terça-feira, 10 de abril de 2012

NAS ONDAS DO MICROONDAS

ALÔ PESSOAL!
Já falamos sobre microondas, mas ficaram algumas dúvidas e eu aprovetei esse desenho do fazfacil.com.br para exlicar mais algumas coisas.
Algumas pesoas me perguntam: devo ter medo das microondas?
Elas influenciam quem usa marca passo?
Elas fazem mal para a saúde?
O que ocorre é que estamos rodeados de ondas: televisão, rádios, celulares,todos os computadores ligados na rede mundial, e por aí vai.
Microondas são ondas de radiação eletromagnética exatamente com as ondas do rádio, mas com um comprimento de onda mais curto e com mais energia.Em tempo: o comprimento de onda e a energia são relacionados:quanto menor o comprimento de onda, maior a energia.
A radiação eletromagnética consistede ondas de energia pura,que viajam pelo espaço à velocidade da luz.A própria luz tem comprimento de onda menor, logo tem mais energia. As propriedades da radiação depende desses fatores, por isso voce não cozinha com luz e não lê com o microondas.
As microondas são geradas por um tubo de vácuo chamado de magnetron, que as descarrega dentro da caixa selada e as ondas ficam quicando de um lado para outro.
Voce pode esterilizar esponjas de lavar louças no microondas com bastante eficácia: é só colocá-la molhada dentro de um prato e deixar um minuto na potência alta. Cuidado que vai estar muito quente!
Quanto ao perigo das microondas , sim , elas atravessam o vidro, mas não o metal com que o vidro é revestido na porta.E se influenciam no marcapasso e nos celulares? Há muita divergência nesses assuntos e ainda não se se chegou a uma conclusão definitiva.
E uma coisa interessante: o forno de microondas não descongela o gelo!
Isso porque as moléculas de água, no gelo, são fortemente unidas e não conseguem se "virar" para cima e para baixo como na água líquida, o que provoca o aquecimento.
Então?
Ficou bem explicado?
fonte: "o que Einstein disse a seu cozinheiro", de Robert L. Wolke

MÁXIMA DE ABRIL E XQUIMICA



ALÔ PESSOAL!

Mais uma vez, o XQUIMICA colaborou com a revista MÁXIMA da Abril .

No"Simples Assim" da jornalista Mariana Viktor, foi feita uma matéria sobre 10 utilizações para o jornal, entre elas algumas citadas aqui noi blog.

Agradeço mais uma vez a oportunidade de participar!

Arquivo do blog