sexta-feira, 5 de junho de 2015

NANOTECNOLOGIA - UM PASSO À FRENTE

ALÔ PESSOAL!!!
Como vocês verão fiquei super fã do canal Fala Química!
As matérias são extraídas da Science e outras fontes importantes que mantém os acontecimentos em todas as áreas super atuais.
E o assunto é nanotecnologia aplicada a diodos:
Um marco na história da eletrônica foi alcançado nesta semana: um grupo americano anunciou o primeiro diodo verdadeiramente unimolecular. 
O trabalho mostra uma molécula rígida que atua como uma junção p-n, un elemento clássico de qualquer circuito eletrônico.





 Sem dúvida, uma miniaturização extrema, típica da era da nanotecnologia. Casos anteriores haviam sido relatados na literatura química, porém operando em condições ineficazes e com rendimento baixo. Neste trabalho, a molécula opera a 370 mV e com rendimento 200 x maior do que as tentativas anteriores. 
A molécula tem uma arquitetura linear  simétrica; é um oligômero (um pequeno polímero) do dióxido de tiofeno. O artigo foi publicado na Nature desta semana.
 
fonte: http://www.nature.com/nnano/journal/vaop/ncurrent/full/nnano.2015.97.html 
para maiores informações, procure nesse endereço!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

PRIMEIRO COMPOSTO QUÍMICO CÍCLICO AROMÁTICO SEM CARBONO

ALÔ PESSOAL!!!


Esse é um verdadeiro desafio: sempre ligamos os aromáticos à cadeia de benzeno.
mas a revista Science surpreendeu essa semana ao publicar um estudo sobre um outro tipo de aromático e sem carbonos!
O termo aromático denota a diminuição energética em compostos cíclicos que ocorre quando elétrons são compartilhados de forma deslocalizada ao longo de todo o anel, se comparado a energia (maior, menos estável) das estruturas localizadas de Lewis para as ligações. 


este é o primeiro composto inorgânico entre P e N a exibir aromaticidade – por isso a façanha foi publicada na Science desta semana. O anel pentagonal aniônico é um difosfatriazolato




fonte:http://falaquimica.com

Arquivo do blog