quinta-feira, 17 de julho de 2008

BAIXA UMIDADE, MUITO CUIDADO!

Zona Sul registra 29% de umidade do ar, o mais baixo de SP no dia( COM 30% JÁ ESTAMOS EM ESTADO DE ATENÇÃO!)
Índice foi observado no bairro do Campo Limpo, por volta das 15h.Medição foi feita pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura.

A quarta-feira (16) foi mais um dia de céu aberto e nem um pingo de chuva em São Paulo. Apesar disso, o Centro de Gerenciamente de Emergências (CGE) da Prefeitura registrou uma elevação nos índices de umidade relativa do ar na cidade.

Dicas para enfrentar o tempo seco

Em média, atingiu os 40% em quase todas as regiões, de acordo com as medições do CGE. O índice mais baixo do dia - 29% - foi registrado em Campo Limpo, na Zona Sul da capital, por volta das 15h, segundo o órgão municipal. Com a relativa melhora na umidade, as regiões permaneceram em estado de observação durante todo o dia.A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera tolerável a umidade acima dos 30%. Entre 20% e 30%, é considerado estado de atenção; entre 12% e 20% é verificado estado de alerta; e abaixo de 12% é estado de emergência.

Cuidados
Por causa dos baixos índices de umidade, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha com a expectativa de aumento significativo de doenças respiratórias como gripes, resfriados, rinites, bronquites e pneumonias. Segundo a secretaria, entre abril e setembro de 2007, meses historicamente considerados mais críticos em relação aos indicadores de umidade, foram realizadas 1,5 milhões de inalações na rede municipal de saúde.

Só no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, referência em pediatria na Região Metropolitana de São Paulo, as doenças respiratórias representaram 70% dos casos atendidos no pronto-socorro no período. Além das crianças, os idosos são os que mais sofrem neste período. A prevenção, segundo especialistas, tem papel fundamental para evitar o agravamento dos problemas respiratórios. São eles: - Deixar sempre as janelas abertas para favorecer a circulação de ar; - Evitar locais fechados com aglomeração de pessoas; - Consumir muito líquido; - Aumentar a umidade do ar na casa ou apartamento, colocando, por exemplo, uma bacia com água no quarto das crianças; - Limpar a casa e os móveis com panos úmidos para evitar o contato com o pó, foco de ácaros, responsáveis por alergias respiratórias. O encaminhamento para um posto médico deve ser feito caso sejam identificados os seguintes sintomas: - Febre alta e persistente; - Presença de tosse e coriza por mais que cinco dias; - Falta de ar e dificuldade respiratória; - Dores que não desaparecem após o uso de analgésicos.
( notícia extraída do Google)

momento químico: sem chuva, não há evaporação... sem evaporação não há umidade... sem umidade não há saturação do ar com gotículas de vapor... sem essa gotículas não se formam nuvens... sem nuvens não há chuva!!!!!!!!!!!

Arquivo do blog