terça-feira, 30 de março de 2010

LHC- ENFIM UM BIG BANG!


OLÁ PESSOAL!!!!!!!
Nem venha me dizer que isso não tem nada a ver com chemistry!
São maravilhosos feixes de prótons colidindo!!!!!! E olha essa energia!!!!!!!!!!

GENEBRA - Pela primeira vez, cientistas conseguiram nesta terça-feira fazer o maior colisor de partículas do mundo - o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) - funcionar e recriar uma situação similar aos instantes posteriores ao Big Bang, a grande explosão que deu origem ao universo.
A colisão de feixes de prótons, feita a uma energia de 7 TeV teraeletrovolts, foi alcançada após duas tentativas fracassadas. O LHC conseguiu colidir dois feixes de prótons a uma velocidade três vezes maior que o recorde anterior. Segundo os cientistas responsáveis pelo LHC, a energia de 7 TeV teraeletrovolts é recorde.

As colisões, porém, causaram receio em algumas pessoas, que temiam riscos para o planeta por causa da criação de pequenos buracos negros - versões subatômicas de estrelas que entram em colapso gravitacional -, cuja gravidade é tão forte que eles podem sugar planetas e outras estrelas. O Cern e muitos cientistas rejeitam qualquer ameaça à Terra ou às pessoas, afirmando que esses buracos negros seriam tão fracos que se desfariam quase logo após serem criados, sem causar problemas

A energia extra obtida no LHC europeu deve revelar dados sobre algumas questões ainda não respondidas na física de partículas, como a existência da antimatéria e a busca pelos bósons de Higgs, uma partícula hipotética que, segundo cientistas, daria massa a outras partículas e, com isso, para outros objetos e criaturas no universo.
O LHC funciona atualmente sem utilizar todo seu potencial, já que foi concebido para produzir choques a uma velocidade de 14 TeV, ou 99,99% da velocidade da luz, que pode alcançar em 2012.Os cientistas também esperam analisar, em escala mínima, o que ocorreu nos segundos após o Big Bang, que segundo eles foi o momento de criação do universo, cerca de 14 bilhões de anos atrás. ( imagem e texto:ultimosegundo.ig.com.br )

Uma vez estabelecidas as colisões em alta velocidade, o plano é continuar operando continuamente por 18 a 24 meses, com uma curta pausa técnica no final de 2010, disse o CERN.
De acordo com representantes do conselho, é possível que seja detectada matéria escura, que os cientistas acreditam que compõe 25% do universo mas cuja existência nunca foi comprovada.
Astrônomos e físicos dizem que apenas 5% do universo é conhecido hoje e que o restante invisível consiste de matéria escura e energia escura, que compõem respectivamente 25% e 70% do universo.
"Se conseguirmos detectar e entender a matéria escura, nosso conhecimento vai se ampliar para abranger 30% do universo, o que seria um avanço enorme", disse Heuer em coletiva de imprensa no início do mês.( Jornal do Brasil)

Aguardem: vem mais novidades por aí, agora que começaram vamos chegar no início dos tempos ( ou no final?)

XQUIMICA ALUGANDO UM BUNKER!!!!!!!!

6 comentários:

Victor disse...

tem o "videozinho" também : )

Acelerador recria pós-Big Bang

Será que todo o dinheiro gasto nesse projeto valerá a pena?

Unknown disse...

Será q issochega no Brasil?? hahaha brincadeira
Meu Deus, q loucura total hahah mas mt interessante!!
Isso vai contra os dogmas da igreja catolica, não é só uma revolução cientifica, é uma evolução da humanidade!!
Estamos querendo brincar de Deus hehhee

XQUIMICA disse...

Boa pergunta Victor!
E se os resultados serão utlizados em algo produtivo?
Gustavo, chegar no Brasil, nem trem chega!!!!!!!!!
E há realmente, a possibilidade de recriar um buraco negro.
E as partículas de Boson!
( Bazinga!)

Unknown disse...

Pelo q eu li, os buracos negros nao surtiriam problemas para o planeta!!
Mas isso seria verdade de fato ou os cintistas disseram isso pra nao por em risco o projeto deles?
por exemplo se de fato criassem o buraco negro, nao iriam divulgar isso pq criticariam demasiadamente o projeto e podessem cancelar até

Victor disse...

Gustavo, a questão não é a critica do projeto, mesmo porque sempre haverá criticas. O fato mais óbvio é que os pesquisadores "cintistas" não iriam colocar o projeto e muito menos a vida em risco por causa de uma possibilidade de criação de um buraco negro. Verdade ou não, foi o que você mesmo disse, não há riscos pois de acordo com os pesquisadores os buracos seriam muito pequenos e não seriam suficiente para causar nenhum tipo de dano.

XQUIMICA disse...

Para os dois: vejam a postagem de hoje: sempre haverá uma dúvida, uma especulação...
O que pode acontecer não está totalmente previsto , nem limitado
"open your mind"
Poderemos chegar na curva do Universo?
abraços!

Arquivo do blog