sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SEM PALAVRAS


Havia uma pessoa sentada nesses degraus...
Ela foi pulverizada quando a bomba explodiu.
Só restou sua sombra, lembrança para toda uma eternidade.

IMAGENS DE UMA DESTRUIÇÃO











BOMBA ATOMICAS : SUCESSOS E FRACASSOS


Bom, pessoal, nós já tinhamos combinado escrever sobre as bombas atomicas.
Mas esse assunto é complexo, então vamos por partes.
Primeiro voce precisa saber os tipos de bombas que existem, depois como são feitas, e o evidente poder de destruição dessas coisas!
Fui na Wikipédia e outros sites, procurei em livros, para encontrar um texto que não fosse tão pesado, mas contivesse as informações que voce precisa.

Tudo começou quando Einstein resolveu escrever uma carta ao presidente Roosevelt, informando que alguns cientistas já tinham conhecimentos suficientes para desenvolver a bomba atomica. Nesta carta , que depois coloco aqui no blog, Einstein cita os cientistas ( como Fermi) e coloca a seguinte questão: se os americanos não corressem, os alemães conseguiriam fabricar a bomba.
O presidente dos EUA resolveu chamar esses cientistas, financiar as pesquisas: e a construção da primeira bomba atomica deixou de ser um sonho ( ou pesadelo).
As pessoas que trabalharam nessa etapa de desenvolvimento da bomba não sabiam dos riscos das radiações, então muitas morreram durante e depois dos testes realizados no deserto de Los Alamos.
Diz a história que no local onde foram explodidas, a areia vitrificou tamanho era o calor.
Alguns dos cientistas que trabalharam neste projeto enlouqueceram ao ver o potencial de destruição.

TIPOS DE BOMBAS:

As bombas atômicas são normalmente descritas como sendo apenas de fissão ou de fusão com base na forma predominante de liberação de sua energia. Esta classificação, porém, esconde o fato de que, na realidade, ambas são uma combinação de bombas: no interior das bombas de hidrogênio, uma bomba de fissão em tamanho menor é usada para fornecer as condições de temperatura e pressão elevadas que a fusão requer para se iniciar. Por outro lado, uma bomba de fissão é mais eficiente quando um dispositivo de fusão impulsiona a energia da bomba. Assim, os dois tipos de bomba são genericamente chamados bombas nucleares.

Bombas de fissão nuclear
São as que utilizam a chamada fissão nuclear onde os pesados núcleos atômicos do urânio ou plutônio são desintegrados em elementos mais leves quando são bombardeados por nêutrons. Ao bombardear-se um núcleo produzem-se mais nêutrons, que bombardeiam outros núcleos, gerando uma reação em cadeia. Estas são as historicamente chamadas "Bombas-A", apesar de este nome não ser preciso pelo fato de que a chamada fusão nuclear também é tão atômica quanto a fissão.

Bombas de fusão nuclear
Reação de implosão no núcleo de uma Bomba atômica.
Baseiam-se na chamada fusão nuclear, onde núcleos leves de hidrogênio e hélio combinam-se para formar elementos mais pesados e liberam neste processo enormes quantidades de energia. Bombas que utilizam a fusão são também chamadas bombas-H, bombas de hidrogênio ou bombas termonucleares, pois a fusão requer uma altíssima temperatura para que a sua reação em cadeia ocorra. A bomba de fusão nuclear é considerada a maior força destrutiva já criada pelo homem, embora nunca tenha sido usada.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE



Oi, pessoal! olha eu de novo na CHEMISTRY !!!!!!!!!!

Antes de qualquer coisa precisamos saber o que é radiação e radioatividade:

Radiação
Em um sentido amplo, radiação é tudo que é irradiado (enviado em forma de raios) por algum lugar. A luz que vem do Sol é uma forma de radiação, assim como a luz de uma lâmpada e as ondas de rádio .A radiação pode ser de dois tipos: particulada (por partículas) ou ondulatória (por ondas). A luz do Sol é uma radiação por ondas já que a luz é uma onda eletromagnética. Quando você vai à praia, está se submetendo à radiação solar.
Radioatividade
Radioatividade é a emissão espontânea de radiação pelos núcleos dos átomos de determinados elementos. Radiação espontânea :independe de estar ligado ou desligado. Um aparelho de raios-X emite radiação quando ligado, mas se o desligarmos a emissão cessa. O aparelho de raio-X não é radioativo, embora emita radiação.
Por que um núcleo é radioativo?Quando um núcleo de um átomo tem excesso de partículas ou carga ou muita energia, ele pode se tornar instável. Se isso acontece ele procurará atingir a estabilidade emitindo algum tipo de radiação.Nessas emissões ele busca a estabilidade, ou seja, vai ser tornar outro elemento, uma vez que perde massa e número atomico
A radiação pode ser em forma de partículas alfa ou beta ou gama (por ondas eletromagnéticas ).
Radiação faz mal?
Somos "projetados" para suportar determinados níveis de radiação. Obviamente se ficarmos expostos a quantidades maiores podemos ter uma série de problemas, que vão desde simples queimaduras até câncer.Radição traz algum benefício?Sim. A radiação tem propriedades que nos podem ser muito úteis:
Radiação pode ser absorvida ou atravessar a matéria;
Pela absorção da energia (em forma de calor), células e pequenos organismos podem ser destruídos;
A propriedade de penetração das radiações permite identificar a presença de um radioisótopo em determinado local;
A quantidade de energia gerada pela fissão nuclear é muito grande
.( obrigada, prof. Fábio , do COC!)
E A BOMBA NUCLEAR, COMO É FEITA????????? E A ENERGIA NUCLEAR?
aguardem!!!!!!!!!! é o próximo assunto!
CHEMISTRY: WE LOVE THIS!!!!!!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

HAFNIO - A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS!

BELO PEDAÇO DE HAFNIO COM ZIRCONIO!
Sabia que esses metais são vendidos pela Net? Uma bolinha de hafnio, do tamanho de uma bola de gude,custa cerca de 85 euros!!!!!!!!
O háfnio é um elemento químico de símbolo Hf , de número atômico 72 ( 72 prótons e 72 elétrons ) e de massa atómica igual a 178,5 g/mol. À temperatura ambiente, o háfnio encontra-se no estado sólido.
É um metal de transição situado no grupo 4 ( 4 B ) da classificação periódica dos elementos. É de coloração cinza prateado, brilhante, quimicamente muito parecido com o zircônio, ambos encontrados nos mesmos minerais e compostos , sendo difícil separá-los. Forma ligas com o tungstênio usadas em filamentos de lâmpadas e em eletrodos. Também se usa como material de barras de controle de reatores nucleares.O carbeto de háfnio ( HfC ) é o composto binario mais refratário conhecido, e o nitreto de háfnio ( HfN ) é o mais refratário de todos os nitretos metálicos conhecidos, com um ponto de fusão de 3310°C. Este metal é resistente as bases concentradas, porém os halogênios podem regir com ele para formar tetrahaletos de háfnio ( HfX4 ). A temperaturas altas pode reagir com oxigênio , nitrogênio , boro , enxofre e silício.

Aplicações
O háfnio é utilizado para fabricar barras de controle empregadas em reatores nucleares, como aquelas usadas em submarinos nucleares. Esta aplicação é devido a fato de que a secção de captura de neutrons do háfnio é umas 600 vezes maiores que a do zircônio, com o qual tem uma alta capacidade de absorção de neutrons, além do mais tem propriedades mecânicas muito boas, assim como uma alta resistência a corrosão.
Em meados de 2006 a Intel anunciou uma nova tecnologia que utiliza o háfnio como componente básico para a construção das paredes dielétricas dos transistores em sua nova geração de microprocessadores de 45 nanometros (apelidado de Penryn).
Outras aplicações:
Em lâmpadas de gás incandescentes.
Em Processadores Intel com tecnologia 45Nm
Para eliminar oxigênio e nitrogênio em tubos de vácuo.
Em ligas de ferro , titânio , nióbio , tântalio (elemento químico) e em outra ligas metálicas.
Em eletrodos para corte a plasma.( fonte- Wikipédia)

Arquivo do blog