terça-feira, 5 de novembro de 2013

BIOTECNOLOGIA

ALÔ PESSOAL!!!
Claro que você já ouviu falar nos transgênicos.
Mas quais são os exemplos que podem ser citados?

A biotecnologia tenta desenvolver alimentos modificados que visam aumentar a resistência às pragas, secas, inundações assim como enriquecê-los com vitaminas , sais minerais.
A biotecnologia é uma importante ferramenta para a conservação da biodiversidade, do mesmo modo que é uma saída para a produção sustentável de alimentos.
"Os transgênicos não são uma ameaça ao meio ambiente, mas uma ferramenta para protegê-lo. Com a maior produtividade e a racionalização no uso de defensivos químicos no campo, há mais chance de preservar a biodiversidade com os OGMs" (Organismo Geneticamente Modificado).
Existem ótimos exemplos de avanços, inclusive no Brasil. O novo feijão resistente ao vírus do mosaico dourado, desenvolvido pela Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], já está aprovado pela CTNBio [órgão federal que analisa pedidos de novas sementes] e deve chegar ao mercado nas próximas safras. Outros países também pesquisam variedades de arroz e trigo resistentes à seca e a inundações, por exemplo. Esses transgênicos já estão em fase de testes e podem ser liberados em poucos anos.
Além disso, o arroz dourado encontra-se em um estágio avançado de aprovação nas Filipinas. O OGM (Organismo Geneticamente Modificado) ganhou este nome graças à sua cor amarelada proveniente dos altos níveis de betacaroteno, precursor da vitamina A. Esse alimento é a principal fonte de nutrientes das famílias de vários países do sudeste asiático e a carência dessa vitamina é a principal causa de cegueira em crianças. Já temos os testes de campo concluídos e outros ainda estão sendo realizados.
 O projeto HarvestPlus já desenvolveu vários cultivos enriquecidos com nutrientes como zinco e vitaminas que estão quase prontos para lançamento. A biotecnologia já desenvolveu diversos alimentos com maiores quantidades de nutrientes. Alguns exemplos são o feijão e sorgo enriquecidos com ferro; mandioca, batata-doce e milho enriquecidos com vitamina A; além de arroz e trigo enriquecidos com zinco. Todos esses produtos estão prestes a serem lançados e representam grande benefício para a população.
 Entretanto, com a maior produtividade e a racionalização no uso de defensivos químicos conseguidos graças à adoção de transgênicos no campo, há mais chance de preservar a biodiversidade com os OGM. Assim, os transgênicos não são uma ameaça ao meio ambiente, e sim uma ferramenta para protegê-lo. Então, nós deveríamos abolir essa disputa ideológica entre agricultura orgânica e a agricultura baseada em biotecnologia. São estratégias diferentes que podem conviver juntas, desde que haja compreensão mútua sobre os seus respectivos princípios.
Com a biotecnologia é possível introduzir também nessas variedades genes de interesse, para conferir resistência a herbicidas, pragas e, em um futuro próximo, melhorias nutricionais, resistência a estresses abióticos - como seca, solos salinos e inundações. Há espaço para todos os cultivos e todos os sistemas de produção no futuro.


fonte:www.uol.com.br

domingo, 3 de novembro de 2013

BIODIVERSIDADE

ALÔ PESSOAL!!!!
Vamos entender o que significa biodiversidade?



biodiversidade3                                                                                                                                                                           
Nossa existência depende a diversidade biológica.
Compartilhamos o planeta com 50 milhões ( você leu certo!) de plantas, fungos , animais e outras formas de vida. Esses seres  e seus ecossistemas nos prestam serviços ambientais que permitem o nosso desenvolvimento.
As florestas regulam o clima e absorvem carbono. As matas  ciliares protegem os rios de assoreamento, preservando a água e os mangues são berçários de vida marinha.
Frutas, óleos, raízes e animais fornecem alimentos ou substancias que beneficiam áreas da ciência como medicina e química além de sustentar comunidades extrativistas.
Ecoturismo e valores espirituais são parte dos benefícios que a natureza oferece.
Cerca de 60% dos ecossistemas do mundo estão degradados, devido a mudanças climáticas, introdução de espécies exóticas, destruição de habitat. A taxa de extinção das espécies está 100 mil vezes mais alta do que se conhece da historia geológica do planeta.
( fonte:planeta sustentável- editora abril)

Arquivo do blog