segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

UM INCRÍVEL HIDROGEL

ALÔ PESSOAL!!!
Mais um ano indo embora!!!!
Mas estamos aqui, vendo novidades!
Assista a esse vídeo:












Um hidrogel como nenhum outro: fratura somente em energia acima de 250 kJ/m2 – cerca de 100 vezes mais resistente do que um hidrogel convencional.


O segredo está no reforço do hidrogel através um polianfótero com fibras de vidro. O material tem resistência mecânica comparável a plásticos duros como kevlar ou poliuretanas.

Hidrogel é um gel formado por uma rede tridimensional de polímeros e copolímeros hidrofílicos, composto por água (70% - 90%), óxido de polietileno, poliacrilamida e polivinilpirrolidona.


POLIACRILAMIDA  http://patentados.com/img


 POLIVINILPIRROLIDONA

As principais ações do hidrogel são:
  • Hidratação de feridas secas;
  • Promoção da autodestruição celular (autólise);
  • Mantém a ferida úmida, absorvendo o exsudato;
  • Alívio da dor, pela sua alta umidade e hidratação das terminações nervosas.
O hidrogel é frequentemente utilizado em cirurgias plásticas para aumentar o volume de determinadas regiões do corpo, como coxas e nádegas, sendo também usado para preencher linhas de expressão e rugas no rosto e pescoço.
Nestes casos, o hidrogel é injetado sob a pele num procedimento cirúrgico feito com anestesia local, preferencialmente realizado por um cirurgião plástico ou um dermatologista. O hidrogel permanece no corpo por até dois anos, sendo absorvido pelo organismo após esse período.


Hidrogel Amorfo


Pode ser a base de glicerina ou água e ter na sua composição alginatos e carboximetilcelulose de cloreto de sódio a 20% para tratar feridas secas ou a 0,9% para processos de cicatrização e ainda alginato de cálcio.
É transparente, o que permite a visualização da ferida e pode ser estéril e não estéril.




Quais as utilidades desse novo hidrogel??


"Os ligamentos são tecidos biológicos úmidos, únicos com módulo de alta tensão  e resistência à fratura, combinados com alta flexibilidade de flexão. Desenvolvimento de materiais sintéticos com estas propriedades é um desafio significativo. Compósitos de hidrogel feitos de tecidos de alta rigidez é uma estratégia para desenvolver tais materiais exclusivos.
 No entanto, a capacidade para produzir estes materiais tem sido difícil, uma vez que os hidrogéis comuns incham em água e fracamente interagem com componentes sólidos, que limitam a transmissão de força a partir do tecido para a matriz de hidrogel. Neste trabalho, pela primeira vez, nós produzimos com sucesso compósitos de hidrogel extraordinariamente difíceis, selecionando estrategicamente um recentemente desenvolvidos hidrogel  que não incha  em água.
Os novos compostos, que consiste em hidrogéis polianfóteros e tecidos de fibras de vidro tecidas, exibem extremamente alta resistência efetiva (250 [espaço fina (1/6-in)] J 000 M-2), elevada resistência ao rasgamento (N ~ 65 mm-1) , módulo de alta resistência (606 MPa) e baixo módulo de flexão (4,7 MPa). Mesmo que estes compostos são constituidos de materiais biocompatíveis contendo água,, as suas propriedades mecânicas são comparáveis ​​aos de alta tenacidade Kevlar / misturas de poliuretano e de polímeros reforçados com fibras.
Importante, as propriedades mecânicas destes compósitos superaram grandemente as propriedades de cada um dos componentes individuais. Um mecanismo proposto é baseado na teoria de tecido rasgar estabelecido, o que vai permitir o desenvolvimento de uma nova geração de compósitos mecanicamente robusta com base em tecidos.
 Estes resultados serão importantes para o desenvolvimento de próteses biológicas macias, e para aplicações comerciais tais como luvas resistentes ao rasgamento e coletes."

fontes :http://falaquimica.com
http://www.significados.com.br
http://pubs.rsc.org/en/content/articlehtml/2015/mh/c5mh00127g - tradução do texto feito pelo XQUIMICA.






Arquivo do blog