quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ÁTOMO- INÍCIO DE UMA HISTÓRIA

PARA OS INICIANTES:
ÁTOMO É A MENOR PARTE DA MATÉRIA, FORMADO POR UM NÚCLEO E UMA ELETROSFERA.
O NÚCLEO CONTÉM PROTONS E NEUTRONS QUE CONSTITUEM A MASSA DO ÁTOMO.
NA ELETROSFERA FICAM OS ELETRONS, CARGAS NEGATIVAS E MUITO RÁPIDAS.
AS CARACTERISTICAS DE UM ELEMENTO QUÍMICO É DADA PELO CONJUNTO DE SEUS ÁTOMOS.
BEM, MAS ISSO É OUTRA HISTÓRIA!!!!!!!

MAIS PETROLEO!

VEJA ESSA TORRE DE DESTILAÇÃO E OS PRODUTOS. AH! RETORTA É UM APARELHO DE DESTILAÇÃO, CRIADO POR MARIA, A JUDIA , NO SÉC 2 . ESSA ALQUIMISTA TAMBÉM CRIOU O FAMOSO " BANHO MARIA", QUE CONSISTE EM ESQUENTAR ALGUMA COISA DENTRO DE ÁGUA QUENTE ( INDUÇÃO)

PETRÓLEO E SUAS CARACTERISTICAS


Petróleo é uma combinação complexa de hidrocarbonetos,composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão.
É de aceitação para a maioria dos geólogos e geoquímicos, que ele se forme a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), mas esta não é a única teoria sobre a sua formação ( há controversias!)
O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos - reservatórios), mas também em rochas do embasamento cristalino. Os hidrocarbonetos, portanto, ocupam espaços porosos nas rochas, sejam eles entre grãos ou fraturas.
Durante a perfuração de um poço, as rochas atravessadas são descritas, pesquisando-se a ocorrência de indícios de hidrocarbonetos. Logo após a perfuração são investigadas as propriedades radioativas, elétricas, magnéticas e elásticas das rochas da parede do poço. É necessário saber como são as rochas para verificar o uso de ferramentas próprias.
PRODUTOS OBTIDOS NA DESTILAÇÃO DO PETRÓLEO:
Nas refinarias, o petróleo é submetido a uma destilação fracionada, sendo o resultado desse processo separado em grupos. Nesta destilação encontramos os seguintes componentes:
De 20 a 60 °C -> éter de petróleo
De 60 a 90 °C -> benzina
De 90 a 120 °C -> nafta
De 40 a 200 °C -> gasolina
De 150 a 300 °C -> querosene
De 250 a 350 °C -> gasóleo (PT) ou óleo diesel (BR)
De 300 a 400 °C -> óleos lubrificantes
Resíduos -> asfalto, piche e coque
Subprodutos -> parafina e vaselina
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia. Serve como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se: benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já provocou muitas guerras, e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação
COMO SE FAZ A DESTILAÇÃO:- VERIFIQUE OS NÚMEROS NO DIAGRAMA ACIMA!
1- Retirada do sal e da água, que se misturaram ao petróleo.
2 - Aquecimento do óleo em fogo direto a 320ºC e então, começa a se separar.
3 - Na coluna atmosférica, o petróleo é aquecido junto com vapor de água, para facilitar a destilação.
4 - Saída dos produtos, já separados..
5 - Produtos consumíveis.
É muito importante voce saber a origem dos hidrocarbonetos, afinal tudo na sua vida, gira em torno deles!

Arquivo do blog