quarta-feira, 31 de março de 2010

LHC- RETORNO CRÍTICO- DÚVIDAS....

OLÁ PESSOAL!!!!!!

como voces estão?

Acompanhando as notícias ou vendo o final ( previsivel aliás) do BBB 10?

Então vamos lá! Nem vou discutir sobre o " ganhador", mas:

Por que resfriar os ímãs do LHC até pouco acima do zero absoluto de temperatura? À temperatura a que são refrigerados, os eletroímãs podem operar sem resistência elétrica. O LHC usa 9.798 toneladas de nitrogênio líquido para refrigerar os ímãs a -193,2 ºC (aproximadamente 80 K). Depois, usa 54 toneladas de hélio líquido para refrigerá-los ainda mais (fonte: CERN (em inglês)

Operar o LHC consome muita energia. O CERN estima que o consumo anual de energia do colisor será de cerca de 800 mil megawatts hora (MWh). Poderia ser muito maior, mas as instalações ficarão fechadas nos meses de inverno. De acordo com o CERN, o preço dessa energia toda atingirá salgados 19 milhões de euros. Isso equivale a quase US$ 30 milhões ao ano em contas de eletricidade

Um temor é o de que o LHC possa produzir buracos negros.

Buracos negros são regiões nas quais a matéria se concentra em um ponto de densidade infinita. Cientistas do CERN admitem que o LHC seria capaz de produzir buracos negros, mas alegam que estes teriam escala subatômica e que entrariam em colapso quase imediato. Em contraste, os buracos negros estudados pelos astrônomos resultam do colapso de toda uma estrela. Existe uma grande diferença entre a massa de uma estrela e a de um próton.
Outra preocupação é que o LHC produza um material exótico (e até agora hipotético) conhecido como strangelets. O possível indício da presença de strangelets é especialmente perturbador. Os cosmologistas teorizam que os strangelets possam exercer um poderoso campo gravitacional que permitiria a destruição de toda vida do planeta.
Os cientistas do LHC descartam essa preocupação com múltiplas respostas.
Eles apontam que strangelets são hipotéticos. Ninguém observou esse material no universo.
Eles dizem que o campo eletromagnético em torno desse material repeliria a matéria normal e não a transformaria em mais nada.
Eles dizem que mesmo que essa matéria exista, seria altamente instável e decairia de modo quase instantâneo.
Os cientistas afirmam que raios cósmicos de alta energia produziriam material como esse naturalmente. Como a Terra continua existindo, eles acreditam que strangelets não sejam problema.

Outra partícula teórica que o LHC poderia gerar seria monopólo magnético. Baseado em uma teoria de P.A.M. Dirac, um monopólo é uma partícula que tem uma única carga magnética (norte ou sul) em vez de duas. A preocupação mencionada por Sancho e Wagner é a de que essas partículas possam dilacerar a matéria devido às suas cargas magnéticas desequilibradas. Cientistas do CERN (em inglês) discordam, alegando que, mesmo que os monopólos existam, não há motivo para temer que essas partículas possam causar tamanha destruição. De fato, pelo menos uma equipe de cientistas está tentando ativamente encontrar indícios de monopólos, na esperança de que o LHC produza alguns.
Outras preocupações quanto ao LHC incluem o medo de radiação e o fato de que produzirá as colisões de partículas de mais elevada energia já vistas na Terra. O CERN afirma que o LHC é extremamente seguro, com isolamento espesso que inclui 100 metros de terra sobre o túnel. Além disso, não pode haver pessoal presente no subsolo durante as experiências. Quanto a preocupações com as colisões, os cientistas apontam que elas acontecem o tempo todo na natureza, com os raios cósmicos de altas energias. Os raios colidem com o Sol, com a Lua e com outros planetas, que continuam existindo sem sinal de danos. Com o LHC, essas colisões acontecerão em ambiente controlado. De outra forma, não há diferença alguma...(http://ciencia.hsw.uol.com.br/grande-colisor-de-hadrons7.htm)

PARA TUDO HÁ UMA EXPLICAÇÃO, UMA DÚVIDA E MAIS DE UMA RESPOSTA.

6 comentários:

Victor disse...

Belo post!.
Não acredito que saia qualquer coisa ruim desse projeto, e mesmo se saísse não seria pior do que as coisa que nosso planeta já enfrenta. A única duvida que tenho e que só vou descobrir daqui muito tempo é se Todo esse dinheiro e energia gasto realmente valerá a pena, é obvio que o esclarecimento do surgimento do universo e o avanço teórico na ciência são importantes, e não acredito que esse seja o único beneficio. A questão é: O sucesso do projeto e seus benefícios justificariam todos os recursos gastos que poderiam ser utilizados pra tantas outras coisas? Não faz diferença pra mim já que que o LHC não está no Brasil, mas se estivesse eu teria muitas razões para duvidar da utilidade do projeto, mesmo porque um projeto desse é inviável no Brasil, Já que a verba iria encher os cofres do governo e financiar a campanha de Dilma Rousseff em vez de ser utilizado devidamente para as pesquisas :(
Aproveite o Bunker, se não te proteger do LHC certamente lhe protegerá da violência em São Paulo e quem sabe até das enchentes : )

XQUIMICA disse...

Olá, Victor!
Sempre me surpreendo com sua capacidade de escrever e analisar os textos.
Não importa que o fato de ser "brasileiro" seja um incomodo.
A língua em que voce foi alfabetizado, sua origem etmológica, são razões fundamentais para falar e escrever corretamente.
Esse é um diferencial que certamente vai destacá-lo.
LHC no Brasil?
Só se for um "susto" visionário de algum cientista ...
Mas SP está tentando, sabia?
Sim um bunker vai funcionar, pelo menos contra a violência, porque água é muito permeável e a possibilidade de invadir o bunker é grande!
abraços e boa páscoa para voce (se acreditas...)

Victor disse...

Obrigado Lígia. Seria bom se todos os leitores do blog comentassem sobre as suas matérias. Diferentes pontos de vista são fundamentais pra formação de um pensamento crítico. Boa páscoa pra você também!(acreditando ou não)

Já ouviu falar em Ferro-Fluido?

Unknown disse...

DOURADO HAHAHA brincadeira!!
Concordo com o victor no aspecto de render alguma utilidade para o nosso planeta futuramente, acredito q eles estajam trabalhando em alo util sim , mas primeiro penso q eles querem é "desvendar o mistério".

XQUIMICA disse...

Então, amigos,vejam o que a química provoca: o video de ferro fluido é fantástico! Sim, Victor eu já tinha visto, aliás essa série de experimentos é muito bem feita com explicações fantásticas! Aos poucos vou colocando outros videos, mas obrigada !!!!!! e Gustavo, que "mistérios" são esses?????? até eu fiquei curiosa!
E, Dourado? Valha-me Deus!!!!!Nunca vi BBB e nem pretendo!
Abraços aos 2!

Unknown disse...

Ué, os misterios seriam descobrir as verdades sobreo universo, do q é feito, o tamando, se é infinito e etc...

Arquivo do blog