quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CRIOSCOPIA

ALÔ PESSOAL!!!
Agora vamos de crioscopia:
Também conhecida como Criometria, a Crioscopia estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil. A fórmula que permite calcular essa propriedade é a seguinte:
Δtc = Tc2 - Tc, onde:
Tc = temperatura de congelamento da solução
Tc2 = temperatura de congelamento do solvente

A Crioscopia pode ser explicada assim: quando se adiciona um soluto não-volátil a um solvente, as partículas deste soluto dificultam a cristalização do solvente dando origem à propriedade descrita. Exemplo: o ponto de congelamento da água pura é superior ao da água poluída, por quê? A água poluída possui partículas não-voláteis que dificultam o congelamento deste líquido, já a água purificada, isenta de qualquer corpo estranho, chega à cristalização mais rapidamente.

As propriedades coligativas em geral, se originam a partir da redução do potencial químico do solvente em contato com o soluto, que causa o aumento da temperatura de ebulição e a diminuição do ponto de fusão.

Quando se compara um solvente puro e uma solução de soluto não-volátil, é possível afirmar que o ponto de congelamento da solução sempre será menor que o ponto de congelamento do solvente puro. 
Quanto maior o número de partículas dissolvidas em uma solução, menor será o seu ponto de congelamento.
Em países onde o inverno é muito rigoroso, adiciona-se sal nas estradas para provocar a diminuição da temperatura de congelamento da água, evitando que se forme gelo.
Esta propriedade também explica porque grande parte da água do mar não congela a 0°C. A imensa quantidade de sal dissolvida nos mares e oceanos faz com que o seu ponto de congelamento diminua.
 Nos carros, é comum adicionar um anticongelante nos radiadores, o etilenoglicol. Esta substância em solução com a água diminui a temperatura de congelamento para -37°C. 
(fonte:http://www.soq.com.br) 
 

Efeito Crioscópico:
Efeito Crioscópico do sal no Ponto de Solidificação da água: à direita água pura com Ponto de Solidificação de 0oC e a esquerda água e sal com Ponto de Solidificação de -18oC.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

2° FASE DO TOP BLOG! AÍ VAMOS NÓS!

ALÔ PESSOAL!!!!
XQUÍMICA INDICADO PARA A SEGUNDA FASE DO PREMIO TOP BLOG 2103/14
AGRADEÇO A TODOS QUE VOTARAM E 
VOTEM DE NOVO!!!!!!!!!!!!!
( POR FAVOR!!)

foto:http://marymiranda-fatosdefato.blogspot.com.br

Arquivo do blog