sexta-feira, 5 de março de 2010

NIÓBIO - FAMILIA 5B


OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!
Para quem mora no Sudeste o calorão passou!!!!!!!!!
Porém devemos ficar antenados nesses terremotos: ontem já ocorreram outros no Chile (6,0 e 6,6 nesta manhã de sexta feira ) É sabido que todo o planeta vai sofrer , de alguma forma, os efeitos dessa catástrofe.
Vamos ao nióbio?
O nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb , número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atómica 92,9 g/mol. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 ou 5B da classificação periódica dos elementos. O nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Tântalo — que por sua vez deu nome a outro elemento da família 5B, o tântalo.
Nióbio: parece nome de rei, reinado, ou qualquer coisa deste genero.
Mas é metal e fique sabendo que o Brasil é o único fornecedor mundial de nióbio!!!!!!!
Só falta dizer para que serve!
Olha as fotos acima: uma é da jazida e outra é do metal já preparado para utilização.
Inúmeras são as aplicações do Nióbio (Nb), indo desde as envolvidas com artigos de beleza, como as destinadas à produção de jóias, até o emprego em indústrias nucleares. Na indústria aeronáutica, é empregado na produção de motores de aviões a jato, e equipamentos de foguetes, devido a sua alta resistência a combustão. São tantas as potencialidades do nióbio que a baixas temperaturas se converte em supercondutor. O Brasil com reserva de mais de 97%, em Catalão e Araxá, é o maior produtor mundial de nióbio e o consumo mundial é de aproximadamente 37.000 toneladas anuais do minério totalmente brasileiro.
As diversas aplicações do Nióbio
Entre os metais refratários, o nióbio é o mais leve prestando-se para a siderurgia, aeronáutica e largo emprego nas indústrias espacial e nuclear. Na necessidade de aços de alta resistência e baixa liga e de requisição de superligas indispensáveis para suportar altas temperaturas como ocorre nas turbinas de aviões a jato e foguetes, o nióbio adquire máxima importância. Podem ser exemplificados outros empregos do nióbio na vida moderna: produção de aço inoxidável, ligas supercondutoras, cerâmicas eletrônicas, lente para câmeras, indústria naval e fabricação de trens-bala, de armamentos, indústria aeroespacial, de instrumentos cirúrgicos, e óticos de precisão. (texto extraido de http://www.midiaindependente.com.br/ )
Sinceridade:
XQUIMICA ESTÁ CHOCADA!!!!!!!! POR QUE UMA RIQUEZA DESSA NÃO É EXPLORADA?
POR QUE NÃO É DIVULGADA?
POR QUE NINGUÉM SABE A RESPEITO?

quarta-feira, 3 de março de 2010

ICEBERGS E MARES CONGELADOS




OLÁ PESSOAL! Ça va? Hello fellows!
Viram o tamanho do iceberg que se desprendeu??????? que é isso!Está se deslocando da Antartida indo para Austrália e segundo os glaciólogos pode causar muitos danos por entrar em águas mais quentes...
Mas o que são icebergs ? Qual a diferença com mar congelado?
Os icebergs são compostos de água doce pois são formações oriundas das neves da Era Glacial. Sua idade média é de aproximadamente cinco mil anos.
Os icebergs são enormes blocos que se desprendem das geleiras – formações oriundas das neves da Era Glacial – existentes no oceanos polares. Portanto, são de água doce. Os icebergs não devem ser confundidos com água do mar congelada, até porque sua idade média é da ordem de 5 mil anos, enquanto a água do mar congelada no inverno raramente resiste ao primeiro verão.(SUPER)

Os icebergs também flutuam devido ao fato da densidade do gelo ser menor que a densidade da água líquida.
Esse ato também explica porque o mar só congela por cima ( o lado que está em contato com as temperaturas baixas) e com menor densidade , o gelo forma uma capa isolante que evita a pasaagem das baixas temperaturas ,possibilitando a fauna e a flora marinha.Lembre também que o mar é salgado, uma mistura de água e sais e o ponto de congelamento é diferente da água pura.
Outra coisa interessante:
A maior parte dos icebergs são azuis, da cor do gelo glacial comprimido. Depois que passam por alguns ciclos de congelamento e degelo, eles se tornam brancos, da cor do gelo que contém bolhas de ar aprisionadas em seu interior. Alguns raros icebergs antárticos exibem um tom vistoso de verde. Eles se formam na porção inferior das espessas camadas de gelo da Antártida, onde estiveram em contato com a água do mar por séculos. A água marinha se congela como parte da formação, e como ela contém matéria orgânica dissolvida, ganha um tom amarelado, esverdeado ou marrom.
E para seu entendimento total os icebergs tem um tamanho muito maior do que voce vê: a parte embaixo do mar!
XQUIMICA, MAR, ICEBERG E VOCE: TEM A VER?
(foto iceberg gigante: estadao.com)

terça-feira, 2 de março de 2010

CARBONATOS - SAIS ESPECIAIS!

OLÁ PESSOAL!
Amanhã tem provinha de química e quem der uma passadinha por aqui vai "sair bem na fita"!

Os carbonatos são sais inorgânicos ou seus respectivos minerais que apresentam na sua composição química o íon carbonato CO3- 2.
Uma solução aquosa de dióxido de carbono contém uma quantidade mínima de H2CO3, chamado ácido carbônico , que se dissocia formando íons hidrogênio ( H+ ) e íons carbonato.
O termo carbonato é usado para referir-se a sais e a minerais que contém o íon. O mais comum é o calcário , ou carbonato de cálcio. O processo de remoção destes sais é denominado calcinação . A reação entre óxido de cálcio e gás carbonico forma o carbonato de cálcio:
CaO + CO2 → CaCO3
Calcita também é chamada de cálcareo que é o mineral de composição química CaCO3.
A chamada água dura, é uma água encontrada em regiões ricas em calcita contendo uma alta concentração de cálcio. Se a concentração for muito alta, a água não faz espuma em contato com o sabão.
Também é usada no solo para correção de pH.
Então, gostou do "calcarinho?"
(fonte: Wikipédia , imagem: argentina-infinita.com)

Arquivo do blog