quinta-feira, 2 de julho de 2009

CALORIAS - TABELINHA!

Oi pessoal!
a conexão com a net, hoje, está movida a lenha e apagada! Muito lenta!!!!!!!!
Mas estou aqui para mostrar a força da química!!!!!!!!!!!!
Vejam e usem a tabela de calorias que coloquei no lado oposto, embaixo.
É muito fácil de usar e bem legalzinha!
Nesses dias de ferias,frio, comidas e muitoooooo chocolate, é bom cuidar do peso, senão em agosto o calor chega e vai todo mundo se matar nas academias!
Agora qual a relação entre calorias, comidas e academia????????
Pode ter certeza que a chemistry explica tudo!!!!!!!!!
Até!

terça-feira, 30 de junho de 2009

CFC? GELADEIRA? CAMADA DE OZÔNIO?

oi, pessoal!!!!! estou esperando o tecnico da geladeira chegar.... a infeliz resolveu que não ia funcionar e parece que queimou a placa-mãe!


Então eu pensei: por que não escrever sobre o funcionamento da geladeira?

Para começar, como se faz gelo na geladeira?

Eu sei que há mudança de temperatura, e para isso é necessario um gás!

Esse gás, antigamente, era chamado freon, um cloro fluor carboneto!

Ele está aí em cima, que lindinho!

Denomina-se clorofluorcarboneto, clorofluorocarboneto ou clorofluorcarbono (CFC) o grupo de compostos pertencente à função orgânica derivados halogenados . Entre as principais aplicações se destacam o emprego como solventes orgânicos, gases para refrigeração e propelentes em extintores de incêndio e aerossóis.
São derivados dos hidrocarbonetos saturados obtidos mediante a substituição de átomos de hidrogênio por átomos de cloro e flúor.

Quando começou a ser utilizado, o freon, o mais conhecido CFC, parecia a solução perfeita aos problemas da refrigeração, por não se dividir e não causar danos ao seres vivos, muito melhor que o produto anteriormente utilizado, a amônia.Mas descobriu-se que esse gás é responsável pela destruição da camada de ozonio, uma vez que quebra a molécula de O3.

Como substituir?
Hidroclorofluorcarbonos e hidrofluorcarbonos são componentes feitos pelo homem que estão sendo usados para substituir os CFCs. Estes componentes são considerados como substitutos transitórios dos CFCs porque foi constatado que eles tem um grande potencial na atuação do aquecimento global da Terra.

eu é que não vou ficar sem geladeira!!!! a minha é relativamente nova, em substituição a uma igual à da vovô da figura!Agora resolveu pifar e o tecnico ainda não chegou para substituir a peça chave!

Arquivo do blog