sábado, 7 de junho de 2008

GELO SECO E SABÃO LÍQUIDO! VEJA QUE A ESPUMA SOME NA MÃO!!!!!

ENEM

ACELEREM! A INSCRIÇÃO DO ENEM VAI ATÉ 13 DE JUNHO!
FAZER ESSE EXAME É MUITO IMPORTANTE POIS TE AJUDA NA PONTUAÇÃO DE VÁRIAS UNIVERSIDADES!
ALÉ DISSO , DÁ PARA VOCE TER UMA IDÉIA DE COMO VAI SEU CONHECIMENTO GLOBAL...
ANOTA AÍ:
Ao responder, tenha calma: leia e releia a questão antes de marcar a alternativa que você julga ser correta. Muitos participantes se deixam tomar pelo nervosismo e acabam cometendo falhas “bobas” apenas por não reler a questão. Calcule o tempo que você gasta para fazer uma redação de 30 linhas e responder a 63 questões. É importante que você mantenha um ritmo e deixe para o final 30 minutos só para transcrever suas opções para o formulário de respostas, o que exige bastante concentração. Já pensou responder tudo certo e transcrever tudo errado?
O ENEM É MUITO FOCADO NA INTERSECÇÃO DAS DISCIPLINAS. UTILIZA GRÁFICOS, TEXTOS E CONHECIMENTOS DO MUNDO ATUAL PARA FORMULAR SUAS QUESTÕES.
POR ISSO, LEIA, FIQUE ATENTO AO QUE ACONTECE E TENHA POSICIONAMENTOS CLAROS, SEM ESSA DE " EU ACHO QUE..."
A REDAÇÃO COSTUMA VERIFICAR NÃO SÓ O USO DA LÍNGUA PORTUGUESA, MAS O PODER DE COLOCAR AS IDÉIAS DE MODO COERENTE E CONCISO.
AH! PROCURE PALAVRAS NOVAS NO DICIONÁRIO, AFINAL , SE SEU VOCABULÁRIO É MEIO POBRINHO, NADA MELHOR DO QUE DAR UM "UP" NELE!!!!!!!!!
ENTÃO, SORTE!!!!!!!!!!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A China paga um pesado custo humano e ambiental pelo feroz e incessante crescimento das últimas três décadas. O país, que acaba de assumir a liderança mundial na emissão de gases que provocam o efeito estufa, tem 70% de seus rios, lagos e reservatórios poluídos, recebe chuva ácida em 30% de seu território, abriga 20 das 30 cidades mais poluídas do mundo e vê milhares de seus habitantes morrerem prematuramente de doenças relacionadas à má qualidade do ar e da água.
O uso do carvão como principal fonte de energia responde por muitos desses problemas. A China é o segundo maior consumidor de energia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e 68% da demanda é atendida pelo carvão, o mais poluente dos combustíveis fósseis
. ( Estado de São Paulo )
Vejam, hoje é o dia mundial do meio ambiente, como se os outros dias não fossem!!!!!!!!!!
Mas, pensem bem, se não fizermos nossa parte, e rápido, vamos entregar às gerações futuras , um aglomerado de lixo.
A falta de água potável já é realidade. O litro de água custará mais caro que o litro de combustivel, sendo que voce não pode matar a sede com gasolina!
O que podemos fazer?
Ficar pelado na rua, berrar feito louco, se atirar na frente das pessoas implorando para olharem:NÃO RESOLVE!!!!!!!! (pode até ser engraçado, mas...)

Então , atentos para pequenos detalhes que fazem a diferença:
- ACORDE E ABRA A JANELA! LUZ NATURAL É BOA E VOCE NÃO PRECISA ACENDER A LUZ!
- ENQUANTO ESCOVA OS DENTES, FECHA A TORNEIRA! SÃO VÁRIOS LITROS INDO PARA O RALO!
-TOMA BANHO RÁPIDO!!!!!!!! NÃO PRECISA ACABAR COM A ÁGUA DO PLANETA PARA FICAR LIMPINHO!
- USE UM APARELHO DE CADA VEZ! VOCE SÓ TEM DOIS OUVIDOS, ENTÃO PARA QUE COMPUTADOR, DVD, TV,MP3, MP4, SOM AMBIENTE, CELULAR LIGADOS TODOS JUNTOS? DETALHE: VOCE ESTÁ ESTUDANDO QUÍMICA!!!!!!!
- APAGUE AS LUZES QUANDO SAIR DE UM LUGAR PARA OUTRO!!!!!! MESMO QUE FANTASMAS EXISTAM, ELES NÃO PRECISAM DE LUZ PARA VER VOCÊ!
- QUANDO ABRIR A GELADEIRA, FECHA ! AR GELADO TAMBÉM SAI E VAI EMBORA!
- NÃO BRINQUE COMO O MICROONDAS!
- FAÇA RECICLAGEM CONSCIENTE, SEPARE AS EMBALAGENS, LAVE OS VIDROS, GARRAFAS PET.. AMASSE BEM PAPÉIS PARA OCUPAR MENOR VOLUME.
É DIFÍCIL????????
NÃO NÃO NÃO!!!!!!!!
ACORDA PARA A VIDA!!!!!!!!!

-

quarta-feira, 4 de junho de 2008

VEJA COMO AS GELEIRAS SE TRANSFORMAM EM MARES...

CARBONO E O PROTOCOLO DE KIOTO

PEQUIM- UMA DAS MAIS POLUÍDAS

ENTÃO, PESSOAS QUE LÊEM, É HORA DE SABER MAIS SOBRE OS EFEITOS DOS DERIVADOS DE CARBONO NA ATMOSFERA. VEJA, O CARBONO FORMA COMPOSTOS ORGÂNICOS, QUANDO SE LIGA A ELE MESMO EM LONGAS CADEIAS. MAIS TARDE EU VOU FALAR SOBRE OS COMPOSTOS ORGÂNICOS.

O CARBONO TAMBÉM FORMA COMPOSTOS INORGÂNICOS ( CARBONATOS) E ESTÁ PRESENTE EM VÁRIAS FÓRMULAS QUE VOCE CONHECE ( CO, CO2 , H2CO3, CaCO3...)

O PERIGO É QUANDO ESSE GÁS CARBONICO( CO2 ) E O MONÓXIDO DE CARBONO ( CO) FORMAM UMA CAPA SOBRE A TERRA, COMO SE FOSSE UM COBERTOR. ENTÃO OS POLUENTES NÃO SE DISPERSAM... É O "EFEITO ESTUFA"

PARA CONTROLAR AS EMISSÕES QUE PODEM ACABAR COM O PLANETA, FOI FEITO O PROTOCOLO DE KIOTO:

PARA VOCE SABER, AÍ VAI A HISTÓRIA DO MESMO:( texto extraído da Wikipédia)

O Protocolo de Quioto é consequência de uma série de eventos iniciada com a Toronto Conference on the Changing Atmosphere, no Canadá (outubro de 1988), seguida pelo IPCC's First Assessment Report em Sundsvall, Suécia (agosto de 1990) e que culminou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CQNUMC, ou UNFCCC em inglês) na ECO-92 no Rio de Janeiro, Brasil (junho de 1992). Também reforça seções da CQNUMC.
Constitui-se no protocolo de um
tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global.
Discutido e negociado em
Quioto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de 1999. Sendo que para este entrar em vigor precisou que 55% dos países, que juntos, produzem 55% das emissões, o ratificassem, assim entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de 2004.
Por ele se propõe um
calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990 no período entre 2008 e 2012, também chamado de primeiro período de compromisso (para muitos países, como os membros da UE, isso corresponde a 15% abaixo das emissões esperadas para 2008).
A redução das emissões deverá acontecer em várias atividades econômicas. O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas:
Reformar os setores de energia e transportes;
Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
Limitar as emissões de
metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
Proteger florestas e outros sumidouros de
carbono.
Se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, estima-se que deva reduzir a
temperatura global entre 1,4ºC e 5,8ºC até 2100, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.

VALE LEMBRAR QUE OS ESTADOS UNIDOS, O MAIOR EMISSOR DE GASES POLUENTES, NÃO ASSINOU O TRATADO NA SUA TOTALIDADE.

E, O AQUECIMENTO GLOBAL PODE PROVOCAR O DERRETIMENTO DAS C ALOTAS POLARES, AUMENTANDO O NÍVEL DOS MARES, E PROVOCANDO INUNDAÇÕES...( ESTUDOS APONTAM PARA ESSE CAMINHO, MAS HÁ QUEM DISCORDE E DIGA QUE TUDO É MEIO PARA ACABAR COM A HEGEMONIA DOS PAÍSES RICOS !)

OBSERVE QUE ALGUMAS COISAS JÁ ACONTECEM!!!!!!!!!!


terça-feira, 3 de junho de 2008

CARBONO E A FAMÍLIA 4A !

BOM, AGORA VAMOS VER OS ELEMENTOS DA FAMÍLIA 4A. O MAIS IMPORTANTE DELES É O CARBONO, PORQUE ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS COMPOSIÇÕES ORGÂNICAS,INCLUINDO ALIMENTOS, COMBUSTÍVEIS E ROUPAS.
NO VIDEO ABAIXO VOCES ESTÃO VENDO A RELAÇÃO ENTRE O AQUECIMENTO GLOBAL E O CARBONO!
MAS, SEM RAIVA DOS CARBONINHOS!!!!!! ELES NÃO TEM CULPA DE SEREM TÃO VERSÁTEIS !
O CARBONO É UM ELEMENTO QUE ACEITA 4 LIGAÇÕES, FORMA CADEIAS LONGAS, SE LIGA AO OXIGÊNIO, ENXOFRE, NITROGÊNIOE HIDROGÊNIO FORMANDO OS MAIS VARIADOS COMPOSTOS COMO : TEFLON, BORRACHA SINTÉTICA, NYLON, MANTEIGAS,MARGARINAS, GASOLINAS... A LISTA É INFINITA!
AGORA, OS ELEMENTOS DA FAMÍLIA 4 A:
COMI SIRI GELADO SEM PROBLEMA!!!!!!
OU SEJA :
CARBONO SILICIO GERMANIO ESTANHO E CHUMBO!!!!
AGORA, DE ONDE VEM TANTO CARBONO???????
NÃO HÁ FÁBRICAS DE CARBONO? OU SERÁ QUE TEM????????

AQUECIMENTO GLOBAL E CARBONO

Arquivo do blog