sábado, 18 de outubro de 2008

EXTINTOR IGUAL AO NOSSO!



ONTEM NÓS PEGAMOS UM EXTINTOR DE INCÊNDIO PARA MOSTRAR COMO FUNCIONA.

O MESMO TIPO É USADO NESTE VIDEO , OU SEJA, PÓ QUÍMICO, NA SUA MAIOR PARTE BICARBONATO DE SÓDIO.

ESSE TIPO DE EXTINTOR APAGA FOGO DE LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS E FIAÇÃO ELÉTRICA.

VEJA O PÓ QUE FICA... É O MESMO QUE NÓS VIMOS NO COLÉGIO....E PARA QUEM EXPERIMENTOU, É SALGADO MESMO, AFINAL É UM SAL!!!!!!!!!!

MOMENTO LIMPEZA TOTAL!!!!USOS DO BICARBONATO DE SÓDIO!

Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades
Tenha sempre em casa Bicarbonato de Sódio, ele é muito útil, veja as dicas:

Bicarbonato de Sódio
O bicarbonato de sódio é útil em quase tudo. Pode ser usado umas pitadas em cima do creme dental, ajuda a branquear os dentes. Usa-se uma colher (cafezinho) em ½ copo de água para fazer bochecho após escovar os dentes, ajuda a combater à carie dentária e aftas. Quando sai firidinha no canto da boca ou na língua, coloca-se uma pitada em cima, arde e queima um pouquinho, mas logo cura, aplicar 3xdia. Usa-se também em bolos junto do fermento bem pouquinho para massa ficar leve. Usa-se como antiácido para aliviar dor de estomago. Usa-se com água morna uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água, para limpar a geladeira, tira o odor impregnado de alimentos. E também tem várias dicas de limpeza onde é utilizado o bicarbonato de sódio. Enfim, se faz várias coisas com bicarbonato de sódio, por isto é importante sempre ter em casa.

Como antiácido para aliviar dor de estomago: Dissolver 2,5g (1 colher de café) em um copo de água filtrada e tomar 30 minutos antes das refeições, para neutralizar o excesso de secreção gástrica no estômago. Não usar juntamente com dieta láctea (a base de leite) devido a possibilidade de ocorrência de síndrome alcalino-láctea. (Fonte: Resolução-RDC N° 199, de 26 de outubro de 2006 – ANVISA)
Remoção de odores de geladeira e freezer: Depois de retirado todo o gelo, limpe com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato de sódio [uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água morna] e depois seque com um pano limpo. Esta mesma solução pode ser utilizada para retirar qualquer cheiro forte que tenha ficado no plástico, mergulhe os vasilhames em água com bicarbonato de sódio, e deixe por vários minutos, depois lave normalmente com água.
Limpeza da cafeteira de aço inox: Adicione duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio a um volume de água equivalente a sua capacidade, deixe-a ferver durante 10 a 15 minutos numa vasilha e então despeje a solução sobre a cafeteira.
Limpeza da garrafa térmica: Lave a ampola (vidro prateado) com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio para retirar resíduos do líquido. Enxágüe bem. Não use utensílios de metal para limpar a ampola de vidro, pois ela é frágil.
Sujeira ou manchas no aço: Aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido com álcool etílico, até formar uma pasta (tipo pasta cristal), usando um pano macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do aço inox, faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares, depois, enxágüe com bastante água, preferencialmente morna e seque com pano macio.
Use bicarbonato de sódio na limpeza de utensílios de inox, dissolva 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um litro de água e lave as peças.
Para limpar panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça, depois de algumas horas lave, o queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe algum tempo e limpe.
Para cinza de cigarro no cinzeiro que continuam a queimar e são desagradáveis, evite isso colocando um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do cinzeiro.
Limpeza de carpetes: Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato de sódio e aspirando logo a seguir.Para evitar manchas amareladas em lycra branca: depois de lavar e enxaguar, logo em seguida, deixar por pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato de sódio, secar a sombra.

Para tirar aquelas marcas que com o uso ficam nas bordas internas das xícaras de café ou chá, basta esfregar bem com um pano úmido e bicarbonato de sódio.
Para desentupir o cano da pia, jogue dentro dele um pouco de bicarbonato (2 a 4 colheres de sopa), derramando em seguida meia xícara de vinagre.
Para limpar pentes, escovas e rolos de cabelo: Adicione 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em ½ colher (sopa) de hipoclorito de sódio numa bacia com um pouco de água morna. Coloque os objetos e deixe um pouco, mexendo sempre. Enxágüe e deixe secar no ar.
Para remover o mofo das cortinas do chuveiro: Use bicarbonato de sódio.
Para remover a corrosão da bateria: Esfregue os terminais da bateria e ganchos com uma solução de água com bicarbonato de sódio. Depois passe vaselina sólida.
Ladrilhos e cerâmicas: Para uma limpeza leve, lave os ladrilhos com uma solução de ½ xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna.
Para tirar manchas de ferrugem nos tecidos, passe uma mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio. Ou coloque suco de limão sobre a mancha, depois cubra o local com sal e deixe no sol por 20 minutos. Para ambos os casos, repita a operação se a mancha persistir e depois lave normalmente. Para remover as manchas de ferrugem em tecidos pode ser utilizado também o Tira Ferrugem.
Manchas amareladas de tecidos: Para clarear tecidos de algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio.

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um antiácido estomacal, pois neutraliza o excesso de ácido clorídrico (HCl) no suco gástrico.
NaHCO3 + HCl ® NaCl + H2O + CO2

É o principal componente do sal de frutas, que contém ainda ácidos orgânicos sólidos, como o ácido tartárico, o ácido cítrico e outros. A efervescência do sal de frutas se deve a liberação do gás carbônico (CO 2).
Na higienização bucal, na forma de bochecho o bicarbonato de sódio atua na neutralização dos ácidos que atacam o esmalte dentário, também para o combate de aftas.
O bicarbonato de sódio é utilizado na fabricação de fermento para pães, bolos, biscoitos, etc. Quando o bicarbonato de sódio é aquecido, há liberação do gás carbônico (CO 2), que faz a massa crescer.
2NaHCO3 ___> Na2CO3 + H2O + CO2

O bicarbonato de sódio também é usado na fabricação de extintores de espuma, que possuem em compartimentos separado, bicarbonato de sódio (NaHCO 3) e ácido sulfúrico (H2SO4). Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 mistura-se com o H2SO4 e essa reação produz CO2, que apaga o fogo. Esses extintores não são utilizados para apagar o fogo em instalações elétricas, porque a espuma é eletrolítica (conduz corrente elétrica).
O Bicarbonato de sódio é utilizado no tratamento de água para piscinas como controlador de pH (agente tamponante).
(OBRIGADA À QUIMIDROL- COMÉRCIO, INDÚSTRIA E IMPORTAÇÃO LTDA)

CARBONATO DE CÁLCIO- ONDE USA, COMO É...


Carbonato de Cálcio:


Substância química de fórmula CaCO3. É o principal componente de casas como os calcários. Tem características alcalinas (ou seja, é um sal com características básicas, e possui pH alto quando em solução aquosa ), e é resultado da reação do óxido de cálcio ( cal virgem ) com dióxido de carbono.
CaO + CO2CaCO3
Quando em solução aquosa sofre uma
hidrólise salina, produzindo uma base forte.
CaCO3 + H2OCO2 + Ca(OH)2
Esta caraterística básica é utilizada para reduzir a ácidez do
solo para a agricultura.
Na natureza os
minerais de carbonato de cálcio são encontrados sob duas formas cristalinas:
Aragonita: Quando seus cristais apresentam a forma ortorrômbica.
Calcita: Quando seus cristais apresentam a forma romboédrica


O carbonato de cálcio também é encontrado nas cascas dos ovos.


.O calcário, depois de extraído, selecionado e moído, é submetido a elevadas temperaturas em fornos industriais num processo conhecido como calcinação, que dá origem ao CaO (óxido de cálcio: cal) e CO2 (gás carbônico), a equação química dessa calcinação fica assim:
Para essa reação ocorrer à temperatura do forno da caieira (indústria produtora de cal) deve ser de, no mínimo, 850 °C, mas a eficiência total da calcinação se dá à temperatura de 900 a 1000 °C. Essa temperatura é garantida pela queima de um combustível, que pode ser: lenha (gasogênio), óleo combustível, gás natural, gás de coqueira, carvão e material reciclado.
Para a obtenção da cal hidratada é necessário promover a reação da cal virgem com H2O.

CaO + H2O --> Ca(OH)2


Esse hidróxido de cálcio é uma base e conhecida como cal apagada ou cal extinta, usada para pinturas em sarjetas, postes, é a famosa água de cal!


Na imagem acima voces veêm o calcário na sua forma bruta. É assim que ele vai ser calcinado( queimado) depois de moído!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

NÃO JOGUE O ÓLEO USADO NA PIA! FAÇA SABÃO!

object width="425" height="344">
ENTÃO PESSOAL , COMO HOJE NA AULA FICAMOS CONVERSANDO SOBRE AS MUITAS FORMAS DE FAZER SABÃO, AÍ VAI UMA BEM LEGAL, PORQUE UTILIZA ÓLEO USADO . SE VOCE NÃO QUISER, NEM PÕE O AMACIANTE, ELE SÓ VAI DAR UM AROMA.
QUANDO FEITO DE SODA CAÚSTICA E ÓLEO SOMENTE, FICA UMA BARRA BEM CONSISTENTE, QUE É USADAS EM LIMPEZA DE COZINHAS, COM GRANDE EFICIÊNCIA.E NÃO ESQUECE QUE A SODA CÁUSTICA É O NOME COMERCIAL DO HIDRÓXIDO DE SÓDIO ( NaOH), UMA BASE FORTE, QLUE SE DILUI MUITO BEM E É ALTAMENTE CORROSIVA.

COMO FAZER SABÃO AROMATIZADO


ESSA TÉCNICA PARTE DA BASE DE GLICERINA. DEPOIS SÃO ADICIONADOS OUTRAS SUBSTÂNCIAS, MAS O LAURIL É FUNDAMENTAL, ELE QUE DÁ A CREMOSIDADE E ESPUMA AO SABONETE.

O SABÃO ORIGINAL É FEITO COM SODA CAÚSTICA E GORDURA, QUE PODE SER ÓLEO VEGETAL OU GORDURA ANIMAL.

domingo, 12 de outubro de 2008

PASSAGENS DE ESTADO



VEJA: O IODO É UM SÓLIDO . QUANDO AQUECIDO SOFRE SUBLIMAÇÃO OU SEJA, PASSA DIRETO DO ESTADO SÓLIDO PARA O GASOSO.

MAS ATENÇÃO: HÁ TAMBÉM A RE-SUBLIMAÇÃO, PORQUE NO TUBO DE ENSAIO DENTRO DO ERLENMEYER, FORMAM-SE CRISTAIS DE IODO!

Arquivo do blog