quarta-feira, 24 de abril de 2013

SULFLURAMIDA- BASE DE INSETICIDAS PARA FORMIGAS

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!!!!!
Tudo bem?
Existem épocas do ano em que os insetos resolvem nos visitar. São as formigas que estão por toda a parte, inclusive na lavoura, sendo uma das pragas mais combatidas com inseticidas.
Inseticidas são substâncias utilizadas para o controle dos insetos considerados pragas, ajudando tanto a agricultura como o saneamento para a população .Mais pessoas, mais comida, mais plantações, essa necessidade de aumento da produção dos alimentos tornou praticamente impossível não utilizar os inseticidas para a proteção das lavouras dos diversos grãos.Quanto ao ser humano, eliminar insetos na sua casa e em ambientes públicos e industriais também é cada vez mais necessário em função da propagação de algumas doenças como a dengue.
Entre os insetos em geral, as formigas urbanas são uma praga disseminando fungos e bactérias, já que podem contaminar alimentos e contribuir para proliferar doenças, motivo pelo qual precisa ser controlada a sua presença no ambiente. O inseticida, especificamente o formicida ("matador de formigas") é uma mistura de produtos químicos que pode ser apresentar na forma de isca, que é um produto granulado que o inseto leva para o interior do formigueiro como se fosse mais um alimento, e na forma sólida (pó) ou líquida os quais devem ser aplicados de maneira tal que haja contato físico com o inseto a fim de surtir efeito, já que não atuam por ingestão. No formigueiro, através de trocas alimentares entre formigas, o uso da isca atua como mais um alimento e na passagem de boca em boca (através das pequenas mandíbulas das formigas) esse alimento tóxico para elas atinge grande número de indivíduos, o que permite em questão de tempo exterminar o formigueiro.
O  princípio ativo para as iscas doces (formigas caseiras ou doceiras) é diferente para as iscas gordurosas (formigas cortadoras ou de jardim), neste último caso a sulfluramida. A baixa concentração de sulfluramida é vantajosa uma vez que reduz substancialmente o risco de acidentes domésticos, como a ingestão acidental por humanos. O fato de ser menos tóxica não a torna menos efetiva, a diferença é apenas no tempo de mortalidade do inseto. Outra vantagem nos produtos com baixa dose de sulfluramida é desejar que as formigas responsáveis pela coleta de alimentos, as operárias, levem a isca para o interior do formigueiro e as distribuam para os demais indivíduos do ninho, como as larvas, os jovens e as rainhas.

O efeito lento das iscas faz com que as formigas sejam envenenadas em doses baixas ou mínimas, sem perceberem. Caso contrário, elas parariam de levar o alimento para dentro da colônia e a eficiência do produto seria mínima. Nas iscas gordurosas, a sulfluramida (dentre outras opções) é absorvida junto com o óleo usado na sua composição por uma glândula localizada na cabeça do inseto. Isso provoca a morte, ao inibir a produção de energia nas mitocôndrias, estruturas celulares responsáveis por essa função no organismo da formiga.
A sulfluramida é um principio ativo que forma parte de diversos inseticidas de ação lenta sob a forma de iscas com componentes atrativos para as formigas principalmente. Por questões de segurança e estratégia biológica ela é utilizada em pequenas doses. A quantidade dela presente em qualquer inseticida é regulamentada pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) através de monografias disponíveis na internet. O número de CAS é 4151-50-2, cuja sigla em inglês é PFOSA. Sua fórmula estrutural é:


Fórmula estrutural da Sulfluramida

Pode ser observado que é um composto com dezessete átomos de flúor e uma cadeia carbônica de oito carbonos (cadeia alifática) a qual torna a sulfluramida um composto muito estável no meio ambiente. É um composto organofluorado cuja nomenclatura IUPAC é: 1,1,2,2,3,3,4,4,5,5,6,6,7,7,8,8,8-heptadecafluorooctano-1-sulfonamida. Da observação da fórmula pode-se concluir também a existência de isômeros.
Método de obtenção:
Ação nas formigas:
A sulfluramida mata insetos pelo rompimento do fluxo normal de prótons usados por suas células de armazenamento de energia (mitocôndrias) para criar o ATP (Adenosina Trifosfato). Sendo as mitocôndrias quebradas, a energia reservada é consumida. A sulfluramida afeta, portanto, o processo de fosforilação oxidativa (respiração aeróbia) agindo sobre as mitocôndrias e interrompendo a produção de ATP. A perda de produção de ATP é letal para insetos.
Químico Industrial - CRQ XIII 13401156


ESSAS SÃO FORMIGAS  DOCEIRAS, SUBMETIDAS AO TRATAMENTO POR  GEL.
  

ESSAS SÃO AS FORMIGAS DE JARDIM, UMA PRAGA NA LAVOURA, COMBATIDA COM INSETICIDAS

Nenhum comentário:

Arquivo do blog