sexta-feira, 16 de outubro de 2009

OSMOSE REVERSA

fonte: Leite, C.E.S.;Fortaleza,Ceará, 2009 (internet).

E AÍ, PESSOAS? PRONTAS PARA ENTENDER COMO FUNCIONA A OSMOSE REVERSA?
VOCE QUE VIU OSMOSE EM BIOLOGIA, ISSO MESMO VOCE!
Com tanta água salgada no planeta, é claro que já pensaram em formas de tirar os "sólidos" dessa água e transformá-la em água potável.
Wikipédia e Brasil Escola me ajudaram a escrever:


No planeta Terra, as águas cobrem 3/4 da superfície, mas cerca de 97,2 % destas são salgadas, isto é, apresentam um total de sólidos dissolvidos (TSD) que as tornam impróprias para consumo humano ou irrigação .No ciclo natural da água,devido à ação da energia solar, ocorre a evaporação de um grande volume de água dos oceanos, dos mares e dos continentes. Os sais permanecem na solução e os vapores, por condensação, vão formar as nuvens, as quais originam as chuvas e outras formas de precipitação. Esta água doce, por gravidade, volta aos oceanos e mares, alimentando os rios, os lagos, as lagoas, que, devido à dinâmica do processo, reassimilam uma nova carga salina e, assim, todo o ciclo continua. Por necessidade de sobrevivência, o homem copiou a Natureza e desenvolveu métodos e técnicas de dessalinização das águas com elevado conteúdo salino para obter água doce.
O principal problema das tecnologias de dessalinização é conseguir diminuir o custo final da água doce, para que esta possa estar disponível em quantidades suficientes até nas regiões onde é escassa.
A dessalinização em grande escala, tipicamente, consome grande quantidade de energia e depende de plantas de produção caras e específicas. Portanto, é sempre mais cara, em relação a água doce de rios ou subterrânea.
Um dos métodos está no desenho acima: osmose reversa.
Osmose reversa: Também conhecida como Osmose Inversa, é onde se exerce forte pressão em uma solução salina. Como o próprio nome já diz, esse processo é o inverso da osmose natural (passagem de uma substância pura para uma solução através de uma membrana semipermeável- biologia aí vamos nós!). Só que para dessalinizar a água é preciso que esta passagem ocorra inversamente: da solução (água e sal) para água pura. Não entendeu? É fácil!
Olhe o desenho acima e acompanhe!
O processo consiste em realizar a passagem da água salgada por membranas de fibra oca. Estas fibras contêm poros microscópicos e todo o sal e impurezas presentes na água ficam retidas nestes pequenos poros. Repare que, ao contrário da osmose comum, a reversa consiste na transferência de uma solução salgada para uma purificada. Este método é o que apresenta perspectivas para a solução da água, atualmente já existem usinas operantes no Golfo Pérsico, Espanha, Malta, Austrália e Caribe convertendo 4,8 bilhões de metros cúbicos de água salgada em água doce, por ano.
O custo alto fica por conta das membranas que sofrem desgaste natural rapidamente.
Voces viram que solução existe! CHEMISTRY AVISA: VOCE AINDA VAI PAGAR POR ESSA OSMOSE REVERSA!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog