quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

OS NOVOS ELEMENTOS QUÍMICOS

ALÔ PESSOAL!!!
2016  chegou e mais informações para todos!


Novos elementos químicos


O cientista Kosuke Morita, do centro Riken no Japão. Foram descobertos quatro novos elementos químicos (Foto: AP)


 A tabela periódica ganhou quatro novos elementos.
A tabela periódica é que aquele quadro, que você decorou (ou tentou decorar) a duras penas durante seus anos de ensino médio, e que agrupa os elementos químicos segundo sua composição.
Alterações nessa organização são raras – a última mudança na tabela data de 2011.
 Dessa vez, cientistas nos EUA, Rússia e Japão anunciaram a descoberta de quatro novos elementos químicos.
Eles ainda não foram batizados, e são identificados apenas pelos seus números: 113,115,117 e 118. Todos foram agrupados na sétima linha da tabela.
(fonte:http://epoca.globo.com)


Por enquanto, são conhecidos como unúntrio (Uut, ou elemento 113), unumpêntio (Uup, ou elemento 115), ununséptio (Uus, ou elemento 117) e ununóctio (Uuo, ou elemento 118).
Os pesquisadores que descobriram esses elementos sintéticos devem batizá-los nos próximos meses com um nome mitológico, de um mineral, um lugar ou país, uma propriedade ou inclusive de um cientista.
Em 2009, por exemplo, o elemento químico 112 foi batizado como Copernício, em homenagem ao astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), e com o símbolo Cn.
Os quatro novos elementos não são encontrados na natureza. Eles foram criados pelo homem. São altamente radioativos e só se mantêm estáveis por alguns segundos ou até mesmo por um mero milissegundo.
Essa característica dificulta seu estudo e, por isso, ainda não se sabe como podem ser usados na prática.(bbc.com)





Arquivo do blog