sexta-feira, 5 de março de 2010

NIÓBIO - FAMILIA 5B


OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!
Para quem mora no Sudeste o calorão passou!!!!!!!!!
Porém devemos ficar antenados nesses terremotos: ontem já ocorreram outros no Chile (6,0 e 6,6 nesta manhã de sexta feira ) É sabido que todo o planeta vai sofrer , de alguma forma, os efeitos dessa catástrofe.
Vamos ao nióbio?
O nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb , número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atómica 92,9 g/mol. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 ou 5B da classificação periódica dos elementos. O nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Tântalo — que por sua vez deu nome a outro elemento da família 5B, o tântalo.
Nióbio: parece nome de rei, reinado, ou qualquer coisa deste genero.
Mas é metal e fique sabendo que o Brasil é o único fornecedor mundial de nióbio!!!!!!!
Só falta dizer para que serve!
Olha as fotos acima: uma é da jazida e outra é do metal já preparado para utilização.
Inúmeras são as aplicações do Nióbio (Nb), indo desde as envolvidas com artigos de beleza, como as destinadas à produção de jóias, até o emprego em indústrias nucleares. Na indústria aeronáutica, é empregado na produção de motores de aviões a jato, e equipamentos de foguetes, devido a sua alta resistência a combustão. São tantas as potencialidades do nióbio que a baixas temperaturas se converte em supercondutor. O Brasil com reserva de mais de 97%, em Catalão e Araxá, é o maior produtor mundial de nióbio e o consumo mundial é de aproximadamente 37.000 toneladas anuais do minério totalmente brasileiro.
As diversas aplicações do Nióbio
Entre os metais refratários, o nióbio é o mais leve prestando-se para a siderurgia, aeronáutica e largo emprego nas indústrias espacial e nuclear. Na necessidade de aços de alta resistência e baixa liga e de requisição de superligas indispensáveis para suportar altas temperaturas como ocorre nas turbinas de aviões a jato e foguetes, o nióbio adquire máxima importância. Podem ser exemplificados outros empregos do nióbio na vida moderna: produção de aço inoxidável, ligas supercondutoras, cerâmicas eletrônicas, lente para câmeras, indústria naval e fabricação de trens-bala, de armamentos, indústria aeroespacial, de instrumentos cirúrgicos, e óticos de precisão. (texto extraido de http://www.midiaindependente.com.br/ )
Sinceridade:
XQUIMICA ESTÁ CHOCADA!!!!!!!! POR QUE UMA RIQUEZA DESSA NÃO É EXPLORADA?
POR QUE NÃO É DIVULGADA?
POR QUE NINGUÉM SABE A RESPEITO?

Nenhum comentário:

Arquivo do blog