sábado, 21 de agosto de 2010

SEPARAÇÃO DE MISTURAS- EXTRAÇÃO COM SOLVENTE

ALÔ PESSOAL!
Que tal começar o sábado entendendo de extraçào?Primeiro o que é extração?
É um processo onde determinado soluto dissolve-se em um solvente específico.
Exemplo: iodo ( I2) é pouco solúvel em água e muito solúvel em CCl4( tetraclorometano).
Já CCL4 é insolúvel em água.

A extração líquido-líquido pode ser contínua ou descontínua.
Na extração descontínua utiliza-se um funil de separação, onde ambos os solventes são adicionados. Com a agitação do funil de separação, o soluto passa a fase na qual está o solvente com maior afinidade. A separação é feita, então, sendo que a fase mais densa é recolhida antes. A extração líquido-líquido descontínua é indicada quando existe uma grande diferença de solubilidade do soluto nos dois solventes (grande KD). (http://www.qmc.ufsc.br)

Gostou?



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

REAÇÃO DE GLICEROL E ÁCIDO GRAXO


Olá Pessoal!

Se voces já leram a reportagem abaixo, então "se liga"na reação de ácido graxo com glicerol: formação de triglicérides e água!( imagem:www.icb.ufmg.br)
E o que são triglicérides?
Gordura, uai!
Lembre que glicerol é um álcool!
Combien?

DO BIFINHO PARA O CORPINHO

adipócitos ou células de gordura(www.diabetes.org.com)






Olá pessoal!!!!!!!


Aí em cima estão órgãos de uma vaca com gordura necrosada(http://www.scielo.br/)


E no ladinho, aquele bifinho mágico, que quando vai fritando a gordurinha branca vai derretendo e "saborizando"a carne...


Mas como a gordura vai parar aí?

Voce sabe o que é tecido adiposo, não é?

O tecido adiposo ou tecido gordo é uma variedade do tecido conjuntivo, cujas células armazenam energia na forma de gordura.

A função primordial do armazenamento de gordura é servir como reserva energética do organismo, mas também pode atuar como isolante térmico, (ajudando na manutenção da temperatura do corpo) e como amortecedor (proteção contra choques mecânicos), posicionando-se entre a pele e os órgãos internos.
Apesar de possuir uma função biológica importante, o tecido adiposo é indesejável em excesso. Em animais sedentários, quando o gasto de energia com atividades diárias é menor do que sua ingestão, o organismo transfere a energia em excesso para a formação de lipídios, depositados no tecido adiposo. Esse depósito aumenta o peso e o volume corporal, implicando em alterações morfológicas e sobrecarga do coração e dos pulmões, responsáveis pela oxigenação de um volume corporal maior do que o esperado.(wikipédia)


Originam-se de lipoblastos, que por sua vez têm origem a partir de células mesenquimatosas. Podem apresentar-se em grupos ou isoladas, mas é certo de que não se dividem. É o depósito de gorduras do corpo. Estas gorduras são os Triglicerídeos (TG) , formado por ácido graxo e glicerol e constitui-se num lipídeo de reserva. A gota de gordura ocupa quase todo o volume celular; é por isto que o núcleo das células adiposas é periférico. Possuem glicocálix e vesículas pinocíticas e são inervadas pelo SNA simpático.(http://www.portalsaofrancisco.com.br/)

XQUIMICA GORDUROSA!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A GORDURA DE TODOS NÓS

ALÔ PESSOAL!!!!!!!!!!
Esse inverno convida a comer mais, e bem, isso pode gerar problemas "gordurosos" futuros!

O seu percentual de gordura corporal é simplesmente a porcentagem de gordura que o seu corpo tem. Se você tem 80 quilos e 15% de gordura, significa que seu corpo tem 12 quilos de gordura e 68 quilos de massa magra (músculos, orgãos, sangue, e tudo mais).
Uma certa quantidade de gordura é essencial para o organismo desempenhar funções vitais. Por isso, uma pessoa nunca poderá acabar com toda gordura do corpo mas sim abaixar o percentual para que o corpo fique com formas torneadas e os músculos comecem a aparecer.
A taxa de gordura corporal de uma pessoa é a razão entre a massa total de gordura coporal e a massa da pessoa. O valor resultante reflete tanto gordura essencial com gordura de armazenamento. A taxa de gordura coporal pode ser medida com um adipômetro.
Diferentes fórmulas existem para estimar a proporção de gordura tendo em conta o índice de massa corpórea (IMC), a idade e o sexo.
Mas o que é "gordura"?
Qualquer das várias substâncias gordurosas brancas ou amareladas que formam a maior parte do tecido adiposo dos animais e que também aparece em plantas; quando puras são incolores, inodoras, insípidas e são ésteres sólidos ou líqüidos de gliceróis com ácidos graxos; são insolúveis em água e são usadas na manufatura de sabão, tintas, e outras coberturas protetoras .(http://pt.wiktionary.org)
Agora como a gordura se instala no corpo???????????
Voce sabe?
Então aguarde! É o próximo capítulo!

Arquivo do blog