sábado, 26 de setembro de 2009

RESPOSTAS!




A primeira fórmula à esquerda é da TESTOSTERONA: veja que tem funções álcool cíclico( em cima )e cetona cíclica ( em baixo)
A segunda fórmula é a PROGESTERONA ( para visualizar melhor,Victor!) que tem a função cetona em cima e em baixo.
Dois importantes hormonios: testosterona masculino e progesterona feminino.
Agora, fiquei duvidosa desse álcool na testosterona: será que é por isso que os homens são mais resistentes aos vários drinks a mais????????? E a mulherada fica logo tontinha?Quem sabe?
CHEMIE ALERTA E DESCOBERTA!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FUNÇÕES ORGANICAS - A BUSCA

AQUI SÓ TEM CETONAS!!!!!!!!!

DOENÇA DESCOMPRESSIVA!

Mas o que é isso??????? Falar de doenças??????
Claro, quer coisa mais química que doenças e seus remédios?
Voce sabe que o ar tem 75% de nitrogênio. Logo voce respira nitrogênio.
Ele é solúvel no sangue em pressão ambiente, e quanto maior a pressão, maior a sua solubilidade.
Quando o mergulhador está embaixo da água ele está sob maior pressão e quanto mais desce, mais pressão!( cada 10 m aumenta 1 atm em relação ao nivel do mar)
Ao subir, a pressão diminui , a solubilidade também diminui e o gás é eliminado pelo sistema respiratório.
Agora se a subida for rápida, não vai dar tempo do gás sair dos tecidos e voltar para o sistema respiratorio: ele sai no lugar onde está provocando BOLHAS na circulação e nos tecidos: é a doença descompressiva! credo! imaginou voce todo "borbulhado"?
Hoje os cilindros de mergulho são carregados com uma mistura de oxigênio e hélio no lugar de nitrogênio e oxigênio porque o hélio é muito menos solúvel no sangue.
Ah! Cura?
Tem que levar o mergulhador para uma camara de recompressão e fazer tudo lentamente...
NO CÉU, NO MAR, NA TERRA : KIMIK ESTÁ LÁ!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

GLICOSE E FRUTOSE SÃO ISOMEROS!


Ainda estamos na isomeria, agora vista de uma forma mais concreta: os açúcares que voce ingere.Bonitinhas as pedrinhas docinhas aí em cima!

Frutose ( como o nome diz...) vem das frutas!



Frutose é um monossacarídeo (C6H12O6), com os carbonos dispostos em anel, muito encontrado em frutas.


É mais doce que a sacarose, que é o açucar refinado comum, encontrada em cana-de-açúcar, que é um dissacarídeo proveniente da junção da frutose com glicose (dextrose).A frutose também é encontrada em cereais, vegetais e no mel.

A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glicose é um dos principais produtos da fotossíntese . É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose.
É encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente é obtida a partir do amido.
No metabolismo, a glicose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glicose hidratada (como no soro glicosado) fornece 3,4 calorias por grama. No processo de respiração celular dá origem a energia química (armazenada em moléculas de ATP - entre 36 e 38 moléculas de ATP por moléculas de glucose), gás carbônico e água.
Apresenta fórmula mínima: CH2O

A glicose e a frutose são isomeros, tem a mesma fórmula molecular!
Ai, deu vontade de comer um doce!!!!!!!!bemmmmmmm doce! como bolo de chocolate recheado de coco com brigadeiro por cima!!!!!!!
Também é isomeria!!!!!!!!! KIMIK IS EVERYTHING!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ISOMERIA- ASSUNTO COMPLICADO!


Bom, pessoal vamos acordar para determinados tópicos ( falei bonito!) da química que são interessantes, mas difíceis!
Assim é isomeria.Vamos ver a definição, exemplos e onde ela está que voce possa reconhecer!

Isomeria é uma palavra criada por Berzelius em 1830. Ela vem do grego e significa "mesma composição" (iso = mesma(s); meros = partes). No caso de moléculas orgânicas, a diversidade é possibilitada pela capacidade que o carbono tem de formar longas cadeias estáveis e diferentes ( depende como estão montadas!)
A isomeria é o fenômeno pelo qual duas substâncias compartilham a mesma fórmula molecular (isto é, tantos átomos disso, tantos átomos daquilo), mas apresentam estruturas diferentes, ou seja, a forma como os mesmos átomos arranjam-se no espaço tri-dimensional é diferente em cada caso.
Isomeria é dividida, para fins de estudo, em duas categorias: Plana e Espacial.

A Isomeria plana se observa através da representação plana (fórmula estrutural plana) das moléculas das diferentes substâncias

H3C - CH2 - OH, o mesmo que C2H6O -> Álcool

H3C - O - CH3, o mesmo que C2H6O -> Éter

As duas cadeias tem a mesma fórmula molecular, mas são funcões diferentes ==> isomeria de função ( as fórmulas representam funções químicas organicas diferentes!)

Agora:


H3C - CH-(CH3) - CH3 2 metil propano o mesmo que C4H10



H3C - CH2 - CH2 - CH3 butano o mesmo que C4H10


Veja a diferença: as duas cadeias são hidrocarbonetos, então mesma função, mas as CADEIAS são diferentes .Isso indica==> Isomeria de cadeia!

Olha a confusão:

dois alcóois, mesma função, mesma cadeia, MUDA A POSIÇÃO da função! poderia ser da dupla, da tripla, da ramificação!


CH3 - CH2 - CH2- OH , o mesmo que C3H8O ==> propan -1- ol



CH3 - CH- ( OH) - CH3 , o mesmo que C3H8O ==> propan - 2-ol


então ==> isomeria é de posição!



domingo, 20 de setembro de 2009

ÉTER- O ANESTÉSICO!


PESSOAL!!!!!!!!! O XQUIMICA TEM MAIS DE 50000 ACESSOS!!!!!!! MUITO OBRIGADA A TODOS!
Então, aproveitando a onda orgânica, vamos falar de éter.Segundo a Wikipédia e meus livros, claro!

Éter é uma função orgânica, caracterizados pela presença de um átomo de oxigênio ligado a dois (e entre estes) de carbono da cadeia. Podem ser formados pela desidratação intramolecular de álcoois.Lembre que um álcool tem OH. Ou seja são compostos orgânicos derivados teoricamente dos álcoois pela substituição do H do grupo –OH por um radical derivado de hidrocarboneto
O etoxietano, também conhecido como éter etílico, éter sulfúrico, ou simplesmente éter, tem fórmula molecular C4H10O e fórmula estrutural CH3CH2-O-CH2CH3( lembre fórmula molecular é a quantidade de elementos presentes e fórmula estrutural indica como esses elementos estão ligados!) É uma substância líquida volátil e altamente inflamável. Utilizado inicialmente como anestésico, foi abandonado pelo risco de explosão e dependência!
Os traficantes utilizam o éter como solvente para separar a cocaína da pasta feita com as folhas de coca. Para voce ter uma idéia o ponto de ebulição do éter etílico é 35°C !
Causa dependência física e psicológica importante após 30 a 40 dias de uso freqüente.
Junto ao clorofórmio é componente do Lança Perfume, que era usado no Brasil durante o Carnaval através da aspiração em lenços molhados com a substância até que foi proibido.
No Brasil, é vendido em farmácias normalmente misturado ao álcool etílico, devido a sua volatilidade e para evitar usos ilícitos.
Acima voce vê a fórmula estrutural, com os carbonos em preto , o oxigênio em vermelho e os hidrogênios em branco.
Na outra foto o vidro com o líquido usado como anéstesico!
Não esquece que o éter é poderoso e perigoso!
CHEMIE, CHEMISTRY, KIMIK , SEMPRE ICI!

Arquivo do blog