terça-feira, 2 de novembro de 2010

TERRAS RARAS

OLÁ PESSOAL!!!!!!
TUDO BEM?
o Estado de São Paulo publicou uma reportagem sobre terras raras, escrita por Gilles Lapouge.
Como o assunto é dos mais interessantes, está aqui no XQUÍMICA.
Acima tem uma foto de imãs super poderosos, uma das utilidades das terras raras.( imagem:http://faraday.fc.up.pt)Ahn?????????
O que são terras raras?
É isso que perguntou?
Escutei e vou te responder: são minerais nào ferrosos que incluem 17 variedades de elementos químicos, como lantânio, neodímio, cério,praseodímio,promécio,samário,európio, gadolinio,terbio,disprosio,holmio,erbio, tulio,iterbio,escandio,lutecio.
Ufa!
São usados na alta tecnologia, como imàs que transformam energia elétrica em energia mecânica. os elementos das terras raras são encontrados em todos os produtos high tech , celulares, trens-bala, iPods, fibras óticas, painéis solares, e muito mais.
A China não é o único local do planeta que tem terras raras, mas é o que produz a preços imbativeis, fazendo com que a concorrência deixe de explorar.(A)
Agora, o campeão de produtos de alta tecnologia é o Japào, que não dispondo de recursos materiais, baseia sua economia nas indústrias de ponta. Já a China nào domina a alta tecnologia, mas são os maiores produtores de terras raras.(B)
Junte A com B.
O Japão não é o único país que a China poderia dobrar limitando as entregas de terras raras. Os EUA estão na mesma situação assim como grandes países industrializados.
E as primeiras escaramuças já ocorreram em 21 de setembro, quando a alfandega nipônica constatou que os contêineres que chegam regularmente da China não haviam sido descarregados em portos japoneses.
Eles costumam estar cheio de terras raras...
As principais fontes económicas de terras raras são os minerais bastnasite, monazite e loparite e as argilas lateríticas. Apesar da sua abundância relativa elevada, os minerais de terras raras são mais difíceis de minerar e de extrair do que fontes equivalentes de metais de transição, devido em parte às suas semelhanças químicas. Esta dificuldade torna os metais de terras raras relativamente caros, pelo que o seu uso industrial foi limitado até serem desenvolvidas técnicas de separação de alto rendimento, tais como a troca iónica, cristalização e extração líquido-líquido nas décadas de 1950 e de 1960( Wikipédia)

As maiores reservas de bastnaesita( comum nas terras raras ) estão na China e nos EUA. No Brasil, Austrália, Índia, África do Sul, Tailândia e Sri Lanka ocorrem na monazita e em areias com minerais pesados.
A China possui 57,7% das reservas mundiais de terras raras, seguida pela Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e dos EUA. O país continua na liderança da produção mundial. Em 2008, não foram lavradas terras raras nos EUA; entretanto, concentrados de terras raras previamente produzidos em Mountai Pass, CA, foram processados para obtenção de concentrado de lantânio e didímio (75% neodímio e 25% de praseodímio)
XQUÍMICA E A RARIDADE!

Arquivo do blog