sexta-feira, 23 de abril de 2010

CHUVA ARTIFICIAL

ALÔ PESSOAL! Tem idéia de como fazer chuva artificial?
Não é novidade, claro! Nos EUA a tecnica de provocar chuvas teve início na década de 1930.
As tecnicas utilizadas consistem no bombardeio de produtos químicos na nuvens como iodeto de prata ( AgI ) e cloreto de sódio ( NaCl - o bom sal de cozinha) - o quer proibido em alguns países.
Mas uma empresa brasileira inovou e faz uso de água potável.
Como assim?????????? Joga água na nuvem para chover..... água?
A aeronave sobrevoa as nuvens e lança gotículas de água de diâmetro controlado, maiores que as gotas existentes nas nuvens: são as gotas coletoras.Dentro da nuvem ao entrar em contato com as outras gotas, essas gotas coletoras imitam o processo natural de crescimento vertical da nuvem, pela evaporação. A partir desse ponto a nuvem se condensa, passando do estado gasoso para o líquido e começa a chover!!!!!!( texto adaptado do Estado de São Paulo-imagem:www.videosite.com )
XQUIMICA PERGUNTA:
SÓ ME ESCLAREÇAM PORQUE ISSO NÃO É FEITO NO NORDESTE, QUANDO HÁ NUVENS, CLARO!
Agora leia o texto abaixo e pense!

Pesquisador do ITA garante que cada litro de água potável injetado numa nuvem pré-selecionada, em qualquer lugar do mundo, pode produzir até 500 mil litros de chuva

As chuvas artificiais podem resolver o problema da seca do Nordeste brasileiro e ser uma alternativa viável ao polêmico projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Quem garante é o engenheiro mecânico Takeshi Imai, pesquisador-visitante do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) de São Paulo. Imai é criador do projeto de Modificação Consciente do Clima e Ambiente (Mod Clima), concluído em 2001.
A pesquisa foi premiada com a medalha de ouro da Ciência e Tecnologia em julho, na França, mas ainda é vista com reserva por muitos brasileiros. O assunto é pesquisado em várias partes do mundo desde a década de 1950. Apesar de algumas experiências bem-sucedidas, como a que utiliza iodeto de prata em nuvens supergeladas, acreditava-se que esse era um tipo de prática restrita e com resultados questionáveis no que se refere a preço e conseqüências para o ambiente e os seres humanos.
Ao contrário dos processos anteriores, que além do iodeto de prata utilizaram cloreto de sódio, Imai usa água potável diretamente em nuvens pré-selecionadas por um radar meteorológico de sensibilidade superior à dos convencionais. A técnica imita um procedimento adotado pela própria natureza, que se vale das chamadas “gotas coletoras” para unir gotículas dispersas dentro da nuvem e, desse modo, provocar a chuva.
Uma vez detectada a nuvem com condições ideais, os pesquisadores enviam um avião, que injeta água em quantidade controlada. Cada litro de água aplicado gera 500 mil litros de chuva, o equivalente a 250 caminhões-pipa. O resultado aparece num prazo que varia de 15 a 20 minutos.
A seca deve ser bem interessante( financeiramente) para alguns ....

quarta-feira, 21 de abril de 2010

OXIGENIO- MUITO BOM!



ALO PESSOAL! DIVIRTAM-SE COM AS TRAVESSURAS DE UM OXIGENIO!FUNNY!
XQUIMICA MAKES SEU FERIADO MAIS HAPPY!

terça-feira, 20 de abril de 2010

BUCKMINSTERFULLERENO E DIAMANTES!







OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!


vejam que lindo esse buckminsterfullereno!


Essa é uma estrutura de carbonos que junto com o diamante ,grafita são alótropos.



(imagem:angolain.blogspot.com ) -diamante

Os fulerenos são a terceira forma mais estável do carbono, após o diamante e o grafite. Foram descobertos recentemente , tornando-se populares entre os químicos, tanto pela sua beleza estrutural quanto pela sua versatilidade para a síntese de novos compostos químicos. Foram chamados de "buckminsterfullerene" em homenagem ao arquiteto R. Buckminster Fuller que inventou a estrutura do domo geodésico, devido à semelhança, daí surgindo a denominação antiga desta forma de carbono.

Sua forma é a de em domo geodésico composto por 12 pentágonos e 20 hexágonos. Sua fórmula é C60. Os hexágonos mantém a planaridade (como no grafite que é plano por apresentar somente hexágonos) enquanto que cada pentágono inicia um ângulo de curvatura, sendo necessários 12 pentágonos para fechar a superfície sobre si mesma, formando uma bola. O fulereno C20 apresenta somente 12 pentágonos não possuindo hexágonos. O fulereno C70, que se parece a uma bola de rugby, tem mais hexágonos, porém com o mesmo número de pentágonos.

O diamante é uma forma alotrópica do carbono, de fórmula química C.
Cristaliza no sistema cúbico, geralmente em cristais com forma octaédrica (8 faces) ou hexaquisoctaédrica (48 faces), frequentemente com superfícies curvas, arredondadas, incolores ou coradas. Os diamantes de cor escura são pouco conhecidos e o seu valor como gema é menor devido ao seu aspecto pouco atrativo. Diferente do que se pensou durante anos, os diamantes não são eternos pois o carbono definha com o tempo, mas os diamantes duram mais que qualquer ser humano.
Sendo carbono puro, o diamante arde quando exposto a uma chama, transformando-se em dióxido de carbono. É solúvel em diversos ácidos e infusível, exceto a altas pressões.
(wikipédia- estrutura animada do carbono diamante e texto)



domingo, 18 de abril de 2010

TIPOS DE CARBONO



ALÔ PESSOAL!!!! ENTÃO PRONTOS PARA A JORNADA DOS CARBONOS?

imagem:http://www.aquahobby.com


O carbono sólido existe com grafita, diamante e outras fases como os fulerenos que tem estruturas relacionadas com as da grafita.Dessas formas alotrópicas, a grafita é a forma termodinamicamente mais estável sob condições normais.
A fuligem e o negro de fumo contém cristais muito pequenos de grafita. O negro de fumo que é produzido pelo aquecimento e hidrocarbonetos gasosos até cerca de 1000°C na ausência de ar, é usado para reforçar a borracha , em pigmentos de tintas de impressão .O carbono ativo também conhecido como carvão ativado é formado por granulos de carbono microcristalinos. É produzido pelo aquecimento do lixo organico na ausencia de ar e então processado para aumentar a porosidade.
Ele é usado em purificadores de ar, máscaras contra gases e filtros de água de aquários.O carbono ativado é usado em larga escala nas estações de purificação de água , na remoção de compostos organicos da água potável.
A grafita é formada por camadas planas de carbono hexagonais onde elétrons livresd circulam formando uma rede: por isso a grafita é um sólido preto, lustroso e bom condutor elétrico, usado em células eletroquimicas ebaterias. Por ser escorregadio (as camadas deslizam umas sobre as outras em presença de impurezas) é usado como mina de lapiseira e lubrificantes.A grafita pura é produzida na indústria pela passgem de corrente elétrica elevada sobre residuos de coque ( destilação destrutiva do carvão)
No diamante, cada átomo de carbono liga-se em forma de tetraedro com seu vizinho o que produz uma estrutura sólida, rígida, transparente e isolante elétrico.
É a substancia mais dura conhecida e o melhor condutro de calor, 5 vezes melhor quer o cobre: o diamente pode riscar todas as outras substancias e o calor gerado pelo atrito é rapidamente absorvido. ( texto:Principios da Quimica - questionando a vida moderna e o meio ambiente)
Onde tem diamantes?????????? essa é uma outra história que fica para uma outra vez!

XQUÍMICA BRILHA!

Arquivo do blog