciou nesta quinta-feira que seus cientistas captaram as ondas produzidas pelo choque de dois buracos negros, a primeira detecção direta que confirma a teoria de Albert Einstein. O anúncio ocorreu numa entrevista coletiva em Washington, transmitida pela Internet. Os resultados científicos foram aceitos para publicação pela Physical Review Letters, segundo nota em Instituto Tecnológico da Califórnia (Caltech), uma das instituições que operam o laboratório.
A última grande previsão de Albert Einstein sobre o universo acaba de ser confirmada, um século depois de ser proposta: as ondas gravitacionais existem, e uma experiência nos Estados Unidos as detectou pela primeira vez.
Confirmar a teoria das ondas gravitacionais de Einstein é o de menos. A descoberta abre a possibilidade de usar essas ondas para estudar o universo de uma forma totalmente nova. As ondas gravitacionais permitirão entender “como se formam os buracos negros e quantos existem, e também conhecer com mais detalhes o ciclo vital das estrelas e do universo”, ressalta Husa. Além disso, sinais cósmicos desse tipo mostrarão se esses violentíssimos encontros ocorrem conforme prevê a Teoria da Relatividade einsteiniana, ou se precisamos procurar outra explicação.
O primeiro sinal foi captado simultaneamente em 14 de setembro pelos detectores dessa experiência, aparelhos idênticos situados a 3.000 quilômetros um do outro. Esse sinal provinha de uma fusão que ocorreu há 1,3 bilhão de anos, um violento abraço entre dois buracos negros com uma massa entre 29 e 36 vezes maior que a do Sol. Em uma fração de segundo, uma massa equivalente ao triplo do Sol foi liberada na forma de ondas gravitacionais, um processo perfeitamente descrito na equação mais famosa do mundo: E=mc2 (energia é igual a massa vezes velocidade da luz ao quadrado)


O que é o detector LIGO?


Os objetos que produzem ondas gravitacionais estão a milhões de anos-luz, tão longe da Terra que chegam aqui como ínfimas ondulações do espaço e do tempo. Para captá-las foi preciso construir o LIGO avançado, liderado pelos institutos tecnológicos da Califórnia (Caltech) e Massachusetts (MIT), mas com o qual colaboram também cerca de 1.000 cientistas de 15 países.
O LIGO é o instrumento óptico mais preciso do mundo, com dois detectores separados por 3.000 quilômetros – um na Louisiana, o outro no Estado de Washington. Ambos estão compostos por dois feixes de laser com exatos quatro quilômetros, um comprimento que seria alterado com a passagem de uma onda gravitacional. Os instrumentos são capazes de detectar uma variação equivalente a um décimo de milésimo do diâmetro de um núcleo atômico, a medida mais precisa já obtida por qualquer ferramenta científica, segundo seus responsáveis.( fonte: http://brasil.elpais.com)


AS FORÇAS DA NATUREZA:
Einstein mostrou que não existem interações instantâneas a distancia, pois as forças atuam por meio de campos que dependem das partículas mediadoras e essas não interagem em velocidade maiores que a da luz. 
Entre as quatro forças fundamentais, três delas -
 eletromagnetismo ( responsável pelas ondas que mantém os elétrons em torno do núcleo dos átomos Controla a repulsão e a atração entre cargas elétricas . A partícula que possibilita isso é o fóton),
força forte ( ocorre no núcleo dos átomos mantendo unidos os quarks que formam  prótons e nêutrons, cuja partícula que torna isso possível é o glúon )
força fraca- responsável pela emissão da radiação de elementos naturalmente radiativos, partículas que possibilitam isso :W e Z.
gravidade: controla a atração entre os corpos celestes e todos os objetos com massa , tem como partícula mediadora ( aquela que torna isso possível) o gráviton- ainda não encontrado.
Einstein criou o conceito "espaço- tempo" forma de atuação da força de gravidade. O espaço-tempo pode ser imaginado como uma rede esticada que corpos pesados deformam como esferas de ferro colocada sobre um colchão .( texto extraído da revista" Veja "17/02/2016 )

fonte  da imagem:http://blog.jovempan.uol.com.br

fonte da imagem:inape.org.br


fonte:museudoamanha.org.br





Arquivo do blog