sábado, 4 de novembro de 2017

ASSUNTOS DE QUÍMICA - ENEM 2018

ALÔ PESSOAL!


Olhando o que está em alta nos assuntos de química para a semana que vem, dia 12/11/2017:
Principais assuntos de Química: ligações químicas, concentração de soluções, compostos inorgânicos, química ambiental, Eletroquímica, cálculo estequiométrico.
Segundo Jennifer Fogaça, do Mundo Educação do Uol, esses temas são bem cotados:
  1. Problemas ambientais: Em todas as provas do Enem sempre foram cobrados aspectos relacionados com problemas ambientais que estão colocando em risco a natureza e a vida humana e animal. Entre esses problemas, destacam-se:
  2. - Aquecimento global e efeito estufa: as questões geralmente envolvem o que causa esses problemas, principalmente no que se refere à crescente concentração de dióxido de carbono (CO2) que vem sendo lançado na atmosfera, às causas, às consequências, às reações químicas envolvidas nesses processos e como esses problemas podem ser amenizados ou mesmo solucionados;
- Chuva ácida: Os óxidos são compostos binários que possuem o elemento oxigênio como o mais eletronegativo. Eles são lançados na atmosfera, reagindo com a água da chuva, gerando ácidos. Essas reações químicas, quais são os óxidos envolvidos nesse processo, as fontes do problema e possíveis soluções também devem ser analisadas nas questões nesse caso;
- Destruição da camada de ozônio: Esse problema é causado principalmente pelos clorofluorcarbonetos (CFCs) que são compostos pertencentes à função dos haletos orgânicos. Estude também sobre eles e as reações que destroem o ozônio (O3);
- Poluição das águas: Relacionado a esse tema, pode ser interessante ver os assuntos a seguir: Danos causados por vazamentos de petróleo nos oceanos, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Demanda Química de Oxigênio, Fertilizantes Químicos e Poluição, Oxigênio dissolvido da água, Oxigênio no tratamento de efluentes e Poluição térmica.
- Lixo: Nesse assunto entra os polímeros (plásticos) que são os maiores responsáveis pela crescente quantidade de lixo existente. Veja também aspectos relacionados com: Polímeros e poluição, Reciclagem de embalagens, Reciclagem de Vidro, Substâncias tóxicas formadas na incineração do lixo, Classificação do lixo nuclear, Lixo Nuclear no lugar certo e Plásticos biodegradáveis;
  1. Combustíveis e geração de energia: O candidato precisa estar inteirado sobre os diversos tipos de geração de energia existentes, quais os impactos ambientais que eles causam, como a energia é gerada, quais são consideradas energias limpas, a geração de energia nuclear, tudo sobre os combustíveis fósseis, tais como os derivados do petróleo (principalmente a gasolina e o óleo diesel) e o carvão, os prejuízos que eles causam ao meio ambiente, quais são os gases liberados por eles, quais combustíveis são mais poluentes, entender sobre os biocombustíveis, principalmente sobre o etanol, biodiesel e biogás, como os biocombustíveis são formados a partir da biomassa, se eles são realmente limpos, as reações que envolvem a produção dos biocombustíveis,  como a esterificação e as reações de combustão que ocorrem com os combustíveis, além do calor envolvido nessas reações.
  2. Equações químicas: Saber representar as reações químicas por meio de equações, saber interpretar seus símbolos, as fórmulas moleculares, realizar o seu balanceamento, tudo isso é primordial para resolver várias questões de Química;
  3. Estequiometria: O candidato deve saber realizar cálculos quantitativos que envolvem rendimento, pureza, concentrações, excessos; realizar conversões e saber grandezas químicas como o mol e o número de Avogadro, por meio dos dados e das equações químicas.
A Físico-Química é uma parte da Química que vem sendo muito cobrada, principalmente a Eletroquímica e o Equilíbrio Químico. Veja:
  1. Eletroquímica: A eletroquímica envolve o estudo das pilhas e baterias, bem como o da eletrólise. Além de entender esses processos, você deve saber como ocorrem as reações de oxirredução, entender o que é o potencial de redução, como as pilhas e as baterias são importantes na geração de energia, como o seu descarte incorreto gera poluição, como a eletrólise pode ser usada nas indústrias e para resolver problemas como a corrosão.
  2. Equilíbrio Químico: Você precisará estudar as reações reversíveis, saber analisar as equações com equilíbrio químico e equilíbrio iônico, equilíbrios químicos no cotidiano, no nosso organismo e na natureza, além de conceitos que envolvem pH.
  3. Química Orgânica: Fique atento principalmente às estruturas dos compostos orgânicos, quanto à identificação de funções orgânicas, suas propriedades e também quanto às reações que ocorrem com essas substâncias. Lembrando também que os combustíveis são todos compostos orgânicos, por isso, deve-se relacionar esse conteúdo com a geração de energia e com os problemas ambientais ditos no início.
  4. Radiações eletromagnéticas: Esse é um conteúdo que envolve tanto a Física quanto a Química, referindo-se às ondas eletromagnéticas que possuem diferentes comprimentos de onda, sendo que nas questões, geralmente, são cobradas as radiações do tipo raios X, infravermelho, ultravioleta (UV), rádio e microondas.
  1. Sabões e detergentes: Deve-se saber a composição química desses compostos orgânicos, como eles funcionam, que problemas os detergentes sintéticos podem trazer ao meio ambiente,  por exemplo os fosfatos poluentes; o problema da eutrofização e o que são os detergentes biodegradáveis.

Arquivo do blog