sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ENEM - especial água

OI, pessoas!
Veja as imagens ao lado: são da ilha de Manhattan, há 4 séculos atrás e hoje.
Qual a diferença principal?
Falta de espaços verdes porque o curso da água continua o mesmo!
A urbanização destrói as áreas verdes ,verticaliza as residências diminuindo a quantidade de terra que poderia absorver a água das chuvas.
Quanto maior a área de asfalto ,menor a drenagem e maiores as possibilidades de enchentes.
Agregado a isso temos indústrias poluentes, contaminação das águas superficiais( esgotos,lixo urbano) e o crescimento populacional que signifca mais comida, mais energia, mais banho, mais água.
É como estava conversando com voces: água é fator decisivo na qualidade de vida e desenvolvimento de um povo.O planeta tem a mesma quantidade de água que já existia no tempo dos dinossauros: o que aumentou, e muito, foi o número de seres vivos.
Por que água limpa?
Sem ela a população adoece, não consegue trabalhar, não produz, não compra, não há giro da economia: a roda do desenvolvimento fica emperrada!
Voces sabiam que a agricultura é responsável por 60% do consumo de água no Brasil?
E que uma camiseta de 250 gramas, básica, precisa de 2000 litros de água para ser feita?
E um sapato de couro, 8000 litros de água?
Essa água usada indiretamente é chamada de água virtual que encarece o preço e ameaça as fontes dos exportadores de água!
Países como Kuweit, Arábia Saudita, Jordania, Líbia e Israel, que não dispõe de recursos hidricos suficientes, importam alimentos.E quem não pode pagar como o Iemen?
Problema a ser digerido: em tempos de economia globalizada acrescente escassez de água pode transformar esse BEM NATURAL em BEM ACESSÍVEL -para quem possa pagar!(fontes: atualidades Enem e National Geographic)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ESPECIAL ENEM- ÁGUA!










OLÁ PESSOAL!
Vamos agilizar e pensar no ENEM!
Voces sabem que este ano o exame será modificado mas sem perder sua caracteristica mais forte: um assunto abordado em angulos diferentes.
Vejam as fotos acima. Elas podem ser usadas para explicar muitas coisas, seja química, física, geografia, história ou tudo junto!
Esse é o LANCE!
Entender as várias faces de uma mesma notícia, assunto, colocação!
Então, lá vamos nós!
Toda a água do planeta ocupa 1,39 bilhão de km³ , mas a água doce superficial tem 104,59 mil km³: pode parecer pouca coisa diante do total mas see dividir essa quantia pelos 6,7 bilhões de seres humanos, cada um receberia 570 bilhões de litros por dia, durante 75 anos!!!!!
Aí, voces pensam: então tem muita água!!!!!!!!!!!! para que a preocupação?
Lembre que a água é um recurso renovável, mas não inesgotável!E não existe nenhum substituto para ela, como uma "bio água"!
Os mananciais não reconhecem fronteiras, pois a água é um direito humano e todos devem ter acesso a ela em quantidade e qualidade suficente para garantir a saúde e o desenvolvimento economico.
Qual o problema?
A oferta, minha gente! Crescimento demografico, contaminação das fontes naturais,desperdício...
E a água vai pelo ralo abaixo!
O mais interessante que o volume de água total não muda: circula nos mares, oceanos, lagos, rios, depositado nas calotas polares. Está em eterno processo de reclclagem: evapora, chove, vai para a terra, forma lagos.
O que ocorre hoje é a escassez cronica cuja causa são as atividades humanas e o mau gerenciamento do uso da água.
Há locais no planeta onde não há água, outros sobra água.
E para qualquer atividade a água é necessária: indústria, agricultura, pecuária.
E voce sabia que para fazer um microchip de 2 gramas são necessários 32 litros de água?( voce leu direito e eu não estou louquinha!)
O assunto é extenso!mas vamos parar agora , pense e analise!Leia mais sobre o assunto!
(fonte: guia do estudante- atualidades- 1 semestre de 2009)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

CÉREBRO TEM SEXO?

BOM, PESSOAS!!!!!! SEGUNDO A REVISTAS ÉPOCA O CÉREBRO TEM SEXO E DEPENDE DA QUANTIDADE DE TESTOSTERONA A QUE É SUBMETIDO O FETO!

As diferenças no corpo de homens e mulheres estão além da aparência e dos órgãos sexuais. A ciência detectou que até o cérebro apresenta características femininas ou masculinas. Essa diferença neurológica gera diferenças de comportamentos, sentimentos e modos de pensar entre homens e mulheres. Você consegue saber se seu amigo está triste ou irritado só de olhar para ele? Essa é uma característica de um cérebro feminino. Mas um homem também pode ter essa sensibilidade e outros comportamentos geralmente ligados a um cérebro feminino. Isso porque a sexualidade cerebral não está ligada diretamente ao sexo do corpo.O sexo do cérebro é determinado pela quantidade de testosterona [hormônio masculino] a que o feto fica exposto no útero. Em geral, homens recebem doses maiores do que as mulheres. Mas isso varia e nós ainda não sabemos exatamente por quê”, diz a ÉPOCA a neuropsicologista Anne Moir, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
A diferença entre o cérebro dos dois gêneros tem raízes evolutivas. Segundo Moir, durante o desenvolvimento dos seres humanos, como o homem era o caçador, desenvolveu um cérebro com habilidades manuais, visuais e coordenação para construir ferramentas. Por isso, um cérebro masculino tem mais habilidades funcionais. Já as mulheres preparavam os alimentos e cuidavam dos mais novos. Elas tinham que entender os bebês, ler sua linguagem corporal e ajudá-los a sobreviver. Elas também tinham que se relacionar com as outras mulheres do grupo e dependiam disso para sobreviver na comunidade e, por isso, desenvolveram um cérebro mais social. Os homens, por sua vez, lidavam com um grupo de caçadores, não precisavam tanto um do outro e se comunicavam menos, apenas com sinais. Moir acredita que a diferença de sexo entre cérebro e corpo pode estar ligada às causas do homossexualismo. “Se a concentração de testosterona no útero está mais baixa do que o padrão para os homens, então o 'centro sexual' do cérebro será feminino e esse homem sentirá atração por outros homens. Se a concentração desse hormônio estiver alta, o 'centro sexual' será masculino e ele sentirá atração por mulheres”, diz Moir.
e veja que fórmula legal tem a testosterona!
Vai aí um desafio XQUIMICA: quais funções organicas estão presentes na testosterona???????hem?????????hem????????

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

AONDE VAMOS PARAR: CHIP FAZ MILHÕES DE REAÇÕES!

ISSO SIM É FICÇÃO -acontecendo na real- CIENTIFICA DAS BOAS!!!!!
Novo chip pode realizar mil operações químicas ao mesmo tempo !!!!!!!!!
Pesquisadores da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) desenvolveram um chip capaz de realizar mais de mil reações químicas em paralelo, que poderá revolucionar o processo de desenvolvimento de novas substâncias e medicamentos que poderão ser úteis na cura do câncer e outras doenças.
O equipamento usa o conceito de microfluídica, onde milhares de minúsculos canais entalhados em um substrato de vidro conduzem as substâncias usadas nas reações. ( QUE MASTER ESPERTO!!)
As quantidades utilizadas são mínimas, da ordem de algumas moléculas por reação, o que ajuda na economia de material muitas vezes raro e caríssimo, aumentando a eficiência do laboratório e reduzindo custos. Além disso, menos quantidade significa na maioria das vezes menos tempo para a reação ocorrer, apressando o processo.
Nos testes iniciais, o chip conduziu 1024 reações simultâneamente, automatizou um processo com milhares de ciclos em apenas algumas horas e identificou corretamente inibidores para uma enzima. ( CHEMIE É UM ORGULHO!)
Tudo é controlado por um PC e, uma vez completado o experimento, o chip é colocado em um espectrômetro de massa para a análise dos resultados. Os cientistas esperam, em breve, automatizar também esta parte do processo.
O estudo foi patrocinado pelo Departamento de Energia dos EUA e pelo Instituto Nacional de Saúde. Segundo os pesquisadores, um dos próximos passos é ajustar o sistema para detecção de um tipo de enzima responsável pela transformação de células cancerígenas em uma variante maligna.
KIMIK revolucionando tudo!!!!!!! ( texto adaptado do Terra tecnologia)

domingo, 13 de setembro de 2009

MODELOS ATOMICOS LINDOS COMO SEMPRE!

NÃO RESISTI A ESSES LINDOS MODELOS ATOMICOS!!!!!!!!!!UM MAIS CHARMOSO QUE OUTRO!

ÁTOMO
- Tudo é constituído de átomos.
- A matéria é constituída de pequenas partículas, os átomos.
- É a unidade básica que acompanha a matéria.
- Foi denominado, há cerca de 2400 anos, por Demócrito e Leucipo. Eles acreditavam que os átomos eram partículas indivisíveis.
MODELOS ATÔMICOS
MODELO ATÔMICO DE DEMÓCRITO
O grego Demócrito de Abdea (470 - 400 a.C.) sugeriu que a matéria fosse descontínua, feita de minúsculas partículas indivisíveis. Sua teoria sofreu, naquele período, a rejeição do influente Aristóteles que imaginava a matéria contínua como “um todo inteiro”, idéia que permaneceu até a Renascença.
MODELO ATÔMICO DE DALTON (1766-1844)
O professor inglês John Dalton fez reviver o conceito de átomo propondo a teoria de que os elementos são formados por partículas diminutas e indivisíveis, chamadas átomos. O átomo seria a partícula elementar, a menor unidade da matéria, como esferas minúsculas, rígidas e indestrutíveis. Para ele, todos os átomos seriam iguais
.
MODELO ATÔMICO DE THOMPSON (1856-1940)
O físico inglês, em 1898, demonstrou os elétrons e cada elétron corresponde a uma carga negativa. Em 1898 acrescentou uma esfera positiva no seu modelo atômico, na qual os elétrons estão distribuídos + ou – uniformemente
.
MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD (1871-1937)
Em 1911 Rutherford concluiu que o átomo não era uma esfera maciça, admitindo uma parte central positiva, muito pequena mais de grande densidade (núcleo), em um modelo que se assemelha ao sistema solar.
MODELO ATÔMICO DE BOHR (1885-1962) — MODELO CLÁSSICO
Bohr Aperfeiçoou o modelo anterior, admitindo o fato de que os elétrons giram em torno do núcleo em órbitas específicas, sem perder a energia. Werner Heisenberg (1901-1977) estabeleceu o princípio da Incerteza, que contribuiu para que Erwin Schroedinger (1887-1961) definisse que um elemento constituído de um núcleo, onde se encontram os prótons e neutros, e de um orbital, região do espaço em torno do núcleo, onde há maior probabilidade de se encontrar o elétron. Os elétrons são descritos por equações de ondas em um orbital.
Esse é o modelo atualmente aceito e que contempla os níveis de energia.
( obrigada blogstorage! )

DOMINGO - DIA DE DESCANSO?

OI, PESSOAL! MINHA LIGAÇÃO COM A NET ESTÁ MOVIDA A LENHA!
TENHO QUE TECLAR LETRA POR LETRA BEMMMMMMMM DEVAGAR, SENÃO NÃO SAI!
ENCONTREI ESSA CHARGE E COMO TRABALHEI ONTEM POR CONTA DA "GRIPE SUÍNA", ELA ( A CHARGE, NÃO A GRIPE !) ME FAZ LEMBRAR COMO TD MUDA!
ASSUNTO NOVO: AMANHÃ!!!!!

Arquivo do blog