sábado, 3 de outubro de 2009

COISAS TÃO DIFERENTES E UMA BASE: POLIURETANO











SÓ MESMO A QUÍMICA PARA TRANSFORMAR POLIURETANO EM COISAS TÃO DIFERENTES E FUNCIONAIS!
Poliuretano (ou PUE) é qualquer polímero que compreende uma cadeia de unidades orgânicas.Alguns tipos de moléculas pequenas podem se ligar ( entre si) dando origem a macromoléculas chamadas polímeros. Na natureza existem alguns polímeros: celulose, proteínas e látex.
O poliuretano é um polímero de condensação . É amplamente usado em espumas rígidas e flexíveis, em elastômeros duráveis e em adesivos de alto desempenho, em selantes, em fibras, vedações, preservativos, carpetes e peças de plástico rígido.
O poliuretano pode ter uma variedade de densidades e de durezas, que mudam de acordo com o tipo de monômero usado e de acordo com a adição ou não de substâncias modificadoras de propriedades. Os aditivos também podem melhorar a resistência à combustão, a estabilidade química, entre outras propriedades.
Surgem poliuretanos mais macios, elásticos e flexíveis quando segmentos de polietilenoglicol difuncionais lineares, normalmente chamados de polióis poliéter são usados. Esta estratégia é usada para se fazer fibras elastoméricas similares à Lycra (elastano) e peças de borracha macia, assim como espuma de borracha.
Produtos mais rígidos surgem com o uso de polióis polifuncionais, já que estes criam uma estrutura tridimensional emaranhada. Pode-se obter uma espuma ainda mais rígida com o uso de catalisadores de trimerização, que criam estruturas cíclicas no interior da matriz da espuma. São designadas de espumas de poliisocianurato usados na construção civil.
A espuma de poliuretano (inclusive a espuma de borracha) é geralmente feita com a adição de pequenas quantidades de materiais voláteis, chamados de agentes de sopro, à mistura reacional. Tais materiais podem ser substâncias químicas voláteis e simples, como a acetona ou o cloreto de metileno, ou fluorocarbonetos mais sofisticados, que conferem características importantes de desempenho, primariamente a isolação térmica.
Usos
Os produtos do poliuretano têm muitos usos. Mais de três quartos do consumo global de poliuretano são na forma de espumas, com os tipos flexível e rígido grosseiramente iguais quanto ao tamanho de mercado. Em ambos os casos, a espuma está geralmente escondida por trás de outros materiais: as espumas rígidas estão dentro das paredes metálicas ou plásticas da maioria dos refrigeradores e freezers, ou atrás de paredes de alvenaria, caso sejam usadas como isolação térmica na construção civil; as espumas flexíveis, dentro do estofamento dos móveis domésticos, por exemplo.
Verniz
Usa-se materiais poliuretânicos em revestimentos e vernizes para mobílias, carpintaria ou trabalhos em madeira. Este acabamento final forma uma camada dura e inflexível sobre a peça.
Cola
O poliuretano é usado como adesivo, especialmente como uma cola para trabalhos em madeira. Sua principal vantagem sobre as colas mais tradicionais para madeira é a resistência à água.
Pneus
O poliuretano também é usado na fabricação de pneus rígidos. Os patins do tipo roller blading e as rodas de skate só tornaram-se econômicas e resistentes graças à introdução de peças poliuretânicas fortes e resistentes à abrasão. Outros produtos foram desenvolvidos para pneumáticos, e variantes feitas de espuma microcelular são muito usadas nos pneus para cadeiras de roda, bicicletas entre outros. Tais espumas também são muito encontradas nos volantes de automóveis, entre outras peças para veículos automotivos, inclusive pára-choques e pára-lamas.
Mobílias
O poliuretano também é usado na fabricação de cantos macios para mobílias tais como mesas e painéis.
Colchões
A tendência verificada nos últimos anos no fabrico e comercialização dos colchões, tem apontado fortemente a favor dos colchões de espuma, em detrimento dos colchões de molas e de látex. Uma das tendências é o aparecimento de uma espuma ecológica, amiga do ambiente, já que a sua utilização contribui para a redução de emissão de CO2 para a atmosfera.
Assentos de automóveis
As espumas poliuretânicas flexíveis e semi-flexíveis são amplamente utilizadas nos componentes do interior de automóveis: nos assentos, no apoio de cabeça, no descanso de braços, no revestimento do teto e no painel de instrumentos.
Os poliuretanos são usados para fazer assentos de automóveis de uma maneira notável. O fabricante de assentos tem um molde para cada modelo de assento. Este molde tem uma estrutura parecida com a de uma concha de marisco, que permite a modelagem rápida da estrutura do assento, que é estofado após a remoção do molde.
Preservativos
Vários tipos de preservativos são feitos de poliuretano e são destinados às pessoas sensíveis ou alérgicas aos preservativos tradicionalmente feitos de látex.
Calçados
Muitos tipos de calçados e sapatos, sobretudo femininos, são confeccionados em poliuretano.A grande maioria é confeccionada utilizando-se sistemas poliéster, mais resistentes mecanicamente. Uma nova aplicação e quem vem crescendo são nos calçados de segurança pois é um material que, com a utilisação de aditivos, consegue atender as normas necessárias para a utilização em industrias .
Peças Técnicas
O poliuretano, por ser um plástico de engenharia, é altamente utilizado na indústria em geral por meio de peças técnicas, como coxins, gaxetas, molas, buchas entre outros. Neste momento estamos falando do poliuretano como um elastômero durável e abaixo seguem alguns exemplos de indústrias que utilizam o poliuretano em suas manufaturas:
Siderúrgica: nesta indústria o poliuretano é altamente utilizado em cilindros da laminação a frio, onde estes recebem revestimentos para proteção do material a ser laminado. Estes cilindros normalmente tem a função de tracionar a linha.
Papel e Celulose: nesta indústria o poliuretano é utilizado também no revestimento de cilindros prensa e rolos guia.
Metalúrgica: nesta indústria o poliuretano é utilizado em larga escala e em diversas aplicações, além de revestir cilindros ele também é utilizado no revestimento de tamboreadores, utilizado em anéis separadores para máquinas slitter, as molas dos moldes de estamparia também podem ser feitas com poliuretano, entre outras aplicações.
Petróleo: este é o mercado onde os maiores volumes de poliuretano são utilizados competindo de igual para igual com o mercado de mineração, e neste mercado o poliuretano é utilizado em restritores de curvatura, enrijecedores de curvatura, proteções anti-abrasivas, entre outros protetores. Em uma plataforma de petróleo podemos chegar a ter mais de 20 toneladas de poliuretano distribuídos nas peças descritas acima.
Mineração: como já dito antes, este mercado compete de igual para igual com o mercado de petróleo, onde o poliuretano é altamente utilizado. A principal aplicação do poliuretano no mercado de mineração é o revestimento interno de tubulação, onde a proteção anti-abrasiva proporcionada pelo poliuretano é muito maior que a proteção que o aço oferece.(Wikipédia-adaptado)
DEPOIS DESSE TEXTO MEGA ULTRA SUPER EXPLICATIVO, ESPERO QUE VOCE SAIBA TUDO A RESPEITO DOS POLIURETANOS!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ESPUMAS E ESPONJAS DELICIOSAS!













Água na boca?
Vontade de comer um pedacinho?
Mas é da química que vou falar!!!!!!!!
Quem sabe, receitas depois!
Voce sabe que a matéria está sob tres estados: sólido , liquido e gasoso.
O mesmo acontece com os alimentos!
Combinações de sólidos e gases são chamados de espumas e esponjas.Elas são estruturas sólidas, porosas, preenchidas com bolhas de ar ou gás carbonico , criadas através de um batedor.
Quando voce pensa em pães, bolos ( Hummmmmmmmmm!) que conseguem absorver grande quantidade de água sem se dissolver trata-se de uma esponja.
Se o composto se dissolve em água como o merengue, a mousse de chocolate( HuM!) então é uma espuma!
E as espumas sintéticas??????? colchões, copos , isopor, e outras cositas mais?
Aí é outra história que fica para outra vez!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

ESPONJAS E ESPUMAS




QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESPONJAS E ESPUMAS????????
Parece que as esponjas( lado esquerdo) são mais porosas...
E as espumas mais densas..
Mas será só isso?
Vou pesquisar!!!!!!! amanhã, novidades!
espoja, espuma, espuma, esponja, quem é o quê??????????????

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SOBRE ÁLCOOL E GEL




Qual a diferença enre álcool gel , álcool puro,álcool hidratado??
Por que a embalagem é confusa?
E por isso eu estou aqui!!!!!!
Buenas tardes, pessoas!!!!!!!!Como estão? Enem no fim de semana, viu? Vale a pena dar uma olhada nos conceitos gerais, entender um pouco mais, ler as últimas notícias!
Vamos ao álcool:
A graduação dos álcoois é feita e °GL ( graus Gay-Lussac) :
álcool liquido 96°GL comercializado até pouco tempo atrás como produto de limpeza contém 96% de álcool etílico puro e 4% de água.( em volume)
álcool liquido 46°GL comercializado hoje tem 46% de álcool e 54% de água ( por isso quando voce passa em algum lugar, uma parte evapora ( o álcool ) e outra parte fica molhada ( água!)
álcool gel 46% a 68% °GL esse álcool é composto por álcool etílico, glicerol ( umectante ) ,trietanolamina ( neutralizante) e um polímero do ácido propenóico ( gelificante)
Quais as vantagens?
Com a mesma quantidade de álcool (1 litro de álcool versus 1 litro de álcool em gel ) este último queimará em um tempo 4 a 5 vezes mais lentamente, dependendo das condições do ambiente. (umidade, calor, vento, etc.)
O Álcool em gel não é tóxico. Os aditivos nele adicionados para retardar o tempo de chama e controlar sua explosividade são comprovadamente atóxicos, do mesmo tipo utilizados em cosméticos.
Quando derramado, mesmo que em chamas, devido a suas características de tixiotropia (viscosidade) o mesmo não se espalha, mantendo o fogo localizado.
O Álcool em gel tem sua inflamabilidade inicial controlada, não permitindo o flash imediato quando entra em ponto de fulgor. Atua controladamente, evitando a queima dos dedos das pessoas que utilizam fósforos.
Devido ao alto indice de queimaduras foi feita a substituição do álcool 96°GL para o álcool gel.
CHEMISTRY IS EVERYTHING!4EVER!
E o álcool etílico?
queima rápido, as chamas se propagam rápido e a cor azulada claro da chama impede que ela seja vista na claridade!

domingo, 27 de setembro de 2009

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

É ISSO AÍ, PESSOAS!
HOJE É O DIA DO CORAÇÃO, E PARA QUE O SEU NÃO FIQUE NESSE ESTADO, VAI PENSANDO EM COMO ARRUMAR SUA VIDA!
Não é porque voce é jovem, ou tem uma ótima saúde, ou faz aquela mega academia que pode se dar ao luxo de deixar o coração de lado! NANANINANÃO!!!!!
Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prematura nos países industrializados. Estima-se que no Brasil existam, pelo menos, 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema. Somente neste ano, 120 mil brasileiros devem morrer por causa de complicações cardíacas e derrames cerebrais.
Apesar de mais comuns a partir dos 45 anos, as doenças cardiovasculares são resultado da combinação de fatores de risco - como tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta - durante anos e anos.
As doenças mais comuns são infarto, insuficiência cardíaca,má circulação, arritmais e derrames.
Fique atento a esses sinais:
Cansaço aumentado, falta de ar, respiração curta, palpitações incômodas, dores no peito, dores nas pernas ao andar, inchaço no rosto e nas pernas, machucados que demoram a cicatrizar. Ao notar o aparecimento de algum desses sintomas, o melhor é procurar auxílio médico!
Os fatores de risco são o tabagismo, sedentarismo,obesidade, pressão alta e histórico familiar!
Prevenção:
Consumo adoidado de carnes, gordura animal, derivados do leite, açúcar e cerveja leva a problemas cardiovasculares. Sal em excesso também é perigoso, especialmente para quem tem pressão alta. A boa alimentação pode evitar problemas de colesterol, pressão alta e obesidade
Deixe de fumar: procure auxílio, informe-se! se quer viver, deixe o cigarro longe de voce!
Tenha uma atividade física regular: caminhe, corra, faça musculação, esteira, pule corda, qualquer coisa é melhor que coisa nenhuma!
E pode ir perdendo peso! Obesidade é fator de risco para sua saúde....Mais uma vez, se não consegue, procure ajuda !
Ir ao médico regularmente para verificar como vai seu coraçãozinho também é necessário!
Lembre que pressão alta e colesterol nas alturas são assintomáticos...
E mais uma coisa: todas as doenças cardíacas não escolhem os portadores por faixa etária!
CHEMIE CUIDANDO DA SUA SAÚDE! ( vai, tá meiguinho!)

Arquivo do blog