quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA 2010

PARA OS QUÍMICOS, PARABÉNS!
O norte-americano Richard Heck e os japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki ganharam nesta quarta-feira o Prêmio Nobel de Química por terem descoberto novas formas de unir átomos de carbono, métodos atualmente usados na fabricação de remédios, na agricultura e na produção de eletrônicos. Os três foram agraciados com o prêmio pelas pesquisas nas décadas de 1960 e 1970 que levaram ao desenvolvimento de uma das mais sofisticadas ferramentas disponíveis para a química atualmente, chamada "acoplamentos cruzados catalisados com paládio em sistemas orgânicos".A técnica permite que os químicos liguem átomos de carbono, um importante passo no processo de construção de moléculas complexas. O método desenvolvido pelo trio é usado atualmente em todo mundo na produção comercial de fármacos, dentre eles remédios que poderão ser usados para tratar câncer, além de moléculas usadas na indústria de eletrônicos, informou a Real Academia Sueca de Ciências. O método criado por Heck é usado na produção de herbicidas, disse a academia.A técnica é utilizada para produzir artificialmente a discodermolida, uma sustância que destrói o câncer e que foi encontrado pela primeira vez em esponjas marinhas, lembrou a academia em comunicado. A entidade notou que ainda não foi desenvolvido um medicamento contra o câncer baseado nessa sustância. "Somente o futuro dirá se a discodermolida pode ser um medicamento capaz de salvar vidas", avaliou a academia.(fonte:http://www.bemparana.com.br)

BASES DO DNA -ESPECIAL ENEM 2010


Como prometido aqui estão as fórmulas químicas das bases do DNA.

( imagem:http://www.um.es)

E a imagem colorida de como são formadas!
Admite: química é TUDO!

ENEM 2010- GENÉTICA



ALÔ PESSOAL!


mais uma vez estou na área do ENEM, e o tema da vez é genética.

mas precisamos conceituar e entender isso antes de aprofundar.
Ao lado veja a dupla hélice de DNA.
(imagem:http://biosigma.blogspot.com)
Sendo um polímero biológico, o
DNA (ácido desoxirribonucléico) é composto por duas cadeias na forma de uma dupla hélice. Essas cadeias são constituídas por um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (T timina, A adenina, C citosina ou G guanina). A dupla hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular cada hélice serve de molde para outra nova.
E aí entra o legal da história: desvendar como essas bases estão ligadas e a sequencia delas.
Entramos na genética:A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos). Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimento embrionário, promove em caráter preventivo e curativo a utilização de terapias gênicas como medidas corretivas. A maior colaboração para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, através de seus experimentos com ervilhas e a proposição de suas leis (segregação independente), mesmo antes de se conhecer a estrutura da molécula de DNA

Conceito de mapa genético :
Mapa genético, mapa cromossômico ou mapa de ligação é uma representação gráfica das distâncias entre genes e de suas posições relativas em um cromossomo. Essa distância é calculada a partir da porcentagem de permutações (porcentagens de genes recombinantes produzidos em cruzamentos) – ou taxa de crossing-over entre eles. A unidade de medida utilizada é chamada de “morganídeo”.Para se obter um mapa genético é preciso levar em consideração que quanto maior for a taxa de recombinação gênica, maior será a distância entre os genes e vice-versa. Vale lembrar que, quanto maior a distância entre os genes, maior a possibilidade de haver crossing-over.( fonte: Brasil escola)
Uma vez identificados todos os genes e as suas bases sequenciadas, será virtualmente possível a produção de qualquer proteína humana- preciosa farmácia natural, (tal como é o caso do tecido ativador plasminogénio, interferon) e outras moléculas designadas especificamente para bloquearem doenças relacionadas com produção de proteínas
Essa idéia de poder devendar o mistério dos cromossomos levou à criação do projeto Genoma Humano ( em 1990) que tinha a finalidade de identificar no prazo de até o ano de 2005 cada um dos 100 mil genes através de um processo chamado mapeamento genético humano.
Esse mapeamento consiste em registrar cada um dos genes do cromossomo, determinar a ordem dos nucleotídios e sua função.

Muito já foi conseguido: mal de Alzheimer, obesidade,artrite reumática, osteoporose,doenças cardiovasculares, calvície que já estào patenteados por laboratórios diversos.
Atualmente, Já foram mapeados 97% do código genético humano. Os genes (pedaços de moléculas de DNA) são apenas rascunho de como se fabrica um ser vivo. Eles contém a matéria e como fazer os tijolos, as proteínas, mas não todas as instruções de como monta-las de modo que o resultado final seja um bebe humano saudável.
O Brasil também participa do Projeto Genoma Humano, apesar da nossa tecnologia não ser muito avançada estamos investindo muito nesse projeto. As principais iniciativas tomadas foram a da clonagem dos genes pelo laboratório da pesquisadora Mayana Zatz; o Projeto Genoma Humano do Câncer este está em andamento graças a união da Fapesp, Instituto Ludwig, Unicamp, EPM e da Faculdade de Medicina da USP; Genoma Cana este pode levar o Brasil a liderar a pesquisa em genoma de plantas, o objetivo deste é desvendar o seqüenciamento genético da cana-de-açúcar, que foi apresentado pelos cientistas da Copersucar à FAPESP em 1998, e está sendo estudado até hoje e ainda o seqüenciamento de uma praga de lavoura de laranja chamada de Xylella fastidiosa( http://www.algosobre.com.br)
Mas como sào essas bases, quimicamente falando?
aguarde o próximo post!
XQUIMICA CROMOSSÔMICO!


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

LENCINHOS UMEDECIDOS- O QUE TEM NELES?

( imagem:http://www.instructables.com)

ALÔ PESSOAL!!!!!!!!

Tudo bem?
Brasil na expectativa de um novo presidente ainda não definido. As pesquisas falharam e muito.
Como disse ontem Marina Silva :"entre a pesquisa e a urna há uma grande diferença"!
Faxinas são necessárias, não é? em todos os sentidos!
E no bumbum do bebê?
Olha a imagem acima e imagine os lencinhos umedecidos, cheirosinhos, que limpam e hidratam.
Agora a pergunta: como são feitos???
Sei que voce estava aflito por essa resposta, e o XQUIMICA VEM EM SEU AUXÍLIO!
Saiu na edição de setembro/2010 da SUPER.
Vamos ver a receita do lencinho:
1) lencinho molhado de água é uma beleza para as bactérias. Então, para acabar com elas, tem o bronopol , tão forte, que é usado em banheiros químicos.
2) EDTA: é um esponjão químico que suga os resíduos de metais que existem na água, e que enferrujariam os lenços.
3) lanolina: é uma cera impermeabilizante produzida pela pele dos carneiros e altamente hidratante.
4) metilparabeno: entra para matar os fungos que cresceriam feitos doidos em um ambiente molhadinho assim, dentro da caixa da embalagem.
5) cocamidropilbetaína: detergente natural extraído do coco que remove a sujeirinha, finalidade dos lencinhos!
XQUIMICA LIMPINHO TOTAL!

Arquivo do blog