sábado, 17 de outubro de 2009

LHC- O RETORNO!

olhem o tamanho do homem perto da estrutura!!!!!
O esperado choque entre partículas no LHC( Large Hadron Collider) deve acontecer nos próximos dias, segundo relato de Andre Rabelo dos Anjos, físico brasileiro filiado à Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que acompanha de perto o experimento na Suiça. Segundo ele, não há uma data fechada para colocar as partículas em rota de colisão e é possível que, caso o experimento continue no bom ritmo atual, o choque aconteça em breve.
Rabelo dos Anjos explicou que os cientistas estão animados com os experimentos feitos no LHC nesta quarta-feira, 10. “Agora eles começam a introduzir o feixe no segundo sentido”, relata Rabelo dos Anjos. No começo da manhã, um primeiro feixe foi colocado no LHC e, após as partículas completarem uma volta na máquina, que tem 27 km, um segundo feixe foi introduzido no sentido oposto.( fonte- últimas notícias)

será que agora vai??????

O gigantesco acelerador de partículas batizado de Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, se tornou novamente, nesta sexta-feira( 16/10/09) um dos lugares mais frios do universo.
Todos os oito setores do túnel de 27 quilômetros de circunferência que abriga o LHC estão operando a uma temperatura de -271ºC (ou 1.9 kelvin) - mais frio do que o espaço profundo.
A temperatura atingida pelo LHC é pouco superior ao "zero absoluto" (-273,15°C), a mais baixa possível. Em regiões remotas do espaço sideral, a temperatura é de cerca de -270°C.
Para atingir essa temperatura, os cientistas usaram hélio líquido
. ( globo notícias)
XQUIMICA LHES DIZ: bom sábado com chuva e domingo com horário de verão (agh!!!!!!!!)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

OSMOSE REVERSA

fonte: Leite, C.E.S.;Fortaleza,Ceará, 2009 (internet).

E AÍ, PESSOAS? PRONTAS PARA ENTENDER COMO FUNCIONA A OSMOSE REVERSA?
VOCE QUE VIU OSMOSE EM BIOLOGIA, ISSO MESMO VOCE!
Com tanta água salgada no planeta, é claro que já pensaram em formas de tirar os "sólidos" dessa água e transformá-la em água potável.
Wikipédia e Brasil Escola me ajudaram a escrever:


No planeta Terra, as águas cobrem 3/4 da superfície, mas cerca de 97,2 % destas são salgadas, isto é, apresentam um total de sólidos dissolvidos (TSD) que as tornam impróprias para consumo humano ou irrigação .No ciclo natural da água,devido à ação da energia solar, ocorre a evaporação de um grande volume de água dos oceanos, dos mares e dos continentes. Os sais permanecem na solução e os vapores, por condensação, vão formar as nuvens, as quais originam as chuvas e outras formas de precipitação. Esta água doce, por gravidade, volta aos oceanos e mares, alimentando os rios, os lagos, as lagoas, que, devido à dinâmica do processo, reassimilam uma nova carga salina e, assim, todo o ciclo continua. Por necessidade de sobrevivência, o homem copiou a Natureza e desenvolveu métodos e técnicas de dessalinização das águas com elevado conteúdo salino para obter água doce.
O principal problema das tecnologias de dessalinização é conseguir diminuir o custo final da água doce, para que esta possa estar disponível em quantidades suficientes até nas regiões onde é escassa.
A dessalinização em grande escala, tipicamente, consome grande quantidade de energia e depende de plantas de produção caras e específicas. Portanto, é sempre mais cara, em relação a água doce de rios ou subterrânea.
Um dos métodos está no desenho acima: osmose reversa.
Osmose reversa: Também conhecida como Osmose Inversa, é onde se exerce forte pressão em uma solução salina. Como o próprio nome já diz, esse processo é o inverso da osmose natural (passagem de uma substância pura para uma solução através de uma membrana semipermeável- biologia aí vamos nós!). Só que para dessalinizar a água é preciso que esta passagem ocorra inversamente: da solução (água e sal) para água pura. Não entendeu? É fácil!
Olhe o desenho acima e acompanhe!
O processo consiste em realizar a passagem da água salgada por membranas de fibra oca. Estas fibras contêm poros microscópicos e todo o sal e impurezas presentes na água ficam retidas nestes pequenos poros. Repare que, ao contrário da osmose comum, a reversa consiste na transferência de uma solução salgada para uma purificada. Este método é o que apresenta perspectivas para a solução da água, atualmente já existem usinas operantes no Golfo Pérsico, Espanha, Malta, Austrália e Caribe convertendo 4,8 bilhões de metros cúbicos de água salgada em água doce, por ano.
O custo alto fica por conta das membranas que sofrem desgaste natural rapidamente.
Voces viram que solução existe! CHEMISTRY AVISA: VOCE AINDA VAI PAGAR POR ESSA OSMOSE REVERSA!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DOS PROFESSORES- PARABÉNS A TODOS!


DINAMITE


Então, pessoal! tudo bom? não sei porque hoje me inspirei para a história da dinamite. Será porque é dia 15/10 dia dos professores? hummmmmm, pode ser!

Primeiro voces sabiam que quem inventou a dinamite foi a família Nobel?
A mesma do premio?

Vamos à história:
A família Nobel mudou-se para Helensburgo, perto de Estocolmo e começaram a fabricar nitroglicerina, que já havia sido descoberta por um italiano.
A fórmula era, aparentemente, muito simples: glicerina, áciod nítrico e ácido sulfurico.
O resultado era uma solução muito instavel que com qualquer movimento brusco ou alteração de temperatura, CABUM!
E foi isso que aconteceu na fábrica dos Nobel: mal começaram a produzir, explodiu e tudo foi para os ares!
Ficaram proibidos de montar outra fábrica, mas Nobel não era de brincadeira!
Começaram a fabricar, de novo, a partir de uma balsa em um lago.
Foi aí que o Alfred Nobel teve a maravilhosa ideia de colocar uma substancia inerte junto com a mistura: VOILÁ!
Estava criada a dinamite!
A dinamite é simplesmente algum tipo de material absorvente, como serragem, encharcado em nitroglicerina. O material absorvente faz com que a nitroglicerina fique muito mais estável. Geralmente é usado um detonador de mecha para explodir a dinamite. Este detonador cria uma pequena explosão que provoca uma outra maior na própria dinamite.
Atualmente, a dinamite é feita com nitroglicerina, nitrato de amônio e nitrato de sódio (2 outros explosivos), polpa de madeira e um pouco de carbonato de cálcio para neutralizar os excessos de ácidos que podem estar presentes. A mistura da nitroglicerina com a polpa de madeira forma uma pasta maleável e sólida, o que reduz muito o risco de explosões acidentais.
GOSTARAM? CHEMIE 4 EVER!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

ESTRICNINA - VENENO




ESTAVA EU LENDO UM LIVRO QUANDO EU VI A PALAVRA ESTRICNINA
CONHEÇO, É UM PODEROSO VENENO, MAS NÃO ESTÁ PROIBIDO?
VAMOS PROCURAR!!!!!!!
AÍ ENCONTREI UM BLOG " A CASA TORTA" QUE PRODUZIU O TEXTO ABAIXO, MUITO BOM!
Estricnina (fórmula química C21H22N2O2) é um veneno alcalóide, cristalino e incolor, geralmente extraído da planta Nux vomica . Era utilizada na forma de raticida e proibida na maioria dos países porque, por ser muito tóxica, acabava matando outros animais e o próprio homem, acidentalmente.
Entretanto, o Canadá revogou a proibição e voltou a vender estricnina aos fazendeiros para controlar a população de um tipo de esquilo, em 2008.
A estricnina também foi utilizada como substância para
dopagem de atletas no início do século 20 .Os sintomas iniciais de envenenamento por estricnina são ansiedade, temor, movimentos bruscos, reflexos exagerados, rigidez de músculos das pernas e do rosto e vômitos. As convulsões violentas começam na forma de espasmos na cabeça e no pescoço, de 10 a 20 minutos após a ingestão. A morte ocorre por asfixia causada pela paralisia do sistema de controle da respiração do sistema nervoso central, ou por exaustão devido as convulsões porque aumenta as contrações musculares, e como laxante, pelos mesmos motivos.
O antídoto deve ser ministrado imediatamente: diazepam (pentobarbital) intravenoso, para controlar as convulsões, respiração artificial e o uso de carvão ativado. O problema é identificar corretamente os sintomas de envenenamento por estricnina, visto ser proibido há tantos anos. Mesmo assim, em fevereiro de 2008 ocorreram duas mortes na Austrália, de dois jovens de 19 e 21 anos, que podem tê-la utilizado como “droga recreativa“, talvez por causa da lenda urbana que diz que a estricnina é parte dos componentes do LSD e do peyote.
acima voces veem a planta Nux vomica ( de onde é extraída) e a fórmula química estrutural da estricnina!
Pergunta para os mais descabelados: que funções organicas estão presentes na estricnina????????? vamos lá, responde! amanhã eu confirmo! XQUIMICA E VOCE : TUDO A VER!

Arquivo do blog