quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DO BIFINHO PARA O CORPINHO

adipócitos ou células de gordura(www.diabetes.org.com)






Olá pessoal!!!!!!!


Aí em cima estão órgãos de uma vaca com gordura necrosada(http://www.scielo.br/)


E no ladinho, aquele bifinho mágico, que quando vai fritando a gordurinha branca vai derretendo e "saborizando"a carne...


Mas como a gordura vai parar aí?

Voce sabe o que é tecido adiposo, não é?

O tecido adiposo ou tecido gordo é uma variedade do tecido conjuntivo, cujas células armazenam energia na forma de gordura.

A função primordial do armazenamento de gordura é servir como reserva energética do organismo, mas também pode atuar como isolante térmico, (ajudando na manutenção da temperatura do corpo) e como amortecedor (proteção contra choques mecânicos), posicionando-se entre a pele e os órgãos internos.
Apesar de possuir uma função biológica importante, o tecido adiposo é indesejável em excesso. Em animais sedentários, quando o gasto de energia com atividades diárias é menor do que sua ingestão, o organismo transfere a energia em excesso para a formação de lipídios, depositados no tecido adiposo. Esse depósito aumenta o peso e o volume corporal, implicando em alterações morfológicas e sobrecarga do coração e dos pulmões, responsáveis pela oxigenação de um volume corporal maior do que o esperado.(wikipédia)


Originam-se de lipoblastos, que por sua vez têm origem a partir de células mesenquimatosas. Podem apresentar-se em grupos ou isoladas, mas é certo de que não se dividem. É o depósito de gorduras do corpo. Estas gorduras são os Triglicerídeos (TG) , formado por ácido graxo e glicerol e constitui-se num lipídeo de reserva. A gota de gordura ocupa quase todo o volume celular; é por isto que o núcleo das células adiposas é periférico. Possuem glicocálix e vesículas pinocíticas e são inervadas pelo SNA simpático.(http://www.portalsaofrancisco.com.br/)

XQUIMICA GORDUROSA!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog