sábado, 27 de fevereiro de 2010

SAIS DE SULFATOS



OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!! BOM SÁBADO A TODOS!


Como não poderia deixar de ser aqui estou para falar dos sulfatos. mas antes voce precisa saber que o sulfato não "nasce" em árvores, nem é encontrado no supermercado...Na natureza o enxofre surge de duas formas, no estado livre e no estado combinado (sulfetos: galena: PbS; cinábrio: HgS; pirita: FeS2; sulfatos: gipsita: CaSO4. 2 H2O; barita: BaSO4).

S= enxofre ( veja a imagem amarela de enxofre em uma região vulcanica fonte :www.colegioweb.com.br )
Agora vamos para as dicas legais: todo sulfato é solúvel, como os nitratos?NANANINANÃO!


A maioria dos sulfatos são solúveis, ou seja não precipitam , são misturas homogeneas!


Exceções? Claro: já viu alguma regra sem exceção?


Leia e grave no seu cérebro: SULFATOS DE FAMÍLIA 2A SÃO INSOLÚVEIS!Ou seja, não se misturam, formam misturas heterogeneas ! Precipitam...precipitam...

Exemplos insolúveis:

sulfato de cálcio : Ca SO4 ---> é o giz que voce conhece ou o gesso quando hidratado :( 2CaSO4 .H2O)
sulfato de bário : BaSO4 --> usado em radiografias com contraste .
sulfato de magnésio : MgSO4 --> é aquele líquido branco vendido como "leite de magnésia"!
Ah! e como enxofre "vira" sulfato?
Enxofre é uma substância amarela encontrada no solo, que queima com facilidade. Ele entra na produção de ácido sulfúrico, uma substância muito utilizada para fertilizantes, corantes e explosivos(pólvora, palitos de fósforo...). O enxofre é encontrado nas rochas sedimentares, (formadas por depósitos que se acumularam pela ação da natureza) nas rochas vulcânicas, no carvão , no gás natural etc...
O enxofre é essencial para a vida, faz parte de moléculas de proteina, vitais para o nosso corpo. Cerca de 140g de enxofre estão presentes no ser humano. A natureza recicla enxofre sempre que um animal ou planta morre. Quando apodrecem, as substâncias chamadas de “sulfatos”, combinados com a água são absorvidos pelas raízes das plantas. Os animais o obtêm comendo vegetais ou comendo outros animais. (fonte:www.portalsaofrancisco.com.br)
VAI DIZER QUE NÃO CURTIU UM SULFATINHO!



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

NITRATOS SEMPRE SOLUVEIS!

OLÁ PESSOAL!!!!!! What's news?
Hora de fazer reação química é um stress total!!!!!!!! Uma hora tem que colocar números, outra hora não precisa!!!!!!! E todo mundo se confunde...
Então vamos acabar com essa "mistureba" de íons e cátions!
Primeiro voce precisa saber que os cátions são positivos e pertencem às familias 1A, 2A, 3A.
Conforme o número da família voce tem a valencia : Na pertence à familia 1a, então vale +1
Na+¹.
O cálcio é da família 2A então sua valencia é Ca+².
Quando voce junta um cátion e um anion para formar um composto ionico as valencias tem que se igualar.
Veja o nitrato : NO3- : para neutralizar esse íon negativo voce precisa de um Na+.
E se voce usar Ca+2? Para neutralizar esse "+2" voce precisa de dois ions negativos , então 2NO3- . Juntando os dois: Ca (NO3)2.
E para que servem os nitratos? Voce já sabe que todo o nitrato é soluvel, então veja acima porquê!
XQUIMICA E VOCE SENDO DESNITRIFICADOS!
(imagem:http://qnint.sbq.org.br)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

VANCOUVER- LINDA CIDADE


VANCOUVER ONDE ESTÃO SENDO REALIZADOS OS JOGOS OLIMPICOS DE INVERNO.

(imagem:google.com.br)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CHURRASCOS, ADIEU!

OLÁ PESSOAL! tudo bem?
E os feriados, ajudaram?Aposto que "rolou" um churrasco com esse ao lado, não?
Mas fiquem atentos: essa visão pode estar com os dias contados.
No topo absoluto da cadeia alimentar, os seres humanos se dão ao luxo de comer de tudo, mas a um preço elevado: a pesca massiva está levando as espécies marinhas à extinção, e a piscicultura polui a água, o solo e a atmosfera - o que precisa fazer com que mudemos de hábitos.
Alimentar a humanidade - nove bilhões de indivíduos até 2050, segundo as previsões da ONU - exigirá uma adaptação de nosso comportamento.
Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), publicado nesta quinta-feira, a produção mundial de carne deverá dobrar para atender à demanda mundial, chegando a 463 milhões de toneladas por ano.O problema é como impedir que isso aconteça. Quando a renda aumenta, o consumo de produtos lácteos e bovinos segue o mesmo caminho: não há exemplo em contrário no mundo", destacou Hervé Guyomard, diretor científico em Agricultura do Instituto Nacional de Pesquisa Agrônima da França (INRA), responsável pelo relatório Agrimonde sobre "os sistemas agrícolas e alimentares mundiais no horizonte de 2050".Atualmente, a agricultura produz 4.600 quilocalorias por dia e por habitante, o suficiente para alimentar seis bilhões de indivíduos.Deste total, no entanto, 800 se perdem no campo (pragas, insetos, armazenamento), 1.500 são dedicadas à alimentação dos animais - que só restituem em média 500 calorias na mesa - e 800 são desperdiçadas nos países desenvolvidos.Por outro lado, o gado custa caro ao meio ambiente: 8% do consumo de água, 18% das emissões de gases causadores do efeito estufa (mais que os transportes) e 37% do metano (que colabora para o aquecimento do clima 21% mais que o CO2) emitido pelas atividades humanas.
Mesmo que seja fonte essencial de proteínas, a carne bovina não é "rentável" do ponto de vista alimentar: "são necessárias três calorias vegetais para produzir uma caloria de carne de ave, sete para uma caloria de porco e nove para uma caloria bovina", explicou Guyomard.Desta maneira, mais de um terço (37%) da produção mundial de cereais serve para alimentar o gado - 56% nos países ricos - segundo o World Ressources Institute. Seria o caso, então, de reduzir o consumo de carne e substitui-lo pelo peixe?
Os oceanos não podem ser considerados uma despensa inesgotável, estimou Philippe Cury, diretor de pesquisas do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento (IRD).O número de pescadores é duas a três vezes superior à capacidade de reconstituição das espécies.No atual ritmo, a totalidade das espécies comerciais haverá desaparecido em 2050.
E aí, pessoas, o que voces vão comer para alimentar corpo e cérebro?????????
( texto adaptado de:ultimosegundo.ig.com.br )
imagem:http://anajesusribeiro.files

Arquivo do blog