sexta-feira, 26 de abril de 2013

TRICLOSAN- UM VILÃO?

OLÁ PESSOAL!!!!
Voltando com uma novidade explosiva!!!!!
Sabe aquele saboente bactericida, que promete te proteger?
Segundo estudos pode estar enfraquecendo seus músculos!!

Leia abaixo                                                                         (:fonte:Gazetaweb.globo.com)
Pesquisadores da Universidade da Califórnia e do Colorado, nos EUA, apontam que um produto químico antibactericida usado em alguns tipos de sabonetes, pastas de dente, enxaguantes bucais, desodorantes e detergentes pode comprometer a função muscular.

O estudo analisou o comportamento de peixes e camundongos em relação à substância triclosan. Foram aplicadas doses semelhantes às que as pessoas usam no dia a dia.

Os resultados aparecem na edição desta semana da revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS).

Segundo os autores, o composto – no mercado há mais de 40 anos – impede contrações musculares, o que diminuiu a velocidade do nado nos peixes e a força dos roedores avaliados. O triclosan atinge as fibras musculares esqueléticas e células cardíacas, o que poderia pôr em risco a sobrevivência dos animais, no caso de um predador aparecer.

O professor Isaac Pessah, do Departamento de Biociências Moleculares na Escola de Medicina Veterinária em Davis, que pertence à Universidade da Califórnia, diz que o triclosan é encontrado na casa de quase todas as pessoas e pode ser um motivo de preocupação para a saúde humana e o meio ambiente.

Além dos produtos de higiene e limpeza já citados, a substância compõe a fórmula de roupas, roupas de cama, tapetes, brinquedos e sacos de lixo.
A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) dos EUA estimou, em 1998, que mais de mil toneladas de triclosan eram produzidas anualmente no país. Os resíduos do produto podem ser detectados em rios e mares, no organismo de animais aquáticos (como peixes e golfinhos), e no sangue, urina e leite materno de seres humanos.

Segundo a agência americana Food and Drug Administration (FDA), que regula remédios e alimentos, com exceção do uso em algumas pastas de dente para prevenir gengivite, o triclosan não oferece mais benefícios à saúde.
Isso vale para outros sabonetes antibactericidas, que não seriam mais eficazes que sabonetes normais e água. Além disso, um uso excessivo desses produtos poderia favorecer o desenvolvimento de bactérias resistentes. Agora, a FDA e a EPA estão fazendo novas avaliações de risco desse produto químico.

Fórmula do triclosan:
TRICLOSAN- TAMBÉM ENCONTRADO EM PASTAS DE DENTES,DESODORANTES E DETERGENTES            

quarta-feira, 24 de abril de 2013

SULFLURAMIDA- BASE DE INSETICIDAS PARA FORMIGAS

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!!!!!
Tudo bem?
Existem épocas do ano em que os insetos resolvem nos visitar. São as formigas que estão por toda a parte, inclusive na lavoura, sendo uma das pragas mais combatidas com inseticidas.
Inseticidas são substâncias utilizadas para o controle dos insetos considerados pragas, ajudando tanto a agricultura como o saneamento para a população .Mais pessoas, mais comida, mais plantações, essa necessidade de aumento da produção dos alimentos tornou praticamente impossível não utilizar os inseticidas para a proteção das lavouras dos diversos grãos.Quanto ao ser humano, eliminar insetos na sua casa e em ambientes públicos e industriais também é cada vez mais necessário em função da propagação de algumas doenças como a dengue.
Entre os insetos em geral, as formigas urbanas são uma praga disseminando fungos e bactérias, já que podem contaminar alimentos e contribuir para proliferar doenças, motivo pelo qual precisa ser controlada a sua presença no ambiente. O inseticida, especificamente o formicida ("matador de formigas") é uma mistura de produtos químicos que pode ser apresentar na forma de isca, que é um produto granulado que o inseto leva para o interior do formigueiro como se fosse mais um alimento, e na forma sólida (pó) ou líquida os quais devem ser aplicados de maneira tal que haja contato físico com o inseto a fim de surtir efeito, já que não atuam por ingestão. No formigueiro, através de trocas alimentares entre formigas, o uso da isca atua como mais um alimento e na passagem de boca em boca (através das pequenas mandíbulas das formigas) esse alimento tóxico para elas atinge grande número de indivíduos, o que permite em questão de tempo exterminar o formigueiro.
O  princípio ativo para as iscas doces (formigas caseiras ou doceiras) é diferente para as iscas gordurosas (formigas cortadoras ou de jardim), neste último caso a sulfluramida. A baixa concentração de sulfluramida é vantajosa uma vez que reduz substancialmente o risco de acidentes domésticos, como a ingestão acidental por humanos. O fato de ser menos tóxica não a torna menos efetiva, a diferença é apenas no tempo de mortalidade do inseto. Outra vantagem nos produtos com baixa dose de sulfluramida é desejar que as formigas responsáveis pela coleta de alimentos, as operárias, levem a isca para o interior do formigueiro e as distribuam para os demais indivíduos do ninho, como as larvas, os jovens e as rainhas.

O efeito lento das iscas faz com que as formigas sejam envenenadas em doses baixas ou mínimas, sem perceberem. Caso contrário, elas parariam de levar o alimento para dentro da colônia e a eficiência do produto seria mínima. Nas iscas gordurosas, a sulfluramida (dentre outras opções) é absorvida junto com o óleo usado na sua composição por uma glândula localizada na cabeça do inseto. Isso provoca a morte, ao inibir a produção de energia nas mitocôndrias, estruturas celulares responsáveis por essa função no organismo da formiga.
A sulfluramida é um principio ativo que forma parte de diversos inseticidas de ação lenta sob a forma de iscas com componentes atrativos para as formigas principalmente. Por questões de segurança e estratégia biológica ela é utilizada em pequenas doses. A quantidade dela presente em qualquer inseticida é regulamentada pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) através de monografias disponíveis na internet. O número de CAS é 4151-50-2, cuja sigla em inglês é PFOSA. Sua fórmula estrutural é:


Fórmula estrutural da Sulfluramida

Pode ser observado que é um composto com dezessete átomos de flúor e uma cadeia carbônica de oito carbonos (cadeia alifática) a qual torna a sulfluramida um composto muito estável no meio ambiente. É um composto organofluorado cuja nomenclatura IUPAC é: 1,1,2,2,3,3,4,4,5,5,6,6,7,7,8,8,8-heptadecafluorooctano-1-sulfonamida. Da observação da fórmula pode-se concluir também a existência de isômeros.
Método de obtenção:
Ação nas formigas:
A sulfluramida mata insetos pelo rompimento do fluxo normal de prótons usados por suas células de armazenamento de energia (mitocôndrias) para criar o ATP (Adenosina Trifosfato). Sendo as mitocôndrias quebradas, a energia reservada é consumida. A sulfluramida afeta, portanto, o processo de fosforilação oxidativa (respiração aeróbia) agindo sobre as mitocôndrias e interrompendo a produção de ATP. A perda de produção de ATP é letal para insetos.
Químico Industrial - CRQ XIII 13401156


ESSAS SÃO FORMIGAS  DOCEIRAS, SUBMETIDAS AO TRATAMENTO POR  GEL.
  

ESSAS SÃO AS FORMIGAS DE JARDIM, UMA PRAGA NA LAVOURA, COMBATIDA COM INSETICIDAS

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PORQUE A AMÔNIA EXPLODE?

OLÁ PESSOAL !!!!
Parece que a onda de desastres químicos começou cedo esse ano!
Primeiro as bombas caseiras de Boston, depois a explosão em uma cidade do Texas.EWmqualquer site se encontra como fazer essas bombas caseiras, mas tentar é um perigo, porque pode  estourar durante a manipulação dos  componentes.
agora, e a fábrica que estocava amônia????


ESCLARECIMENTOS SOBRE A AMÔNIA:

O que é a amônia?A amônia é um dos produtos químicos mais amplamente produzido nos Estados Unidos. Na sua forma pura, isto é conhecido como amoníaco anidro. Amoníaco também é produzido no corpo humano e é normalmente encontrada na natureza. É essencial para o corpo como um bloco de construção para a produção de proteínas e outras moléculas complexas. Na natureza, o amoníaco ocorre no solo a partir de processos bacterianos. Também é produzido quando as plantas, animais e dejetos animais decadência.

Quais são as propriedades de amônia?

A amônia é um gás incolor e altamente irritante com um odor sufocante afiada. Ela dissolve-se facilmente em água para formar uma solução de hidróxido de amónio o que pode causar irritação e queimaduras. Amoníaco gasoso é facilmente comprimido e forma um líquido claro, incolor, sob pressão. Geralmente é fornecido como um líquido comprimido em cilindros de aço. A amônia não é altamente inflamável, mas recipientes de amônia podem explodir quando expostos ao calor elevado.

Como é amônia usado?Cerca de 80% do amoníaco produzido na indústria são utilizados na agricultura como fertilizante. Amoníaco é também utilizado como um gás refrigerante, para purificar fontes de água, e no fabrico de plásticos, explosivos, tecidos, pesticidas, corantes e outros produtos químicos. É encontrado em muitas  soluções de limpeza. As soluções de limpeza para uso industrial contêm concentrações mais elevadas de amoníaco e podem rapidamente causar irritação e queimaduras.

Como as pessoas podem ser expostas a amônia?A maioria das pessoas estão expostas à amônia de respirar o seu gás ou vapores. Desde que amoníaco existe naturalmente e também está presente nos produtos de limpeza, a exposição pode ocorrer a partir dessas fontes. O uso generalizado de amônia em fazendas e em locais comerciais e industriais significa que a exposição também pode ocorrer a partir de uma liberação acidental ou de um ataque terrorista deliberado.Gás de amônia é mais leve que o ar e vai subir, de modo que geralmente não se estabelecer em áreas de baixa altitude. No entanto, na presença de umidade, o amoníaco pode formar vapores que são mais pesados ​​do que o ar. Esses vapores podem se espalhar pelo chão ou em outras áreas de baixa altitude.

Como a amônia agem no corpo?Quando amoníaco entra no corpo como resultado da respiração, a ingestão ou contato com a pele, que reage com água para produzir hidróxido de amónio. Este produto químico é muito corrosivo danifica as células e do corpo em contato.

Quais são os sinais e sintomas de intoxicação por amônia específicos?A amônia é corrosivo. A gravidade dos efeitos na saúde depende da via de administração, a dose e a duração da exposição. A exposição a concentrações elevadas de amoníaco no ar provoca queimadura imediata dos olhos, nariz, garganta e do trato respiratório e pode resultar em cegueira, dano pulmonar ou morte. A inalação de concentrações mais baixas podem causar tosse e irritação do nariz e da garganta.Engolindo a amônia pode causar queimaduras na boca, garganta e estômago. Pele ou olhos em contato com amoníaco concentrado também pode causar irritação e queimaduras.

O que você pode fazer se você acha que pode ter sido exposto a uma grande liberação de amônia?Se você tiver sido exposto a uma grande liberação de amônia, como a partir de um capotamento de caminhão-tanque ou de um vagão-tanque com vazamento, siga os seguintes passos:
    
Mover-se rapidamente para longe da área onde você acha que foram expostos. Se o lançamento foi dentro de casa, ir para fora.
        
Se você estiver perto de uma liberação de amônia, coordenadores de emergência podem dizer que você quer evacuar a área ou  "abrigo no lugar" que significa permanecer dentro de casa para evitar a exposição ao produto químico. Enquanto dentro de casa, feche e tranque todas as portas e janelas, desligar o ar condicionado, ventiladores e aquecedores.( fonte:
www.health.ny.gov)
 E O NITRATO DE AMÔNIO:

O nitrato de amônio, um composto químico de fórmula NH4NO3, é um sólido cristalino branco à temperatura ambiente e pressão normal. É comumente utilizado na agricultura como fertilizante rico em nitrogênio, também é usado como oxidante e para dispositivos explosivos improvisados. Por exemplo, é o principal componente do ANFO, explosivo popular, que é uma mistura de nitrato de amônio e óleo combustível, diesel.
Os processos de produção de nitrato de amônio na indústria, embora quimicamente simples, são tecnologicamente desafiantes.
A reação ácido-base de amônia com ácido nítrico dá uma solução de nitrato de amônio:
HNO3 (| aq) + NH3 (g) → NH4NO3 (aq)
Para a produção industrial, isto é feito usando gás de amônia anidra e ácido nítrico concentrado. Esta reação é muito violenta e exotérmica. Após esta solução ser formada, geralmente, a uma concentração de cerca de 83%, o excesso de água é evaporada para obter uma concentração de nitrato de amônio 95% para 99,9% , dependendo da qualidade . O produto é então transformado em "pellets" ou pequenas pérolas em uma torre de pulverização. Os grânulos podem ser mais secados, refrigerados e, em seguida revestidos. As pelotas ou grânulos são produtos típicos de nitrato de amônio no comércio.

O processo Haber combina nitrogênio e hidrogênio para produzir amônia, uma parte desta amônia é oxidada à ácido nítrico que é combinado com o amônio restante produzir nitrato de amônio

O nitrato de amônio é também produzido por amadores de explosivos por reações de metátese:
(NH4) 2SO4 + 2 NaNO3 → Na2SO4 + 2 NH4NO3
Ca (NO3) 2 + (NH4) 2SO4 + NH4NO3 → 2 CaSO4
O sulfato de sódio é removido pela diminuição da temperatura da mistura. Como o sulfato de sódio é muito menos solúvel em água do que o nitrato de amônio, ele é precipitada e pode ser filtrada.
Para a reação com nitrato de cálcio, o sulfato de cálcio gerado é bastante insolúvel, mesmo à temperatura ambiente.

As transformações da forma cristalina pela temperatura e a pressão afeita as propriedades físicas de nitrato de amônio. Várias formas cristalinas foram identificadas,


CHEGAREMOS NISSO?fonte:amoniaco.blogs.sapo.pt

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Fazendo a vida ser interessante