terça-feira, 1 de março de 2016

GRANITO E A RADIOATIVIDADE

ALÔ PESSOAL!
Quem leu a postagem anterior viu que existem granitos radioativos.
Mas onde eles estão?
Não se espante, mas o granito brasileiro é bem cotado no nível radioativo, segundo o site http://www.ehow.com.br
 Vejam:

Granito brasileiro

O granito brasileiro é conhecido por suas ricas variações de cor escura e as suas belas variações douradas e azuis. Alguns suspeitam que as minas de granito brasileiro podem conter altas concentrações de minério de urânio. Essas concentrações aumentam a probabilidade de se obter amostras de granito que emitem níveis mais elevados que os normais de radônio e material radioativo. Os primeiros relatórios preliminares sugerem que o granito brasileiro, principalmente a variação estriada, tem níveis anormalmente elevados de emissão de radônio. As versões estriadas populares incluem o Giallo Vicenza, o Café Azul, o Bordeaux, o Cinza Prata e muitos outros.
Foto granito bianco antico- Brasil- http://www.marmirossi.com

foto: granito azul imperial - Brasil - http://www.marmirossi.com

Granito namibiano

O granito namibiano é mais conhecido por sua variação Sol Tropical. Outros nomes para esse granito de tom amarelo incluem Spitzkop, Giallo África, Spitzkoppe, amarelo Namíbia. Os granitos que mostraram maiores níveis de emissão de radiação foram os estriados. O Namíbia azul também possui muitas veias e estrias. Existem granitos Namíbia azul disponíveis em quantidades limitadas. Outro tipo de granito da Namíbia, o Bianco Rhino, também pode emitir níveis superiores de radônio. Estudos preliminares também sugerem que esses granitos exóticos podem possuir minérios de urânio em quantidades mais elevadas, resultando no aumento das emissões de radiação.
foto: African red http://www.marmirossi.com

Outras variações de granito

Os geólogos ainda sabem muito pouco sobre quais os tipos de granitos específicos que emitem níveis mais elevados de radônio. Com mais de 2.700 variedades de granitos, acaba sendo difícil identificar aqueles com emissões elevadas de radônio. No entanto, um medidor ou um kit detector de radônio pode identificar facilmente se a pedra é de um tipo especial de granito que emite níveis elevados de radônio. O aluguel de um medidor de radônio pode custar centenas de dólares. Esses kits também podem diferenciar entre os níveis de radônio normais e anormais em granito. Algumas pedras possuem níveis superiores a média de núcleos de Urânio que radioativamente decai para Rádio, elemento fonte do gás radônio. A inalação de radônio expõe os tecidos biológicos diretamente aos elementos radioativos e pode aumentar as chances de se desenvolver câncer de pulmão. Até agora, os cientistas sabem muito pouco sobre quais bancadas de cozinha emitem maior quantidade de radônio e muitos fabricantes de granito ou distribuidores negam quaisquer alegações negativas.
 
ALGUMAS SÉRIES RADIOATIVAS E SEUS DECAIMENTOS ATÉ A ESTABILIDADE:
http://pt.slideshare.net/NaiMariano/aula-radioatividade-13001130


SERÁ QUE VOCE SABE TUDO SOBRE RADIOATIVIDADE?

ALÔ PESSOAL!!
Mais um desafio interessante: há emissões radioativas em lugares onde você nem pensa que poderia!
Essa reportagem saiu no Tec Mundo ( http://www.tecmundo.com.br ) , um super site que acompanha o Chemistry World e Chemistry News.


Vamos ?
1. A tripulação de um submarino nuclear está exposta a menos radiação do que quem está em terra seca.
2. A usina de Chernobyl ainda está emitindo radiação mesmo 30 anos depois do fatídico acidente. Isso pode gerar um colapso na estrutura e causar ainda mais emissões radioativas.


 


3. A estação Grand Central, em Nova York, tem uma enorme quantidade de granito e, por isso, emite muito mais radiação do que o que seria permitido – mesmo em uma usina nuclear!
 
4. O fungo Cryptococcus neoformans cresce em Chernobyl justamente pelos altos índices de radiação no ar.

5.Essa é para os fumantes: em média, uma pessoa que fuma recebe uma carga anual de radiação equivalente a 300 radioagrafias de tórax.

6. A maior quantidade de radiação espacial recebida pela Terra foi em 24 de dezembro de 2004, por causa de uma estrela de nêutrons a 50 mil anos-luz de distância.


7. As bananas são levemente radioativas.


8. Pilotos e comissários de bordo estão mais expostos à radiação do que funcionários de usinas nucleares.


9. Um punhado de urânio, que caiba em uma mão, tem praticamente a mesma quantidade de radiação que 10 bananas.


10. O controverso Projeto Manhattan testou os efeitos da radiação nos cidadãos de diversas maneiras, inclusive utilizando aveia radioativa na alimentação de bebês.


11. O mesmo projeto injetou uma enorme quantidade de plutônio no pintor de casas norte-americano Albert Stevens. Mesmo assim, ele sobreviveu aos efeitos radioativos por mais de 20 anos e se tornou o ser humano que ficou vivo por mais tempo com os altos índices de radiação no corpo.




12.Após a descoberta do rádio, muitos produtos como pastas de dentes e doces passaram a utilizar o elemento químico. Seus danos à saúde só foram descobertos anos depois.

13. Na década de 50, um brinquedo infantil foi vendido junto com amostras reais de minérios radioativos.

Granito emite radiação????

Algumas lajes de granito usadas em casas emitem níveis de radônio e radiação maiores que a média, causando alguma preocupação quanto aos consequentes efeitos na saúde . A exposição ao radônio é a segunda principal causa de câncer de pulmão, ao lado do cigarro. Nos estudos feitos até agora, a maioria dos granitos no mercado contêm quantidades insignificantes de radônio. (http://www.ehow.com.br)



Arquivo do blog