segunda-feira, 22 de junho de 2015

TRICLOSAN - ALERTA PARA ESSA SUBSTANCIA

ALÔ PESSOAL!!
Já ouviram falar no Triclosan?
Ele está presente em vários produtos que usamos como shampoos, sabonetes..
E é extremamente perigoso, como veremos adiante:
Definem o Triclosan como pertencente ao grupo dos fenóis e éteres. Ele é considerado um éter difenil policlorado (PBDE), capaz de inibir o desenvolvimento de fungos, vírus e bactérias. Em baixas concentrações, ele impede o desenvolvimento de bactérias; e em altas concentrações, ele provoca a morte destes organismos. Os fenóis, por sua vez, são tóxicos para seres vivos, provocando efeitos danosos à saúde (como a progressiva perda de peso e diarreia) e é altamente prejudicial para pele, olhos e mucosas humanas, fazendo com que essas partes tornem-se vulneráveis à absorção de outras substâncias.


fórmula estrutural:













Depois de ter uma ideia dos efeitos sobre a saúde que o Triclosan pode causar, você poderia deduzir que seria raro encontrá-lo em produtos comercialmente vendidos, certo? Errado! O triclosan é utilizado em uma enorme variedade de produtos de consumo, tais como: sabonetes, pastas de dentes, sabonetes bactericidas, desodorantes, sabão para lavar roupas, antissépticos, perfumes, objetos de primeiros socorros com função antimicrobiana, roupas, sapatos, carpetes, plásticos próprios para serem utilizados em alimentos, brinquedos, roupas de cama, colchões, adesivos, em equipamentos como ar-condicionado, tintas, mangueiras de combate a incêndios, banheiras, equipamentos de produção de gelo, borrachas, escovas de dentes e, para arrematar, é utilizado também como pesticida.
O problema que envolve o Triclosan está relacionado à falta de informação sobre os riscos associados ao uso indiscriminado da substância, ou seja, estamos condicionados a utilizar produtos bactericidas o tempo todo, sem a real necessidade e sem limites. Favorecendo a resistência bacteriana e elevando os riscos à saúde que substâncias como o Triclosan podem causar.
EFEITOS NOCIVOS SEGUNDO ESTUDOS :
Existem muitos estudos que apontam para o fato de que Triclosan propicia a resistência bacteriana, que nesse caso envolve a aquisição da capacidade de resistência de uma espécie bacteriana ao antimicrobiano, por meio de alteração no seu DNA. Em outras palavras, significa que o uso de produtos que contenham o Triclosan pode fazer com que as bactérias que queremos eliminar se tornem cada vez mais resistentes e presentes, superbactérias, não resultando seu uso em efeito qualquer depois de algum tempo, ou ainda é possível que após deixar de usar um cosmético (como o desodorante, que contém Triclosan como principal ingrediente), o efeito causado seja o agravamento daquilo que se quer evitar, ou seja, no caso dos desodorantes, o mau odor na área das axilas será mais forte, já que as bactérias tornaram-se resistentes e agora em maior número. O perigo deste processo também está relacionado à resistência bacteriana de espécies que são consideradas patogênicas para os seres humanos. Como consequência, o Triclosan pode contribuir também para a resistência a antibióticos, e isso representa possíveis impactos negativos sobre a saúde humana.
Com relação a outras espécies de seres vivos, alguns estudos apontam para a toxicidade desse éter aos organismos aquáticos (como as algas, peixes e invertebrados), podendo causar, a longo prazo, efeitos nesse ambiente. Um dos efeitos seria a desregulação do sistema endócrino, por meio de alterações dos níveis de hormônio na tireoide. Além disso, existem evidências de que o Triclosan possui propriedades que favorecem a bioacumulação nas mesmas espécies aquáticas.
Outro aspecto importante está relacionado à capacidade que o Triclosan possui de modificar o desenvolvimento de microrganismos aquáticos, que são importantes, entre outras coisas, para a degradação de matéria orgânica. E o Triclosan chega a corpos hídricos por meio de lançamento de efluentes de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Ou seja, observe que o fato de utilizar substâncias que possuem esse componente em sua formulação, para além dos riscos à saúde do consumidor, é capaz de desencadear efeitos nocivos sobre a fauna e flora com as quais entra em contato através da poluição causada por seus resíduos pós consumo ao serem despejados nas redes de esgoto ou outras vias quaisquer. 
IMG_0553.JPG
Produtos que contém Triclosan (  bactericida Triclosan [5-cloro-2-(2,4-diclorofenoxi)fenol] )
Já foram feitos estudos sobre o desenvolvimento de câncer de fígado, alterar o funcionamento dos músculos  ( incluindo coração) com o uso prolongado de produtos com o Triclosan.

Arquivo do blog