segunda-feira, 9 de maio de 2016

UMA IMAGEM- S,L,G, PLASMA

ALÔ PESSOAL!!!!
Uma imagem basta para você visualizar!






via GIPHY

CONVERTENDO LIXO INDUSTRIAL EM METANOL

ALÔ PESSOAL!!!
Agora vamos falar de Química Verde!
Um assunto que pode gerar muitos questionamentos.
O texto principal saiu na REVISTA " Nature." setembro de 2015


A produção de BioDiesel envolve a hidrólise dos ésteres de ácido graxo – produzindo toneladas de glicerol, o lixo que vem se tornando um transtorno nas indústrias: o que fazer com tanto 1,2,3-propanotriol?
 



A produção de biodiesel a partir da transesterificação de triglicerídeos derivados de plantas com metanol foi comercializado extensivamente.
O glicerol impuro é obtido como um sub-produto em cerca de um décimo da massa do biodiesel .
 A utilização desse glicerol  bruto é importante para a melhoria da viabilidade do processo global . Aqui mostra-se que o glicerol  bruto pode reagir com água sobre catalisadores de óxido de base ou redox muito simples para a produção de metanol com rendimentos elevados .
 Isso em  conjunto com outros produtos químicos úteis , em um processo de baixa pressão de uma só vez.
A nossa descoberta abre a possibilidade de reciclagem do glicerol  bruto produzido durante o fabrico do biodiesel . Além disso , mostra-se que as moléculas que contêm pelo menos dois grupos hidroxilo podem ser convertidos em metanol , o que demonstra alguns aspectos da generalidade desta nova química.











reações que ocorrem -
 informações: http://www.nature.com/nchem/journal/v7/n12/full/nchem.2345.html





É POSSIVEL TRANSFORMAR GÁS CARBÔNICO EM ETANOL

ALÔ PESSOAL!!!
E se fosse possível converter gás carbônico em gasolina???
Mas é!
Veja essa reportagem que saiu no Tecmundo:




Uma empresa alemã chamada Sunfire GmbH anunciou sua mais nova criação: uma tecnologia chamada “Power to Liquid” que consegue transformar água e gás carbônico em gasolina sintética. Cada molécula do líquido (H2O) e do gás (CO2) passa por um procedimento em que os átomos de oxigênio são removidos de suas fórmulas. O que resta das duas cria a partícula básica para uma gasolina alternativa (-CH2-).
Esse procedimento requer bastante energia para ser iniciado e concluído, mas também gera muito calor. Esse calor pode ser aproveitado e transformado novamente em eletricidade, o que torna a sintetização da gasolina da Sunfire muito mais eficiente do que o refinamento do petróleo. A empresa comenta que a eficiência energética do combustível chega a 70% por conta desse reaproveitamento.



Os detalhes mais minuciosos sobre como isso pode ser feito em larga escala não são revelados, naturalmente, mas a companhia até criou um esquema para mostrar como sua tecnologia consegue resultar na produção de gasolina a partir de duas moléculas massivamente presentes no planeta.

Impacto ambiental

Você pode estar imaginando que os problemas climáticos atuais estão sendo causados mais pela queima da gasolina do que pela produção da mesma. Então, porque produzir o combustível de forma sintética ajudaria de alguma forma? É importante lembrar que a “matéria-prima” da gasolina sintética é o gás carbônico (CO2), um dos seus principais subprodutos.
Assim, à medida que a gasolina sintética é queimada em motores de carros tradicionais, a produção da mesma poderia remover boa parte do CO2 que ela joga na atmosfera, em teoria.
A substituição do petróleo por uma matéria-prima mais limpa para a produção de combustíveis seria um grande passo na caminhada para melhorar as condições do planeta, mas ainda não há informações e dados práticos acerca da gasolina da Sunfire. Não há também expectativas sobre quando ela poderia começar a aparecer no mercado.
fonte:http://www.tecmundo.com.br





Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Fazendo a vida ser interessante