quinta-feira, 2 de junho de 2011

POR QUE O OVO PODRE FEDE?



Olá pessoal!!!!!!!!

Boa pergunta, essa!

Porque ovo podre fede tanto?

É só olhar aí do lado que dá nojinho!

mas vamos à química do "mau cheiro".

Ovos podres cheiram a sulfeto de hidrogênio ( H2S ) porque as proteínas do ovo contém enxofre e emitem esse gás ao se decompor.

Outro sinal de que os os ovos não estão lá "essa coisa" é a formação de sulfetos que se observas pela coloração esverdeada entre a clara e a gema de ovos cozidos.

Essa coloração corresponde a um depósito de sulfeto de ferro II.

Cuidado, porque esse gás é tóxico e tem uma particularidade: após certo tempo de exposição ao cheiro, o nervo olfativo é paralizado e a vítima não mais percebe o cheiro....

MAIS ÁGUA!

OLÁ PESSOAL!
Como estão?
Tudo bem?
Então, no processo de entender a natureza e as suas relações com os seres vivos, vocês notarão que a água é um princípio vital.
E há algumas coisas sobre ela bem interessantes:
A água corrente para uso da população passa por vários estágios de purificação.A água natural sofre AERAÇÃO por borbulhamento de ar para a remoção de gases dissolvidos de odor forte como o ácido sulfídrico, para oxidar compostos organicos até gás carbonico e para adicionar oxigênio .
Quando se adiciona cal apagada ( Ca ( OH)2 ) a acidez é reduzida ,e se houver Mg+2, Fe +3, Cu+2 e outros íons de metais que formem hidróxidos ( água dura, nesse caso ) ,ajuda na remoção desses íons.
A água de alta pureza, necessária para aplicações especiais, é obtida por destilação ou por troca iônica.
Como a água é um solvente comum podemos ser levados a pensar que ela é um meio passivo em que as reações ocorrem. Mas a água é um composto reativo, e um extraterrestre criado em um ambiente não -aquoso,poderia considerá-la corrosiva .
Por exemplo, ela é um agente oxidante:
H2O (l) + 2 e- --> 2 OH- ( aq) + H2 (g) E = - 0,42 V em pH = 7
Um exemplo é a reação com metais alcalinos ( sódio, por exemplo) ALTAMENTE explosiva.
A água é também uma base de Lewis, porque a molécula de água pode doar um de seus pares de eletrons livres para um ácido de Lewis e formar complexos como [ Fe ( H2O)6] +2 .Isso também explica sua capacidade de hidrolizar substancias.( fonte: Principios da Quimica de P.Atkins e L.Jones)
Quem foi que disse que água é somente H2O???????

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ALERTA GLOBAL PARA EMISSÕES DE CO2

ALÔ PESSOAL!!!!!
esse tempo frio sempre vem acompanhado de falta de chuvas, baixa no nivel de umidade e principalmente, eleva os níveis de poluição.
As emissões de gás carbônico registraram uma alta recorde no ano passado, informou hoje a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). Os dados reduzem a perspectiva de se limitar o aumento global das temperaturas a 2º Celsius até o fim deste século, como estabelecido em um acordo fechado pelas nações no ano passado.
"As emissões de gás carbônico (CO2) relacionadas à energia em 2010 foram as mais altas na história, segundo as mais recentes estimativas", afirmou a IEA em comunicado. Após uma queda em 2009, por causa da crise financeira global, a estimativa é que as emissões tenham aumentado no ano seguinte para um recorde de 30,6 gigatoneladas (1 gigatonelada equivale a 1 bilhão de toneladas). Trata-se de um salto de 5% em comparação com o recorde anterior, de 2008, quando as emissões foram de 29,3 gigatoneladas (Gt), segundo a IEA.
Além disso, a agência estimou que 80% das emissões projetadas pelo setor energético até 2020 já estão garantidas, pois vêm de usinas de produção de energia já em funcionamento ou em construção atualmente. "Este significativo aumento nas emissões de CO2 e o comprometimento de futuras emissões graças a investimentos em infraestrutura representam um sério revés para nossas esperanças de limitar o aumento global na temperatura a não mais de 2º Celsius", afirmou Fatih Birol, economista chefe da IEA.
Os líderes mundiais concordaram com uma meta para limitar o aumento da temperatura no mundo em 2º Celsius até o fim do século, nas negociações sobre mudanças climáticas realizadas em Cancún (México), no ano passado. Para se atingir a meta, a concentração a longo prazo de gases causadores do efeito estufa na atmosfera deve ser limitada para cerca de 450 partes por milhão de carbono equivalente, um aumento de apenas 5% em comparação com as estimadas 430 partes por milhão existentes na atmosfera no ano 2000.
A IEA calculou que, para se atingir o objetivo, baseando-se nas metas fechadas pelos países, as emissões relacionadas à energia no mundo em 2020 não podem ser superiores a 32 Gt. O aumento nas emissões nos próximos dez anos, portanto, deve ser menor que o ocorrido entre 2009 e 2010 para a meta ser alcançada, destaca a agência. As informações são da Dow Jones. ( fonte: jornal " o Globo")

Arquivo do blog